AGENDA FAMÍLIA

Quarta-feira, 17 de junho de 2009


1- É urgente no Brasil cuidarmos das Famílias mais pobres e mais vulneráveis. Organizar uma rede de proteção é URGENTE, mas precisamos repensar a forma que estamos tratando esta questão.

2- Em geral não damos qualquer atenção para o que de fato a família entende como sua prioridade. Nós que somos técnicos sempre achamos que somos donos do saber e sempre achamos que sabemos o que a família precisa e organizamos ações e projetos sem nenhum debate com a família.

3- Não somos donos dos saberes e nem somos conhecedores das necessidades diárias e mais urgentes das pessoas. Reconhecer que a família deve ser nossa principal parceira na luta contra pobreza e miséria é um primeiro passo muito importante.

4- Nós dos DEMOCRATAS estamos mergulhados num debate nacional. Estamos indo em todos os estados debater a Agenda Família. Eu mesmo já estive duas vezes na Paraiba, ja estive no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Sergipe. Sempre com reuniões ampliadas e participativas.

5- O espirito da Agenda Família é a seguinte: Se antes propunhamos as soluções para as famílias mesmo que estas não tivessem qualquer indentidade com os seus maiores e principais problemas da família, agora nós discutimos com estas famílias seus problemas. A família elege suas prioridades e nós corremos atrás das soluções.

6- Em Sergipe, por exemplo, resolvemos criar o Fórum Sergipano de Combate à Pobreza. Um gol.

7- Na Bahia, em Paulo Afonso já estamos trabalhando para o lançamento da Agenda Família. Queremos fazer o lançamento nacional do Projeto em 06 de Julho.

8- Precisamos entrar num terceiro movimento das estratégias nacionais de combate à pobreza. Se num primeiro momento (1996) estruturamos duas importantes proteções como foi o BPC para Idosos e Portadores de Deficiência, se em 2003 universalizamos as trasferências de renda no Bolsa Família, agora é hora de irmos com força em uma nova direção. Esta direção é a família e suas vulnerabilidades. Este terceiro movimento deve entender que pobreza não se supera apenas com renda. Pobreza se supera com um conjunto de seguranças sociais.

9- As Seguranças Sociais precisam ser entendidas como uma unidade para se superar pobreza. A Família recebe Bolsa Família, mas não tem banheiro em casa. A Família recebe Bolsa Família, mas não tem água em casa. A Família recebe Bolsa Família, mas mora em casa de taipa. É claro que a Segurança de Renda é Fundamental, mas e a Segurança de Moradia? Não vamos enfrentar?

10- Chegamos num momento em que as Seguranças Sociais devem ser debatidas, que as desproteções sociais devem ser entendidas e uma Agenda deve ser proposta. Nós dos DEMOCRATAS estamos propondo nacionalmente uma Agenda feita pela Família.

11- Todos nós estamos muito animados para esta conversa. Queremos avançar cada vez mais numa direção segura para que a miséria, indigência e pobreza possam ser superada. Podemos, e vamos conseguir, se escolhermos a parceria mais estratégica e esta sem dúvida é a família.

12- Vou continuar a rodar o Brasil e a debater a Agenda Família. O Brasil precisa afirmar o direito que as pessoas tem em não serem pobres para sempre. Este esforço deve ser de todos. A Pobreza pode e será superada se entendermos que a pobreza deve ser superada.

13- O debate está aberto.

Fonte: Marcelo Garcia - Presidente Congemas