Itaoca é um dos bairros inseridos no Plano Brasil Sem Miséria

São Gonçalo recebeu, nesta sexta-feira (29 de julho), a assessora especial do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Lúcia Modesto, em companhia da assistente social responsável pelo Programa Bolsa Família, Tânia Nunes, que visitaram o bairro de Itaoca, guiadas pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Pedro Veiga.
A visita está ligada ao lançamento do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, que visa elevar a renda e as condições de bem estar da população que vive em espaços urbanos precários, situados no entorno de lixões e em comunidades carentes.
A assessora conheceu o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), que controla o aterro sanitário de Itaoca, e as duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizadas no bairro, e foi apresentada aos projetos sociais desenvolvidos na região.
Entre os principais programas apoiados pela Prefeitura, está o Plano Social Reciclando Vidas, realizado no CTR, que atende crianças da localidade retirando-as do lixo, num trabalho de articulação e mobilização junto aos catadores. A ideia principal é devolvê-las à escola e desenvolver um trabalho de complementação educacional. O projeto atende a 130 crianças, entre 4 e 16 anos, que participam de atividades dinâmicas, envolvendo contato com informática, esportes, reforço escolar e cidadania, no horário em que não estão na escola.
Já as unidades do CRAS, conduzidas pelo governo municipal, atendem, juntas, cerca de seis mil famílias da região em situação de risco social. Nos Centros são disponibilizadas atividades educativas e desportivas, cursos de qualificação, acompanhamento psicológico, assistência social, inclusão digital, grupos de convivência e acolhimento, além do ProJovem e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Por meio dessas frentes de trabalho, os CRAS buscam a inclusão produtiva e o fortalecimento do convício social e familiar.
O secretário Pedro Veiga falou sobre o processo de transformação iniciado no bairro após a chegada dos CRAS e do início das atividades do CTR: “antes, as famílias se encontravam numa dinâmica de não geração de renda e de pobreza absoluta. Atualmente, essas famílias migraram para uma situação mais digna, o índice de doenças caiu significativamente na região e o próximo passo é o desenvolvimento econômico”.
Os CRAS atuam como “porta de entrada” das demandas sociais do município, viabilizando o acesso do indivíduo à informação e ao atendimento psicossocial, e, agora, serão os pontos de atendimento dos programas englobados pelo Brasil Sem Miséria.
Depois de conhecer os projetos, a assessora Lúcia Modesto destacou o objetivo de consolidar uma rede de proteção social no bairro e se mostrou contente com os progressos. “Fico satisfeita em ver que conseguimos avanços na região. Do ponto de vista do Ministério, a ideia é fortalecer a parceria com os municípios, priorizando as áreas mais pobres. O Plano Brasil Sem Miséria trabalha com um orçamento de R$ 20 milhões em ações voltadas para localidades como essa. A parceria entre os governos municipal, estadual e federal, em conjunto com a comunidade, é essencial.”
O Plano Brasil Sem Miséria agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva. Entre os diversos programas que constituem o Plano, está o Renda Melhor, que foi implantado, primeiramente, em municípios do Rio de Janeiro e, em São Gonçalo, será lançado no próximo dia 06.

Fonte:Página Oficial PMSG

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO MANTÉM COMPROMISSO E SEGUE COM REVITALIZAÇÃO

A prefeita de São Gonçalo Aparecida Panisset inaugurou na noite desta quarta-feira (27/07) mais 360 metros de infraestrutura, no bairro Pacheco. A Rua São João da Madeira recebeu drenagem e pavimentação, através do Programa de Obras Participativas (POP), onde os próprios moradores ajudam com a mão-de-obra.

Este programa (POP) permite que os moradores fiscalizem e atuem no calçamento da via. Ao contrário do regime de mutirão, em que os moradores viravam concreto, dificultando todo o trabalho, no POP, um maquinário fornecido pela Prefeitura distribui este material e os moradores apenas espalham a “massa” por toda a rua.

Como em todos os lançamentos e inaugurações, a prefeita caminhou, cumprimentou os moradores, ouviu suas indagações e reafirmou seu compromisso com o gonçalense.
“Desde que tomei posse, trabalho para reconstruir esse município. Quando entregar o governo em 2012, vou embora de cabeça erguida, porque tenho certeza de que fiz tudo o que podia para transformar essa cidade”, declarou a prefeita.

Bairros como Zumbi, Santa Izabel, Engenho do Roçado, Coelho e Raul Veiga já foram contemplados pelo programa e muitos outros ainda receberão essas intervenções, marcando a mudança na qualidade de vida do cidadão. 

Fonte: Página Oficial PMSG

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO REVITALIZA O CAMINHO DOS QUININS

A prefeita Aparecida Panisset tem marcado São Gonçalo com competência e seriedade. Prova disso, são as obras que estão em todo o município, transformando a vida do gonçalense. Na noite desta quinta-feira (28/07) mais uma rua foi entregue: O caminho dos Quinins, no Sacramento.
Os moradores que aguardavam a prefeita desde cedo, demonstraram toda alegria e contentamento pela promessa cumprida. Hoje em dia, ninguém precisa mais se preocupar com poeira e chuva, pois os dias de sofrimento ficaram para trás.
“Mais feliz do que vocês estou eu. Cumprir uma promessa é muito gratificante, principalmente quando vejo a alegria no rosto de cada pessoa. Estou trabalhando para mudar a vida de um povo. Sou grata a Deus”, declarou a prefeita.
O local, que tem 550 metros, recebeu drenagem, meio-fio e pavimentação em toda sua extensão pelo Programa de Obras Participativas (POP), que permite aos moradores fiscalizarem e atuarem no calçamento da via.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adolpho Konder, lembrou as dificuldades que a prefeita enfrentou quando chegou ao governo, e falou do crescimento de São Gonçalo.
“A cidade vive um momento de resgate, tanto no social, quanto no econômico. O município tem caminhado rumo ao crescimento, graças à luta de uma mulher que não viu partido político, plantou e agora estamos colhendo os frutos”, declarou Adolpho Konder.

Fonte: Página Oficial PMSG

Rio Poupa Tempo gera mais de 250 empregos em SG

A implantação de uma agência do Rio Poupa Tempo, em São Gonçalo, permitiu a geração de 250 novos postos de trabalho, que foram ocupados, em sua grande, maioria, por moradores da cidade. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adolpho Konder, o serviço será uma excelente ferramenta para alavancar o crescimento econômico da cidade.
Melhor qualidade de vidaAo comentar a inauguração do Rio Poupa Tempo, em São Gonçalo, a prefeita Aparecida Panisset (PDT), disse que o serviço vai melhorar a qualidade de vida dos gonçalenses e dos moradores das cidades vizinhas. Segundo ela, estas pessoas não perderão tempo em muitas filas e ganharão mais horas de lazer.
Inauguração concorrida A inauguração da agência gonçalense do Rio Poupa Tempo, no São Gonçalo Shopping, foi bem concorrida. Além do governador Sérgio Cabral e da prefeita Aparecida Panisset, o evento contou com a presença de vários representantes dos primeiros escalões (estadual e municipal), da Alerj e Câmara de SG.

Fonte: Jornal  O São Gonçalo

"Mulher Empreendedora" reúne arte e cultura

Nesta quarta feira (27/07), o Espaço Momento Musical Salvatori reúne arte e cultura com o projeto “Feira da Mulher Empreendedora de São Gonçalo”.
Criada em 2008, a Feira da Mulher Empreendedora é um projeto da Secretaria de Integração e Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Gonçalo, que tem 120 artesãs cadastradas.
“Esse espaço cultural tem tudo a ver com o trabalho dessas profissionais, pois unimos arte e cultura no mesmo lugar, dando lazer a todos que ali circulam. Funciona como uma terapia e proporciona ao mesmo tempo, diversão e aumento de renda para as artesãs”, disse a secretária da pasta, Regina Célia Vieira.
“Um dos pontos que acho mais positivo dessa feira é que conseguimos trabalhar com as diferenças. O resultado é bastante satisfatório”, disse a subsecretaria de Políticas para Mulheres, Marisa Chaves.

Serviço:

Evento: Feira da Mulher Empreendedora de São Gonçalo
Dia: 27/07/11
Hora: 09h às 17h
Endereço: Rua Salvatori, s/nº, Centro - SG
Local: Momento musical da Salvatori (próximo à Prefeitura deSão Gonçalo)


Fonte: Página Oficial PMSG

Batalhão vira patrimônio histórico de São Gonçalo

O antigo 3º Batalhão de Infantaria, na Venda da Cruz, agora faz parte do patrimônio histórico, cultural, paisagístico, artístico e ecológico. É que a prefeita Aparecida Panisset (PDT) sancionou a Lei 362/2011, que destino o local para atividades culturais, esportivas, turísticas, além das relacionadas com a preservação da natureza. A sanção da prefeita foi publicada no Diário Oficial de ontem.

Fonte: Jornal o São Gonçalo

Seminário no Lavourão

A Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com o Sebrae, vai realizar, no próximo dia 9, no Centro Cultural Joaquim Lavoura, o Lavourão, um seminário sobre compras governamentais. O evento foi confirmado, ontem, numa reunião entre o secretário Adolpho Konder (Desenvolvimento Econômico) com representantes do Sebrae.

Fonte: jornal o São Gonçalo

Prefeitura fortalece parceria com a Petrobras na capacitação profissional

Uma palestra de qualificação profissional e empregabilidade, ministrada pelo presidente do Comperj, Nilo Vieira, na manhã de hoje (22/07), esclareceu pontos importantes quanto à preparação profissional da cidade frente à instalação do polo. O evento aconteceu no Centro de Integração do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (CISG), em São Gonçalo, e apresentou a implantação do Programa Comperj, em parceria com a Prefeitura, no município.
O encontro reuniu o vice-prefeito, Jorge Aranha, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Adolpho Konder, e de Trabalho, Henrique Porto, além de vereadores e representantes do Comperj, com o objetivo de discutir estratégias para aumentar a oferta de capacitação de mão de obra local, a curto e médio prazo. A intenção é dinamizar a economia regional, mediante recursos humanos e fornecedores mais qualificados.
Até o momento, sete mil pessoas foram habilitadas e mais seis mil já estão em treinamento. Mais de 60 cursos profissionalizantes diferentes são oferecidos nas cidades localizadas no entorno do polo. O vice-prefeito destacou que o governo municipal tem todo entendimento da importância de trabalhar em parceria. “Estamos em processo de desenvolvimento e temos necessidade de qualificar nossos moradores para que possam usufruir das riquezas originadas pelo Comperj”, afirmou Jorge Aranha.
De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), as micro e pequenas empresas, que contratam até 100 funcionários, são as que mais empregam. Elas representam 90% das unidades industriais em atividade no mercado.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adolpho Konder, lembrou que São Gonçalo é o maior município do leste fluminense e, portanto, o mais habilitado para oferecer mão de obra. “O cérebro da refinaria está aqui. Esse tipo de encontro é fundamental para ampliar a relação com a Petrobras. O poder público está cada vez mais preocupado em pensar ações conjuntas que possam gerar emprego e renda”.
A instalação do Comperj, em Itaboraí, gerou 30 empregos provisórios na área de construção civil e montagem, para profissionais do entorno que estão trabalhando para construção do complexo. Ainda na pesquisa realizada pela FGV, foi delimitada a expectativa de criação de empregos na região após o início das atividades da refinaria. Segundo a Fundação, numa perspectiva conservadora 120 mil empregos serão gerados enquanto, numa vertente otimista, a oferta aumentaria para 150 mil.
Além desses empregos, que surgirão com a chegada de novas indústrias e empresas atraídas pelo empreendimento, mais cinco mil funções definitivas serão abertas na área operacional do próprio complexo petroquímico. “O Comperj é uma oportunidade que vai transformar a região. A parceria com a Prefeitura é essencial. A prefeita é pura energia. Essa relação nos ajuda a entender o que São Gonçalo precisa, para que a Petrobras possa colaborar da melhor maneira possível, em sintonia com o poder público”, declarou o presidente do Comperj, Nilo Vieira.
Fonte: página oficial PMSG

PREFEITA ANUNCIA 13 RUAS PARA TRINDADE E VISITA OBRAS DO PAC NO JARDIM CATARINA

Nem as baixas temperaturas e a chuva fina que caiu durante o final de semana foram capazes de interromper o cronograma da prefeita Aparecida Panisset. Acostumada a acompanhar de perto cada intervenção da Prefeitura de São Gonçalo, Panisset percorreu, ontem e hoje (24/07), 21 ruas dos bairros Trindade e Jardim Catarina.
Durante o sábado, a prefeita caminhou pelas ruas Cabo Frio, Caçapava, Cidade de Campos, Cuiabá, Itabiara, Jau, Macaé, Miracema, Parati, Resende, Tabajara, Três Rios e Uruguaiana, na Trindade. Todas serão drenadas, o que vai auxiliar o escoamento da água, e, posteriormente, pavimentadas.
“A previsão é de que em 15 dias as obras sejam iniciadas. Temos pressa até por que, pelo desejo da prefeita, todas as ruas do bairro serão asfaltadas”, contou o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Valmir Barros.
Durante o anúncio das novas intervenções para o bairro, Panisset ouviu atentamente cada pedido, respondeu as indagações e reafirmou que o crescimento de São Gonçalo se deve muito pela ajuda e envolvimento da população. “É importante manter um diálogo de troca entre o poder público e o povo. Saber o que eles precisam e como cada morador idealiza o município”, declarou Panisset. “Infelizmente, não dá para fazermos tudo que é solicitado, mas sabemos que todas as realizações da Prefeitura foram feitas em prol de uma população que não se envergonha mais de dizer onde mora por ter resgatado sua dignidade”.
Já no Jardim Catarina, Aparecida Panisset, acompanhada dos secretários de Infraestrutura e Urbanismo, Valmir Barros, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, visitou oito ruas que foram revitalizadas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento. Ao todo, 109 vias do maior loteamento da América Latina serão beneficiadas pela parceria entre Prefeitura e os governos do estado e federal.
Representantes do poder Legislativo também participaram da visitação. Os vereadores Miguel Moraes e Marcelo Amendoim ampliaram o grupo que acompanhava a prefeita, assim como os secretários de Trabalho, Henrique Porto, de Planejamento, Luis Paiva, e os subsecretários de Saúde, Josildo Rodrigues, e de Agricultura e Pesca, Sergio da Fonseca.

Fonte : página oficial PMSG

PREFEITURA E SEBRAE: PARCERIA QUE DÁ CERTO

Uma reunião, durante a tarde de hoje (21/07), entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, o subsecretário de Compras e Suprimentos, Luis Antônio da Silva e representantes do Sebrae-RJ, formalizou as próximas ações da parceira vitoriosa no município.
Durante o encontro, ficou acertado que no próximo dia 09, a partir das 8h, haverá um seminário, na sala multimeios do Centro Cultural Joaquim Lavoura, sobre compras governamentais.
“As orientações que serão destinadas, exclusivamente, aos micro e pequenos empreendedores de São Gonçalo, vão ajudar no aquecimento e circulação da economia na cidade”, explicou Adolpho Konder.
Quem tiver dúvidas ou quiser outros detalhes sobre o seminário, pode entrar em contato com o Sebrae através do telefone 2604-7016 ou 2605-1441.
Além disso, ficou definido que o bairro Jardim Catarina abrigará, no mês de setembro, a 3ª e última edição do projeto Empresa Bacana, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a geração de emprego e renda e orientar pequenos empreendedores, que trabalham na informalidade, a se tornarem gratuitamente, um microempreendedor individual formal.
fonte: pagina oficial pmsg

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO INVESTE EM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

São Gonçalo recebeu uma visita ilustre. O biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, orientou, hoje (22/07), 478 manipuladoras de alimentos das escolas municipais e creches conveniadas com a Prefeitura. Ele ministrou uma palestra sobre higiene básica e qualidade dos produtos alimentícios. Técnicas de preparo, armazenamento, prevenção e controle de pragas foram repassadas a fim de complementar o programa de capacitação dos profissionais, que faz parte do projeto de alimentação da rede de ensino da cidade.
Com dados alarmantes sobre mortalidade infantil, decorrente de manipulação incorreta dos alimentos, o Dr. Bactéria iniciou o bate-papo. “Cerca de 1,5 bilhão de crianças, com até cinco anos, morrem de diarreia em todo mundo. Essa triste estatística se dá, em grande maioria, pela falta de cuidados básicos ou informação adequada”, alertou. “Outro dado que chama a atenção é que 44% das doenças alimentares se desenvolvem nas residências e como a escola é praticamente o anexo da casa, não se pode negligenciar o cuidado nas dependências escolares”.
Representando a prefeita Aparecida Panisset, o vice-prefeito Jorge Aranha reafirmou o compromisso do município em oferecer boas condições de trabalho a todos os profissionais da rede. E enfatizou o comprometimento das ações desenvolvidas com foco nas crianças de São Gonçalo. “A oportunidade de hoje é preciosa e espero que todas entendam a seriedade do que está sendo oferecido”.
E, diante dessa filosofia, a secretária de Educação, Keyla Nícia, ratificou que “oferecer uma merenda de qualidade, com cardápio bem estruturado e seguindo os procedimentos corretos de preparo é obrigação de todo gestor que compreende que criança saudável e bem alimentada contribui para a melhora no aprendizado e desenvoltura pedagógica”.
Ao longo da palestra, muitas foram as surpresas diante dos esclarecimentos do biomédico. Todo e qualquer alimento depois de preparado só pode ficar até duas horas em temperatura ambiente. Depois disso, o correto é descartar. Outra surpresa foi o fato de que o leite de vaca não pode ser fervido: isso altera o sabor, elimina as proteínas e o que sobra é praticamente uma água branca sem valor nutricional.
Alguns mitos também foram quebrados. A velha história de que guardar comida quente estraga o alimento e também a geladeira não passa de invenção. "Podemos, sim, guardar comida quente desde que esteja destampada. Do contrário, esperamos o automático resfriamento, e guardamos com tampa", contou o Dr. Bactéria. Além disso, guardar ovos na porta da geladeira é uma das práticas que pode trazer sérios riscos à saúde. Por ser a área que sofre maior alteração de temperatura, o risco de contaminação pela bactéria salmonella, que até 1992 não existia no Brasil, é altíssimo.
Embora muitas dicas e orientações tenham sido dadas, a maior capacitação foi o entendimento de que "é preciso atitude para modificar qualquer sistema. E dentro das diretrizes educacionais, motivação, conhecimento e vontade ajudam no trato com as crianças que são os nossos eternos filhos emprestados", falou emocionada a professora de Artes Suelen Ribeiro.

fonte: página oficial pmsg 

BAIRROS GONÇALENSES TERÃO RUAS RECUPERADAS

Uma grande quantidade de asfalto já começou a ser espalhado pela cidade. Nesse primeiro momento quatro bairros serão contemplados pelo pacote de obras que vai recuperar ruas onde o asfalto cedeu. São eles:Camarão, Porto da Pedra, Barro Vermelho e Neves.
No bairro Barro Vermelho, os trabalhos já começaram e estão beneficiando várias ruas do local, como é o caso da 1º de maio. A via está sendo totalmente recuperada com o auxílio de três equipes que trabalham sem descanso para deixar tudo pronto.
Esse pacote de obras está sendo realizado pelo Parque Industrial da Usina de Asfalto, que produz todo o material usado na obra. “Essa é a primeira etapa, e até o final do ano, esses quatro primeiros bairros estarão totalmente recuperados”, explicou o secretário de Governo, Sérgio Novo.
Ainda de acordo com o secretário, para ajudar nos trabalhos de mão de obra, estão sendo selecionadas mulheres que participam dos cursos oferecidos pelo CRAS de Itaoca. Elas vão auxiliar na colocação do asfalto nas ruas. Com essa seleção, as equipes vão passar de três para cinco.

Fonte: página oficial pmsg

25 anos de DEAM

Dentre as 10 Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (DEAMs), uma está no município de São Gonçalo. Na comemoração dos 25 anos de criação das DEAMs no Rio de Janeiro, que aconteceu nesta quarta-feira (22/07), no Espaço Cultural do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM – RJ), no Centro do Rio, as mulheres gonçalenses foram representadas pela subsecretária de Políticas para Mulheres de São Gonçalo, Marisa Chaves; a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Gonçalo, Ana Marita; e a coordenadora do Centro de Orientação à Mulher Zuzu Angel, Lucimare Sobra.
O auditório estava lotado por uma plateia, em sua maioria, feminina, com grande presença de servidoras públicas das DEAMs de todo o estado. A grande homenageada foi a delegada-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Marta Rocha, que é ex-presidente do CEDIM.
O trabalho da delegada Marta Rocha foi ressaltado em diversos discursos como motivo de orgulho feminino na luta pela igualdade de gênero no país. Ela foi uma das homenageadas do evento e recebeu uma placa comemorativa dos 25 anos da DEAM.
Desde a inauguração da primeira unidade, na Avenida Presidente Vargas, em 1986, dez especializadas foram construídas, além da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM).
História
No dia 5 de setembro de 1985, a Defensora Pública, Glauce Franco, e um grupo de estagiárias, começaram a defender as mulheres vítimas de violência. Elas prestavam assistência jurídica. Essa iniciativa tornou-se o “plano-piloto” da delegacia feminina.
Segundo a encarregada do Projeto da Delegacia de Mulheres, Diva Mucio Teixeira, a violência contra as mulheres aumentava cada vez mais. Só no ano de 1981, 800 homens mataram suas esposas ou companheiras, alegando legítima defesa da honra.
Ainda naquele mês, o secretário de Justiça, Vivaldo Barbosa, começou a examinar o projeto de lei, a Delegacia de Defesa da Mulher, criado pelo deputado Eurico Neves (PTB/RJ). O projeto foi inspirado na delegacia especializada que existia em São Paulo. A criação da unidade tinha como objetivo impedir que as mulheres continuassem se submetendo a situações constrangedoras sempre que procuravam a polícia em busca de ajuda. De acordo com o deputado, muitas vezes as mulheres ao serem atendidas por homens não tinham suas queixas devidamente analisadas.
Em outubro daquele ano, surgiu o plano precursor da Deam, o Centro Policial de Atendimento a Mulher (CEPAM). O projeto tinha como base atender a todas as mulheres, fazer uma avaliação de suas queixas e, quando necessário, abrir inquérito. As escreventes, escrivães e assistentes sociais dariam orientação às mulheres também em caso de desquite, divórcio, direitos adquiridos e encaminhariam às Varas de Família.
Fonte: Página Oficial PMSG

BAIRROS GONÇALENSES TERÃO RUAS RECUPERADAS

Uma grande quantidade de asfalto já começou a ser espalhado pela cidade. Nesse primeiro momento quatro bairros serão contemplados pelo pacote de obras que vai recuperar ruas onde o asfalto cedeu. São eles:Camarão, Porto da Pedra, Barro Vermelho e Neves.
No bairro Barro Vermelho, os trabalhos já começaram e estão beneficiando várias ruas do local, como é o caso da 1º de maio. A via está sendo totalmente recuperada com o auxílio de três equipes que trabalham sem descanso para deixar tudo pronto.
Esse pacote de obras está sendo realizado pelo Parque Industrial da Usina de Asfalto, que produz todo o material usado na obra. “Essa é a primeira etapa, e até o final do ano, esses quatro primeiros bairros estarão totalmente recuperados”, explicou o secretário de Governo, Sérgio Novo.
Ainda de acordo com o secretário, para ajudar nos trabalhos de mão de obra, estão sendo selecionadas mulheres que participam dos cursos oferecidos pelo CRAS de Itaoca. Elas vão auxiliar na colocação do asfalto nas ruas. Com essa seleção, as equipes vão passar de três para cinco.
Fonte: Página Oficial PMSG

SEGURADOS DO IPASG GANHAM MAIS UM SERVIÇO

Aposentados, pensionistas e ativos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de São Gonçalo (IPASG) ganharam mais um serviço para atender cada vez melhor o segurado: consulta de contracheque por telefone. Para tal, basta apenas ter em mãos matrícula e senha.
Para a prefeita Aparecida Panisset, é muito importante ter uma Previdência forte. "Vejo que São Gonçalo tem evoluído a passos largos nesse sentido. A melhor forma de crescer com transparência é facilitar o acesso às informações. A secretaria de Seguridade Social tem cumprido esse papel com muito brilhantismo", disse Aparecida Panisset.
Os telefones para acessar o contracheque por voz são: 3251-4540 ou 3251-4887 e também já estão divulgados no site do IPASG: www.ipasg.rj.gov.br . A senha é constantemente divulgada no contracheque, mas aqueles que necessitarem poderão comparecer à loja 103, na Rua Coronel Serrado 1.000, e solicitar a reemissão.
"A prefeita Aparecida Panisset tem dado todo a apoio para que a pasta da Seguridade Social possa resgatar o tempo perdido, trazer inovações e melhores controles à Previdência Municipal. Muitas ações positivas estão por vir. Esse serviço pretende também facilitar o acesso àqueles com deficiência visual", disse o secretário de Seguridade Social, Jorge Magdaleno.
Outro serviço que está em desenvolvimento é a instalação de tottens - uma espécie de caixa eletrônico - onde os segurados poderão consultar contracheque, saber a margem consignável, acessar internet e fale conosco, consultar processos (push processo), emitir o boleto de contribuição previdenciária e ainda, simular a aposentadoria.
Fonte: Página Oficial PMSG

Rio Poupa Tempo inicia atividades em São Gonçalo

São Gonçalo inaugurou, a quinta unidade do Rio Poupa Tempo, construída no Shopping São Gonçalo, num espaço de 4,5 mil m². A ação é um programa do governo estadual, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, que prevê o atendimento de 4,5 mil pessoas por dia no município, facilitando a emissão de documentos e outros processos legais.
O Rio Poupa Tempo, uma estratégia de atendimento público, visa agilizar os trâmites burocráticos e reduzir o tempo de espera. Entre os diversos serviços que serão oferecidos, estão emissão de carteira de identidade, habilitação, carteira de trabalho, abertura e registro de empresas, informações sobre previdência social, receita federal e direitos do consumidor.
A prefeita Aparecida Panisset destacou as transformações que a cidade sofreu desde o início do seu mandato. “A maior preocupação do governo é o bem-estar da população e, com essa ação, não só os gonçalenses, mas também moradores de municípios vizinhos vão ganhar. As pessoas terão mais tempo para aproveitar com a família, para atividades de lazer e, consequentemente, para sua saúde, em vez de perder horas nas filas esperando para ser atendido”, disse Panisset.
A infraestrutura do espaço é adequada para receber os munícipes separadamente, de acordo com particularidades. São 30 parceiros atuantes, entre órgãos públicos e privados, cada um deles conta com um gestor e pessoas treinadas para realização das atividades.
O governador Sérgio Cabral explicou que esse é um serviço de integração entre os governos e que a unidade será um espaço de eficiência. “O que estamos fazendo aqui é uma grande prestação de serviço à comunidade. A possibilidade de dispor, no mesmo local, de 400 tipos de documentos é extraordinária”, afirmou o governador.
Um dos articuladores responsável pela vinda do Poupa Tempo para o município, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adolpho Konder, vê no projeto uma oportunidade de crescimento econômico, uma vez que, além de ter gerado 250 empregos, a maioria para moradores da cidade, possui a Sala do Empreendedor, oferecendo serviços direcionados aos empresários individuais. “O Projeto Empresa Bacana, que irá atender nesse espaço, contribuirá para o aquecimento da economia a partir da legalização de empresas pelo empreendedorismo individual. Por facilitar a cidadania, o Poupa Tempo é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento do município”.
O horário de atendimento ao público é das 8h às 18h, de segunda a sexta, e aos sábados, das 9h às 13h. O endereço do shopping onde funciona o Poupa Tempo é Av. São Gonçalo - nº 100, Rodovia Niterói manilha, km 8,5, bairro Boa Vista.
Além da inauguração, durante a cerimônia, Aparecida Panisset, Sérgio Cabral e o secretário estadual de Transporte, Julio Lopes, assassinaram o convênio que expande a São Gonçalo o Vale Social, programa que garante gratuidade para deficientes físicos e doentes crônicos em transportes intermunicipais. Atualmente, 80 mil pessoas são beneficiadas pelo Vale Social no estado.
Para receber o cartão, é necessário se apresentar em um dos 152 postos de atendimento espalhados pelos 92 municípios do Rio. No posto, o munícipe receberá um formulário que deve ser preenchido pelo médico.

Fonte: Página Oficial PMSG

São Gonçalo realiza 14ª Marcha para Jesus

Cerca de 50 mil pessoas participaram ontem (16/07) da 14ª edição da Marcha para Jesus, instituída desde setembro de 2009 como Lei Nacional, considerada um dos maiores e mais importantes acontecimentos evangélicos do país. O evento, que a partir desse ano integra oficialmente o calendário da cidade, teve como tema “Por Jesus e pela família”.
Os devotos caminharam pelas ruas da cidade, abençoando o município de São Gonçalo e enaltecendo a fé. Entre a série de shows gospel, os pastores oraram pela população gonçalense e seus governantes. Uma oração especial foi realizada para a prefeita Aparecida Panisset, que participou de todo o evento junto com outros integrantes do atual governo municipal e familiares.
Após a oração em seu nome e pelo seu mandato, a prefeita Aparecida Panisset declarou: “São Gonçalo é de Jesus.”
Para o secretário municipal de Saúde, Márcio Panisset, o objetivo do evento é lembrar que, independentemente de qual seja a religião, família é criação de Deus. “É muito importante que lutemos pela preservação da família, ela é a base de uma sociedade sólida e saudável”, afirmou o secretário, que levou seu filho para participar da marcha.
Um dos organizadores do evento, o pastor Samuel Brito disse estar satisfeito e feliz pela demonstração de fé do povo gonçalense. “O objetivo da marcha é orar pela cidade, moradores, políticos e comerciantes, numa demonstração de fé e tolerância religiosa.”
A marcha se deu a partir da Praça Zé Garoto, onde aconteceu a concentração às 14h, para dar início a caminhada até o Clube Esportivo Mauá, pela Avenida Feliciano Sodré, no centro de São Gonçalo. Um trio elétrico acompanhou todo o trajeto tocando louvores de fé e adoração.
Dentre as atrações para a série de shows gospel, Unção Ágape, Fernanda Brum, Flor de Lis, Trazendo a Arca e DJ Alpiste contagiaram o público.
Também estiveram presentes ao evento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adolpho Konder, e o secretário de Trabalho, Henrique Porto.
A decisão de tornar a Marcha para Jesus um evento oficial do calendário da cidade de São Gonçalo aconteceu no dia 11 de julho durante uma reunião entre a prefeita Aparecida Panisset e representantes da comissão que cuida do ato religioso na Prefeitura.
A Guarda Municipal e a Polícia militar apoiaram a marcha fazendo interdições e desviando o trânsito.
Fonte: Página Oficial PMSG

PRODUTORES RURAIS DE SÃO GONÇALO SÃO CAPACITADOS

O convênio de cooperação entre a Prefeitura de São Gonçalo, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município tem dado cada vez mais certo. Dessa vez, a novidade da parceria ficou por conta do curso de plantação e cultivo de milho ministrado, ontem (14/07), à tarde, por técnicos da Emater, em um dos sítios da Fazenda Engenho Novo, no Largo da Ideia.
Durante a aula, os 31 produtores rurais, que haviam se inscrito para o curso, receberam orientações, por exemplo, de como conhecer as principais pragas e doenças, transformar o solo novamente em fértil, capina e correção da acidez da terra.
“O esforço da Prefeitura de São Gonçalo tem sido o de dar condições de trabalho favoráveis ao agricultor, além, é claro, de proteger a área rural, incentivando a permanência do produtor na cidade. Fora isso, grande parte da produção é direcionada para complementar a merenda escolar na rede municipal de ensino”, contou o subsecretário Sergio Ricardo da Fonseca.
Para o curso, foi trazida pela Emater, uma variedade específica de milho, chamada Sol-da-Manhã, ideal para agricultores familiares, característica principal dos produtores de São Gonçalo. “Essa espécie tem um potencial produtivo de até oito mil quilos de grão por hectare, o que vai dar um up na produção de milho que, infelizmente, é muito baixa na cidade”, explicou o engenheiro agrônomo da Emater, Benito Igreja Jr..
Para desenvolverem o cultivo de forma eficiente, os produtores rurais participaram de atividades teóricas e práticas e espera-se que o alcance produtivo, que servirá para alimentação humana e animal, seja em torno de cinco mil quilos de grãos por hectare, o que já ultrapassaria a média brasileira que é de 2mil kg/ha.
Além da Emater e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gonçalo, a Prefeitura conta com a parceria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj).

Fonte: Página Oficial PMSG

PREFEITURA INAUGURA CASA AMOR EM SÃO GONÇALO

A Prefeitura inaugurou, na tarde de hoje (14/07), a Casa Amor, nova unidade de saúde no município, localizada no centro da cidade. O espaço abrigará jovens com necessidades especiais física e mental. O serviço é uma ação conjunta das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e da Fundação da Infância e da Adolescência.
A Casa Amor visa assegurar os direitos individuais e coletivos de crianças e adolescentes com deficiência buscando sua efetiva integração e inclusão social. O critério para internação será de acordo com a demanda judicial ou se o paciente for encaminhado pelos serviços de saúde e social do município. A princípio, serão 30 vagas e haverá médicos, nutricionistas e assistentes sociais.
Durante a inauguração, a prefeita Aparecida Panisset lembrou que São Gonçalo era conhecida como a cidade dos buracos e agora é vista como a cidade das realizações. “Não só pavimentamos muitas ruas, mas recentemente inauguramos a Clínica de Saúde da Mama, vamos construir mais postos de saúde, amanhã abriremos a quinta unidade do Rio Poupa Tempo e hoje estamos aqui, inaugurando a 1º residência psiquiátrica para atender crianças e adolescentes do município”, disse a prefeita.
A proposta da instituição é trabalhar em conjunto com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e demais unidades da região, proporcionando uma rede de saúde local completa e integrada. Na Casa Amor, estarão à disposição profissionais nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, serviço social e psicopedagogia.
O secretário de Saúde, Márcio Panisset, falou sobre a importância das crianças com deficiência serem vistas de forma especial pela sociedade: “A abertura dessa casa não é somente uma ação política, mas é geração de saúde para as famílias do município”.
Ainda segundo o secretário, um convênio com a Pestalozzi São Gonçalo (Vista Alegre) vai concentrar, em breve, os atendimentos na cidade, em vez de encaminha-los para outro município, o que facilita e agiliza o tratamento de reabilitação.
Estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Jorge Aranha, o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Veiga, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adolpho Konder, o secretário de Trabalho, Henrique Porto, a promotora da Infância e Juventude, Daniele Wagard, entre outros convidados. A Casa Amor está localizada na rua Nilo Peçanha, nº 125, Centro.
Fonte: Página Oficial PMSG
Rio Poupa Tempo gera mais de 250 empregos em São Gonçalo


A implantação de uma agência do Rio Poupa Tempo, em São Gonçalo, permitiu a geração de 250 novos postos de trabalho, que foram ocupados, em sua grande, maioria, por moradores da cidade. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adolpho Konder, o serviço será uma excelente ferramenta para alavancar o crescimento econômico da cidade.

Melhor qualidade de vida

Ao comentar a inauguração do Rio Poupa Tempo, em São Gonçalo, a prefeita Aparecida Panisset (PDT), disse que o serviço vai melhorar a qualidade de vida dos gonçalenses e dos moradores das cidades vizinhas. Segundo ela, estas pessoas não perderão tempo em muitas filas e ganharão mais horas de lazer.

Inauguração concorrida

A inauguração da agência gonçalense do Rio Poupa Tempo, no São Gonçalo Shopping, foi bem concorrida. Além do governador Sérgio Cabral e da prefeita Aparecida Panisset, o evento contou com a presença de vários representantes dos primeiros escalões (estadual e municipal), da Alerj e Câmara de SG.

SÃO GONÇALO TERÁ 14ª MARCHA PARA JESUS



Considerada como um dos maiores eventos evangélicos de todo mundo, a Marcha para Jesus, instituída desde setembro de 2009 como Lei Nacional, agora faz parte oficialmente do calendário de evento da cidade de São Gonçalo. Decisão essa que foi tomada, na manhã desta segunda-feira (11/07), durante a reunião que aconteceu entre a prefeita Aparecida Panisset e os representantes da comissão que cuida do ato religioso.
O evento será realizado no próximo dia 16, a partir das 14h. A Guarda Municipal e a Polícia Militar vão dar apoio durante toda execução da marcha, assim como a Prefeitura de São Gonçalo, que vai fazer interdições e desvios no trânsito.
Com a expectativa de arrebatar cerca de 50 mil seguidores, a Marcha para Jesus, que esse ano tem como tema “Por Jesus e pela família”, congregará representantes de todas as religiões numa demonstração de fé e tolerância religiosa. A saída será da Praça Zé Garoto e seguirá em direção ao Clube Esportivo Mauá, onde haverá uma série de shows gospel até às 21h.

Fonte: Página Oficial PMSG

Bolsa Família de São Gonçalo bate recorde em acompanhamento

O município de São Gonçalo superou as expectativas e atingiu um recorde no número de acompanhamentos na área da saúde das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, programa do governo federal, executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). No primeiro semestre de 2011, 20.039 famílias – o equivalente a 49,54% – efetuaram a devida atualização, cumprindo, assim, uma das condicionalidades do programa.
De acordo com a coordenadora do Bolsa Família, Lúcia Rodrigues, esse é um marco no município, tendo em vista que nos anos anteriores a média ficou bem abaixo: em 2007, 34% do total de beneficiários fizeram o acompanhamento; em 2008, 29%; em 2009, 31%; e 2010, 21%. 
“Chegamos mais longe do que esperavamos. Há um mês somente 4 mil famílias tinham ido aos postos fazer o acompanhamento. Esse é o resultado do trabalho conjunto de uma grande equipe de digitadores, atendentes, técnicos, enfermeiros, agentes e nutricionistas”, afirmou. Além disso, a gestão do programa ainda contou com apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Esse recorde será revertido em uma série de benefícios à gestão do programa e, consequentemente, às 43 mil famílias para quem são destinadas as transferências de renda. “A conquista desse grande número de famílias acompanhadas vai resultar na aquisição e manutenção de equipamentos, tais como balanças e medidores; adequação de estrutura de informática, com ênfase à internet, garantindo assim uma melhor performance no envio das informações do registro das condicionalidades; capacitação da equipe pela oferta e registro das condicionalidades da saúde para o desenvolvimento de ações de alimentação e nutrição”, explicou Lúcia Rodrigues.
O sucesso da medida adotada pela coordenação do programa em São Gonçalo – que consistiu no envio de cartas às famílias convocando-as para o acompanhamento cerca de um mês antes do vencimento do prazo, visto que poucas tinham feito a atualização dos dados – apenas estimulou o desejo por ir muito além. A meta para o próximo semestre é atingir 80% do total de cadastrados.
“Para isso, iremos fazer palestras nas escolas conscientizando as famílias sobre esse acompanhamento, além de palestras com os agentes de saúde para que eles possam ir atrás dessas familias, já que eles tem acesso às casas dos beneficiários. Pretendemos ainda criar a caderneta de saúde do Bolsa Família para que as pessoas possam lembrar deste compromisso”, destacou a coordenadora do Bolsa Família na cidade.
O acompanhamento na saúde deve ser feito, pelo menos, a cada seis meses pelos beneficiários e consiste na atualização do cartão de vacinação de crianças de até sete anos de idade, assim como a pesagem e medida delas nos postos municipais de saúde, e as gestantes devem fazer o acompanhamento do pré-natal. Quem descumprir as regras da saúde e da educação, que também integra as condicionalidades, por cinco vezes consecutivas, tem o benefício cancelado.
Exigência - As cidades brasileiras devem atingir, no mínimo, 20% do total de beneficiários no indicador da saúde que compõe o Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que determina o comprometimento de cada cidade com o programa. Caso contrário, poderão perder o repasse da verba de gestão.
Fonte: Página Oficial PMSG

JESG: Final do Futsal garante agitar o Clube Tamoio

A grande final do futsal dos Jogos Escolares de São Gonçalo (JESG) acontece nesta quarta-feira (13/07), a partir das 14h, na quadra esportiva do Tamoio Futebol Clube. Enfrentam-se no masculino as equipes Paraíso e Padre Manoel (1° e 2º lugar) e Santa Catarina e Odete São Paio (3° e 4 º lugar). Já no feminino estão na disputa os times representantes das escolas Odete São Paio e Padre Manoel (1º e 2º lugar) e Pereira Rocha e Paraíso (3º e 4º lugar).
As equipes vencedoras serão premiadas com troféus e medalhas entregues pelas mãos do secretário de Esporte e Lazer, professor Joaquim de Oliveira. Os jogos têm entrada franca e são abertos ao público.

Serviço:

Dia: 13 de julho
Horário: 14 horas
Local: Tamoio Futebol Clube
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 101, Centro - São Gonçalo.
Fonte: Página Oficial PMSG

PRAÇA DE SÃO GONÇALO VIRA PALCO PARA OS ARTISTAS DA ESCOLA DE MÚSICA PIXINGUINHA

Para muitos, música pode ser apenas um hobby. Mas para os 396 alunos da Escola Municipal de Música Pixinguinha, o assunto é sério. Realizado desde 2009 em teatros e na Praça do Barro Vermelho, o projeto semestral “Música na praça”, tem dado visibilidade ao trabalho desenvolvido na escola e tem sido uma boa maneira de desinibir e motivar os mais novos musicistas.
"Levar o trabalho lúdico para além dos muros da escola modifica a vida das pessoas. A ideia é ampliarmos esse projeto para outras praças, tornar o trabalho da instituição mais conhecido e estimular, sempre, a autoconfiança dos alunos", explicou o diretor da escola, Nilson Simões.
Durante as apresentações ao ar livre, os alunos têm a possibilidade de lidar com seus medos e aprimorar as técnicas ensinadas. A assistente social Renata Mattos sabe que a dinâmica de ensino só favorece o aprendizado e uma melhor compreensão musical dos alunos. “Tenho dois filhos que seguiram o caminho da música. Hoje, o mais velho tem 20 anos, e toca na Osquestra de São Gonçalo, e a mais nova, com 11 anos, me emociona por demonstrar a alma de artista que foi descoberta por incentivo do irmão e desenvolvida depois que ela ingressou na escola".
Criada pela Prefeitura de São Gonçalo e coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e pela Fundação de Artes de São Gonçalo, a Escola de Música Pixinguinha oferece diversos cursos, entre eles, violão, guitarra, bateria, baixo, instrumentos de sopro e técnicas vocais. A escola funciona de terça a sexta, das 9h às 17h, na Rua Luiz Esteves, 86, no bairro Barro Vermelho.
Fonte: Página Oficial PMSG

FIM DE SEMANA AGITADO EM SÃO GONÇALO

Descanso é uma palavra que não faz parte do calendário da prefeita Aparecida Panisset e prova disso, foi o final de semana recheado de lançamentos e inaugurações.
No sábado (09/07), Panisset inaugurou as ruas Costa Monteiro, Alexandre Brunet e Maria Quitéria, no bairro Lindo Parque. O local recebeu 1,5 km de infraestrutura, realizada pelos funcionários da Prefeitura, num total de R$ 300 mil em obras.
Já no domingo (10/07) pela manhã, foram anunciadas as obras das ruas Atlas e Projetada (acesso a Estrada Nazário Machado), no bairro Amendoeira. A revitalização começa na próxima quinta-feira (14/07).
Logo após, a prefeita e sua equipe fizeram uma caminhada de inauguração da Rua Simplício da Veiga, em Jardim Tiradentes. A via recebeu drenagem, tratamento de esgoto, meio-fio e pavimentação, tudo por meio do Programa de Obras Participativas, onde os moradores ajudam com a mão de obra, a espalhar a massa por toda a via.
Para a chefe do Executivo, trabalhar dia a dia é dever de todo político que tem compromisso com o povo e honra o voto e a confiança que recebeu. “Quando lanço uma rua e depois volto para inaugurar, e vejo a emoção no rosto de cada morador, sinto-me realizada. Tirar o esgoto das ruas é dar vida, e vida não tem preço,” declarou a prefeita Aparecida Panisset.
Durante a caminhada, os moradores fizeram questão de agradecer e prefeita pelo que ela tem feito por São Gonçalo. Como foi o caso da Srª Maria Aparecida C. Paixão, de 83 anos. “Tenho muito orgulho de levar o mesmo nome dessa mulher valente, que tem feito tanto pela nossa cidade. Fiz questão de agradecer, porque ela merece”.
Fechando o dia, a praça que fica na Rua Bernardino Rangel, em frente à Escola Municipal Paulo Roberto Azeredo, no Pacheco, que está sendo reformada pela Prefeitura, também foi inaugurada. Desde cedo as crianças puderam brincar no parquinho que foi montado especialmente para elas, com distribuição de pipoca e música para alegrar o ambiente.
A prefeita Aparecida Panisset, junto com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Valmir Barros, descerrou a placa inaugural, entregando aos moradores do local, mais uma praça totalmente revitalizada.
Fonte: Página Oficial PMSG

OBRAS MUDAM O BAIRRO PACHECO

Sempre incansável quando o assunto é trabalho, a prefeita Aparecida Panisset inaugurou, na noite desta sexta-feira (08/07), as ruas Inocêncio Dias André, Conceição Dias André e Antônio Silva Gonçalves. As vias receberam drenagem, tratamento de esgoto, meio-fio e pavimentação.
A chefe do Executivo caminhou pelas ruas, cumprimentou os moradores, falou das conquistas e do desejo de fazer São Gonçalo voltar a ser Manchester fluminense.
“Ninguém trabalha sozinho. Por isso, conto com a minha equipe para fazer de São Gonçalo uma cidade prospera, rica e desenvolvida. Vou trabalhar até 2012 para deixar um município mais digno para o povo”, explicou a prefeita.
As obras foram realizadas por intermédio do Programa de Obras Participativas (POP), em que os moradores colocaram a mão na massa e ajudaram a trazer 920 metros de infraestrutura para as vias.Durante a caminhada, os moradores das ruas Aurora Dias André, Armando Dias André e Florêncio Dias André, receberam a notícia de que também serão beneficiados pelas obras do POP.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adopho Konder, o governo Aparecida Panisset tem investido pesado para o crescimento econômico da cidade. “Sem dúvida, muitas empresas estão voltando e outras se instalando no município, porque entenderam que o compromisso da administração é verdadeiro”, concluiu Konder.


Fonte: Página Oficial PMSG

CASAMENTO COMUNITÁRIO, UMA OPORTUNIDADE DE SONHO

A Prefeitura de São Gonçalo irá promover entre os meses de outubro e novembro o Casamento Comunitário. O sonho do matrimônio legalizado já pode virar realidade. Quem quiser participar do casório deve se inscrever na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional, no bairro Boa Vista, a partir do dia 11. O prazo da inscrição, no entanto, é curto: 21 de julho é a data final.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento regional, Júlio Mourão, a ideia do projeto veio durante uma ação social promovida pela pasta, na qual foi detectada a vontade de muitos gonçalenses de regularizarem o estado civil, mas não dispunham de recursos financeiros para o pagamento das taxas. “O casamento comunitário não só aproxima o cidadão de seus direitos, a partir da isenção das taxas, que muitas vezes é o principal motivo de desistência de alguns casais, como também contribui para o resgate da autoestima e para a realização de um sonho”, pontuou o secretário.
Para se pré-candidatar às cerca de 30 vagas, os interessados devem levar identidade, CPF e comprovante de residência a Rua Governador Agamenon Magalhães, nº 323, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Após a inscrição, os casais serão encaminhados para o cartório mais próximo de suas residências, onde, então, darão sequência aos trâmites legais para a oficialização do matrimônio.
Fonte: Página Oficial PMSG

PADARIA ESCOLA CAPACITA PROFISSIONAIS NO RAMO DE PANIFICAÇÃO

O mercado de trabalho ganha novos técnicos no ramo de panificação. Foi realizada, na tarde de ontem (07/07), a cerimônia de formatura de 20 alunos do curso de iniciação profissional em panificação e confeitaria, oferecido pela Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS).
As aulas são ministradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Vista Alegre, desde o início da gestão da prefeita Aparecida Panisset, em 2005, e já formou mais de 600 profissionais. Durante quatro meses de curso, duas vezes por semana, os alunos aprendem as técnicas para confecção de pães, doces, salgados e confeitaria.
O objetivo do projeto é a geração de renda imediata, uma vez que oferece aos estudantes uma base de conhecimentos técnicos, teóricos e práticos, com enfoque em venda, marketing e merchandising. 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Veiga, “a iniciativa promove, em um curto espaço de tempo, emancipação financeira e social e leva às famílias mais carentes do município a possibilidade imediata de desenvolvimento econômico”.
Umas das formandas, Maria da Glória Santana, 52 anos, conta que se mudou para São Gonçalo há poucos meses e o curso serviu para lhe ensinar uma ocupação rentável. “Aprendi a profissionalizar. Hoje, sei como armazenar e embalar corretamente os alimentos, além de manter as condições de higiene necessárias”, conta Maria da Glória, que pretende abrir uma lanchonete rapidamente.
Entre os muitos alunos que estudaram na Padaria Escola, cerca de 90% se encontra inserido no mercado profissional. Alguns deles estão trabalhando em grandes estabelecimentos, buffets e boa parte montou seu próprio negócio.
Depois de formados, os alunos são encaminhados ao Serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas (Sebrae) para receberem informações de como se tornar um empreendedor individual, legalizando as atividades. O Sebrae ministra palestras explicativas sobre administração, disponibiliza orientação profissional e apoio técnico aos novos empresários no momento de abertura do próprio negócio.
Como é o caso de Maria Lúcia Teixeira, 65 anos, que tem planos de abrir uma mini padaria no bairro Jardim Catarina e buscou a ajuda do SEBRAE. “Quero aproveitar os alunos do curso porque conheço os ensinamentos que receberam e sei que é de qualidade”, afirma Maria Lúcia.
Qualquer pessoa pode participar do curso, basta procurar uma unidade do CRAS e fazer a inscrição. As aulas acontecem todas as segundas e terças-feiras, à tarde, das 12 às 16h.
Fonte: Página Oficial PMSG

MISTUREBA DE ARTES NO TEATRO CAREQUINHA

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes de São Gonçalo, vem apoiando a realização de eventos multiculturais no Teatro Carequinha. No próximo sábado (9/07/11), as atrações do 8º Encontro Cultural Alternativo estarão em cartaz no palco do teatro gonçalense. Vai rolar contação de histórias e música entre as atividades, que têm início marcado para as 19h30. 
O projeto Encontro Cultural Alternativo visa agregar valor à arte e cultura criada em São Gonçalo. Há quatro anos a iniciativa vem trabalhando com secundaristas e universitários, que traçam relação direta com a sociedade civil.
Além de oferecer opção cultural na cidade, o projeto pretende formar novas plateias, com estratégias como abrir o palco para os estudantes.
No próximo sábado (9/07), o Teatro Carequinha será palco de uma noite bem interessante para os amantes das artes. Vai ter contação de história com André Correia, sobre o título: “Nos meus tempos de espermatozóide”; a performace artística “Das desilusões da minha vida”, com Reinaldo Baso; solo narrativo com Fernando Porto (O Avesso); esquete teatral de Suzane Morais e Alex Neto, no texto “A Igreja do Diabo”, e música com o talentoso Mário Big Dog.


SERVIÇO:

Mistureba de artes no Teatro Carequinha

Local: Teatro Carequinha
End.: Rua Oliveira Botelho, s/n°, Neves, São Gonçalo.
Dia: 9 de julho de 2011
Horário: 19h30
Ingresso: R$ 16 (inteiro) ou R$ 8 (meia)
Censura: 16 anos
Fote: Página Oficial PMSG 

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO AQUECE PRODUÇÃO RURAL

Com o objetivo de desenvolver e aquecer a produção agrícola de São Gonçalo, a Prefeitura tem investido, em parceria com os governos Federal e Estadual, em cursos de capacitação. Essa iniciativa já está mudando a vida dos 150 produtores rurais da cidade.
Depois do programa Balde Cheio, que aumentou a produção de leite de 12 para 60 litros por dia, é a vez de expandir o cultivo de cana-de-açúcar no município. Um viveiro, com extensão de um hectare, começou a ser plantado, hoje (06/07), no Sítio Santa Clara - uma das propriedades que formam o assentamento rural da Fazenda Engenho Novo, no bairro Largo da Ideia.
De acordo com o subsecretário municipal de Agricultura e Pesca, Sergio Ricardo da Fonseca, o principal objetivo do plantio é servir de subsídio para abastecer a demanda comercial e incrementar o cardápio da merenda escolar da rede municipal de ensino.
Para garantir uma boa safra, foi escolhido um tipo específico de cana, que tem, como características principais, o fato de ser mais doce, ter mais caldo e ter um tempo de cultura menor. Além disso, por ser plantada em curva de nível, o aproveitamento da cana será praticamente integral. “Vamos plantar 10 toneladas de cana-de-açúcar e esse espaço vai servir como uma espécie de incubadora para as próximas colheitas de outros produtores e não apenas para o proprietário deste sítio”, explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gonçalo, Onofre de Souza Pereira.
A projeção é de que a primeira colheita seja feita daqui a um ano, mas as próximas serão em 10 meses e o número total de produção canavieira colhida passará de um hectare para dez. Por conta do conjunto de possibilidades de aproveitamento da cana, essa produção vai servir para a alimentação tanto animal quanto humana.

Fonte: Página Oficial PMSG

Prefeita de São Gonçalo em Brasília

Em menos de um mês, a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, esteve em Brasília para angariar investimentos para o município. Durante a tarde de hoje (05/07), ela esteve com os ministro dos Esportes, Orlando Silva, o secretário-executivo dessa pasta, Waldemar Manoel Silva, e a secretária-executiva do Ministério da Saúde, Juliana Carneiro.
A proposta da prefeita gonçalense foi solicitar a aceleração do repasse de verba para a construção da Vila Olímpica e das cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS). No total, essas obras somam R$ 3,2 milhões. Desses, R$ 1,8 milhão para Vila Olímpica e R$ 1,4 milhão, UBS.
"Esses investimentos do governo federal ajudarão no desenvolvimento econômico do município de São Gonçalo, dando um salto na qualidade de vida da população já que irá ampliar as opções de lazer e de saúde além da geração de novos empregos", explicou Aparecida Panisset.
Nesse ínterim, Aparecida Panisset acompanhou, no Senado, a votação para da escolha do nome para exercer a função de autoridade pública olímpica. O ex-ministro das Cidades, Márcio Fortes, foi o eleito para o cargo.

Fonte: Página Oficial PMSG

PREFEITURA SG ASSINA TERMO DE GESTÃO COMPARTILHADA DO SINE

O convênio de cooperação técnica entre o Estado e o município de São Gonçalo aconteceu hoje (04/7), no gabinete da prefeita Aparecida Panisset. A nova gestão compartilhada do Sistema Nacional de Emprego (Sine) tem o objetivo de garantir a qualidade do atendimento dos trabalhadores da região, bem como o de aperfeiçoar os serviços oferecidos pela unidade.
Desde que o anúncio foi feito pelo secretário estadual de Trabalho e Renda, Sergio Zveiter, na primeira reunião da Diretoria do Fórum Estadual dos Secretários de Trabalho, órgão criado no início do mês de maio para discutir políticas públicas para o setor, que o responsável pela Secretaria Municipal de Trabalho, Henrique Porto, já transferiu seis funcionários do Sine municipalizado – Casa do Trabalhador Leonel Brizola -, para o posto do Sine estadual.
De acordo com o secretário, a parceria para a gestão compartilhada com o Estado será fundamental para o município. “Toda a mudança desse novo modelo de Sine começou há 30 dias. Minha equipe já está trabalhando na intermediação de mão de obra e visitando empresas para captar vagas de emprego. Assim como o Sine de Alcântara, essa unidade vai poder contar com um atendimento diferenciado e humanizado”, prometeu Henrique Porto. 
Sendo assim, a partir de agora, a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab) fica apenas responsável pelo aluguel do prédio, pagamentos das contas de luz, água e telefone, além de suporte da Tecnologia da Informação (TI). E a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Trabalho (Semtrab) arcará com a manutenção da unidade (limpeza e reformas), compra de insumos e toda a contratação de pessoal.
Depois da assinatura, a prefeita Aparecida Panisset, Sergio Zveiter, Henrique Porto e outras autoridades, participaram do descerramento da placa do novo posto Sine. Durante a inauguração, Panisset falou emocionada.
“O município de São Gonçalo já foi considerado Manchester Fluminense e, desde que eu me tornei candidata para assumir o posto de chefe do Executivo, que venho trabalhando para resgatar o desenvolvimento econômico desta cidade. Tenho certeza de que estou no caminho certo: estamos trazendo o Porto de Itaóca, o Comperj e agora o resgate do emprego, investindo cada vez mais na qualificação profissional do nosso trabalhador”, disse a prefeita.
O posto do Sine com gestão compartilhada vai oferecer, além do balcão de emprego, atendimento especializado ao portador de necessidades especiais, emissão da carteira de trabalho profissional (CTPS), encaminhamento do seguro desemprego, inclusão social e promover a redução das igualdades sociais.
“Esta é uma marca importante para a nossa gestão. É possível sim fazer o bem por meio deste novo modelo, a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda adotou o lema “Plano Brasil sem Miséria”, da presidenta Dilma, onde, além da educação de qualidade e do Bolsa Família, os Sines fazem parte destes pilares, que é viver com dignidade e sustentar a sua família”, declarou Sergio Zveiter.
 
Fonte: Página Oficial PMSG

SÁBADO REPLETO DE ATIVIDADES EM SÃO GONÇALO

Além das obras de infraestrutura que tem dado cara nova ao município, São Gonçalo vem se destacando pelos importantes projetos sociais realizados, quase todos, de forma itinerante. Durante o dia de hoje (02/07), moradores do Vale do Marambaia e do Miriambi puderam usufruir, respectivamente, das atividades do “Sábado Cidadão” e de uma ação social da coordenadoria do Bolsa Família na cidade. Paralelamente, a prefeita Aparecida Panisset inaugurou quatro ruas e uma praça, em Ipiíba, e anunciou a próxima via do bairro que será pavimentada através do Programa de Obras Participativas (POP).
Mais de 1000 pessoas passaram pelas duas ações e gratuitamente receberam atendimento médico, odontológico, estético, orientações jurídicas e sobre recadastramento no programa Bolsa Família. Para o coordenador do “Sábado Cidadão", Sergio Reimol, “a proposta de levar dignidade à população por meio dessas atividades já é uma realidade, uma vez que os moradores já apresentam uma clara elevação de autoestima”.
Já em Ipiíba, Panisset e os moradores caminharam pelas ruas do bairro enquanto a prefeita anunciava as obras das ruas Honorina Domingues Silva, Odilon Carneiro, Otávio Conceição e Padre Delmiro Acioly. Ao final da caminhada, a prefeita entregou à população a nova praça, que além dos brinquedos tem uma mini quadra poliesportiva.
"Fico muito satisfeita com cada obra concluída por saber que o município está crescendo novamente e mais perto de retomar o status de Manchester Fluminense", enalteceu Panisset.
Moradora de Ipiíba há mais de 30 anos, a dona de casa Luzia Ramalho se emocionou ao ver, enfim, a rua onde mora pavimentada. " É uma alegria que eu mal consigo descrever. Pela primeira vez São Gonçalo teve alguém que cuidou verdadeiramente da cidade e dos interesses do povo".


Fonte: Página Oficial PMSG

São Gonçalo tem eleição do Conselho Tutelar no domingo (3)

Domingo (3), das 9h às 17h, acontece a eleição para conselheiros tutelares do município. Todo cidadão gonçalense, portador de título eleitoral da cidade, pode votar devendo, apenas, levar o título de eleitor e documento de identificação com foto. Ao todo, são 54 candidatos e os 15 mais votados ocuparão, durante dois anos, um dos Conselhos Tutelares da cidade.
Para concorrer ao pleito de 2011, todos tiveram que passar por um processo de análise documental, prova de aferição sobre conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e aptidão para votação. Os eleitos frequentarão um curso de capacitação.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Veiga, algumas mudanças foram realizadas para facilitar o eleitor e os candidatos. Antes, a votação e a apuração eram feitas manualmente, em apenas 12 locais estratégicos. Agora, serão por meio de urnas eletrônicas e os locais aumentaram para 25. Outra modificação, considerada bastante acentuada, foi que todos os candidatos ao pleito deste ano submeteram-se às provas idealizadas e aplicadas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), consideradas das mais difíceis do país.
“Fizemos tudo que foi possível e viável para facilitar a ida do eleitor às urnas. Dobramos o número de pontos de votação, firmamos parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que será responsável pela apuração. No entanto, o que mais considero nisso tudo é o processo de seleção. Buscamos ser mais aplicados quanto a forma de pré-seleção dando ao candidato condições de provar, por intermédio de seu currículo, que ele é capaz”, informou o secretário.
Ainda segundo ele, é dever de todos, da família, da comunidade, da sociedade em geral, do poder público, de assegurar a criança e ao adolescente seus direitos básicos referentes à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária, velar por sua dignidade, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
Direitos da criança e do adolescente em focoO Conselho Tutelar é um órgão permanente, uma vez criado não pode ser extinto; é autônomo em suas decisões, não recebe interferência de fora; não jurisdicional, ou seja, não julga, não faz parte do judiciário, não aplica medidas judiciais. É encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Em outras palavras, o Conselho Tutelar é um órgão de garantia de direitos da criança e do adolescente.
Os conselheiros tutelares são pessoas que têm o papel de porta-vozes das suas respectivas comunidades, atuando com órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. São eleitos cinco membros por meio de voto direto da comunidade para mandato de dois anos.
A Lei 8.069/90, que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Artigo 98, diz que as medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta lei forem ameaçados ou violados: I – por ação ou omissão da sociedade ou do estado; II – por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável e; III – em razão de sua conduta.
Vale lembrar que não são atribuições do Conselho Tutelar: a) busca e apreensão de crianças, adolescentes ou pertences dos mesmos - quem faz isso é o oficial de justiça, por ordem judicial; b) autorização para viajar ou para desfilar – isso é atribuição do Comissário da Infância e Juventude e; c) não dá autorização de guarda – essa responsabilidade é atribuída ao juiz, por meio de um advogado que entrará com uma petição para a regularização da guarda ou modificação da mesma.
Lista de candidatos aprovados na prova de aferição, portanto habilitados a participarem do processo de escolha do Conselho Tutelar 2011:Nº INSCRIÇÃO NOME
002 DENISE DE SOUZA CARVALHO DA SILVA
003 DELMA LÚCIA CAMPOS BATISTA
004 JACY MOREIRA DA SILVA
005 NORMANDIE DOS SANTOS
007 JÓ SIQUEIRA
008 YARA CRISTINA NASCIMENTO DE OLIVEIRA
009 CRISTIANE ALVES PEREIRA
010 ALTAIR JOSÉ DA LUZ
011 RONILCE MACHADO PORTO
012 GISELE PIRES ROCHA DOS SANTOS
015 JOCILÉIA ROSA GASPAR
016 MARIA DE FÁTIMA IGLESIAS DE OLIVEIRA
018 ELÍDIA DA SILVA CORDEIRO BITENCOURT
019 SÉRGIO LOUREIRO PINTO
020 GRAZIANE MARQUES DA SILVA
029 CARLOS EDUARDO DE FREITAS DE ALMEIDA
030 FREDERICO EMILIANO DO NASCIMENTO SANTOS
032 DANIELLE DE OLIVEIRA MATTOS
033 PAULO UBIRATAN RODRIGUES
036 KATIA REGINA DA SILVA FONSECA
037 MARLENE DO SOCORRO GOMES DE SOUZA
038 FABIANA BRAGA SILVA
039 MARIA EULÁLIA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA MACIEL
040 LUCIANA ECKHARDT RODRIGUES
046 JOSIELMA COSTA DE AGUIAR
047 ANA LIDIA DA SILVA CUNHA
048 MARISTELA LUÍS
051 ANA PAULA VALE LOPES
055 ADAIR PEREIRA DOS SANTOS
056 NAZARÉ CRISTINA DA ROCHA RANGEL BOECHAT
062 ANA CAROLINE RAMOS DE AZEVEDO
063 MARGARETH LOPES PORTO
067 SOLANGE DE BARROS CAMPOS
072 CARLA MARIA DA SILVA CUNHA FELIX
075 LUCIANA DA SILVA BATISTA
076 EDILSON ROBERTO DA SILVA
083 MARCOS VINICIUS FORTUNATO PEREIRA
090 EUNIDES SOUZA RODRIGUES
093 MAURO COELHO DA SILVEIRA
094 MAELI DOS SANTOS
095 REGINALDA MARIA DE SOUZA
097 MARIA DE FÁTIMA SILVA ANGELO
098 FLAMIR LEONARDO DE ALMEIDA
099 ROSELI DIAS DE OLIVEIRA RODRIGUES
100 CRISTIANE SANTOS DE CARVALHO OLIVEIRA
101 DEBORA NICOLIELLO DA SILVA
106 DIOGO DA SILVA LOPES
109 CATIA VALÉRIA LOPES PIMENTA
112 CASSIA SANTANA PATRICIO MONTEIRO
113 JUAREZ GOMES PEREIRA BASTOS
122 HELIO HENRIQUE DAS CHAGAS CAMILO
125 RONNYE DOS SANTOS ROCHA

Fonte: Jornal O São Gonçalo

São Gonçalo ganha ecobarreiras contra a poluição

São Gonçalo ganhou duas ecobarreiras para fortalecer o combate à poluição nos rios do município. O anúncio foi realizado na manhã desta quinta-feira (30/6) pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, com a presença da prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, da presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, e do secretário municipal de Meio Ambiente, Vanderlei Dias. Os equipamentos de contenção, com 12 metros cada e capacidade para reter aproximadamente 30 toneladas de materiais recicláveis e 200 toneladas de lixo, serão fixados nos rios Brandoas e Bomba, que cortam a cidade.
O secretário Carlos Minc trouxe mais uma boa notícia para o município anunciando a modernização e a construção das elevatórias da Estação de esgoto de São Gonçalo com recursos do PAC e do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam). "Até o final do ano, iniciaremos o projeto de R$ 100 milhões que irá combater as inundações na cidade."
A prefeita Aparecida Panisset aproveitou a ocasião para agradecer pela revitalização do Rio Alcântara e fazer um apelo público ao secretário Carlos Minc em prol da limpeza dos Rios Marimbondo e Brandoas. "Cuidar do meio ambiente é cuidar do ser humano, que é a figura principal da sociedade". Aparecida Panisset também lembrou a dedicação dos catadores de lixo e a importância desse trabalho, afirmando que quando os catadores recolhem a sujeira das ruas estão zelando pela cidade e pelas pessoas.
Representantes de cooperativas de catadores de lixo, da prefeitura de São Gonçalo, da Associação de Supermercados e do Carrefour participaram da inauguração das duas ecobarreiras. Elas ficam no entorno da Baía da Guanabara, onde já há instaladas outras sete, dentro do Projeto Ecobarreira 2016, do Inea.
Segundo a presidente do Inea, Marilene Ramos, a coleta seletiva será ampliada na cidade, iniciativa fundamental para que os corpos hídricos do município não sofram ainda mais com as agressões ao meio ambiente. "É lamentável que tenhamos de retirar toneladas de lixo dos nossos rios. Ela ressaltou a importância do trabalho dos catadores, para os quais esclarece a necessidade de se erradicar os lixões e construir aterros sanitários. "Nos aterros eles terão melhores condições de trabalho".
A ecobarreira do Rio Bomba ainda agrega um Posto de Entrega Voluntária (PEV) no estacionamento do supermercado Carrefour, galpão, prensa, moinho de vidro, balança, mesa separadora, elevador de carga e big bags de 500 litros com carrinhos para o transporte. Foram investidos R$ 65 mil na construção da barreira ecológica com recursos do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) da FCA/Vale, por derramamento de óleo em Guapimirim, em 1995.
O custo de operação do empreendimento – uma parceria com o supermercado Carrefour, Prefeitura de São Gonçalo, Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (Febracom), cooperativa Eclesiastes e Coopereco - será de R$ 12 mil por mês, custeado pelo TAC e pela Associação dos Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj).
Serão gerados 10 empregos diretos apenas na operação de coleta nas ecobarreiras. O PEV do rio Bomba ainda vai receber recicláveis entregues pela população e descartados pelo Carrefour, o que deve, portanto, gerar pelo menos o dobro de postos de trabalho, incluindo as atividades de compactação, armazenamento e transporte dos materiais.
Incluído no plano estratégico da Olimpíada, o Projeto Ecobarreira 2016 tem como compromisso reduzir a poluição, removendo e reciclando o lixo flutuante de rios, baías e lagoas do Estado. Para isso, nos próximos cinco anos serão instaladas 26 unidades. Entre as próximas instalações estão previstas outras quatro no entorno da baía de Guanabara, duas na Baixada Fluminense e mais uma na Zona Oeste.
 
Fonte: Página Oficial PMSG

‘Caipiras’ de Itaúna: alegria e tradição

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apoia mais um ano a realização de uma das mais tradicionais festas caipiras de São Gonçalo (RJ): a festa no Rodo de Itaúna. Iniciada no último fim de semana, ainda dá tempo de curtir o que há de melhor do gênero, entre os dias 01 e 03 de julho. Vai ter quentão, comidas típicas, muita brincadeira e, claro, não poderia faltar a quadrilha com o casamento na roça. A entrada é gratuita, a partir das 19h.
Tradicional no bairro, a festa de Itaúna ganha mais força a cada ano, indo na direção contrária das outras festas de rua, já não mais existentes na maioria dos lugares. Os “caipiras de Itaúna” não se deixam abater e driblam qualquer dificuldade para manter acesa a tradição de São João. O resultado, muita maquiagem, adereços e disposição para fazer um dos melhores arraiás da região.
Muitas barracas estarão espalhadas pelo Rodo de Itaúna, principal referência do bairro. Além da música caipira, comidas de todos os tipos, doces e salgadas, pau de sebo, pescaria, correio do amor, fogueira, entre outras atrações, prometem uma grande festa no local.
Vale lembrar que Itaúna e bairros adjacentes estão entre os que mais sofreram com os temporais no Estado em 2010. Naquele mesmo ano, os moradores que organizam a festa superaram a tristeza pelas perdas no local e despejaram toda a esperança de uma comunidade no evento, em simples atos, como sorrir e se divertir.
Manter a tradição é, além da diversão, ressaltar o espírito de luta e de esperança dos moradores de Itaúna e dos bairros vizinhos (Salgueiro, Palmeiras, entre outros). Valorizando a superação de cada um, a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, contribui com esse processo e se faz presente na organização, prestando apoio logístico e na divulgação do evento.
Fonte:Página Oficial  PMSG

PREFEITURA LADO A LADO COM O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

Das 1.050 vagas abertas pelo processo seletivo público de agentes comunitários de saúde para o Programa de Saúde Familiar (PSF) em São Gonçalo, 545 já fazem parte do quadro de funcionários da Fundação Municipal da Saúde (FMS) da Prefeitura de São Gonçalo. Eles passaram por prova objetiva e curso de formação continuada. Os requisitos foram estipulados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por intermédio de um Termo de Compromisso de Conduta, 50/2009, com a fundação.
O compromisso obriga a Prefeitura de São Gonçalo a contratar agentes comunitários de saúde apenas mediante concurso público. Após sua realização, dispensar todos os agentes públicos que não tenham sido contratados conforme os critérios estabalecidos pelo MPT, com ressalva para manter a validade do processo seletivo temporário realizado em 2001.
O não cumprimento das exigências do MPT implicará no pagamento de multa diária no valor de R$ 1 mil por trabalhador contratado e não dispensado. Nesse caso, seriam R$ 545 mil por dia.
O concurso público foi realizado em 27 de abril, dentro do prazo estipulado pelo MPT, em que foram abertas 1.050 vagas. Seu prazo de validade é de dois anos, podendo ser prorrogado mais uma vez por igual período. Os aprovados serão chamados conforme demanda do município dentro desse tempo.
Os agentes, além da prova objetiva, são avaliados durante o curso de formação continuada. Eles precisam ter 50% de aproveitamento e 75% de presença para estarem aptos a trabalhar para o PSF, que é um programa do governo federal sem caráter definitivo.
Os agentes comunitários de saúde são contratados de acordo com o regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), não tendo, por tanto, garantia de estabilidade de emprego como o servidor estatuário (efetivo).
Página Oficial PMSG