Juros em cartões de lojas vão até 19,99% ao mês

Redes não acompanham bancos e governo e mantêm taxas nos boletos emitidos este mês. Especialistas orientam como clientes podem evitar o prejuízo nestas operações
Rio -  Apesar de os bancos anunciarem redução dos juros de financiamentos em diversas frentes, pressionados pelo governo federal, as administradoras de cartões de créditos de loja e supermercados os mantiveram intactos nas faturas emitidas este mês. Em alguns parcelamentos, são cobrados juros de 19,99% ao mês. O valor é quase 30 vezes maior que a taxa mensal básica (Selic), de 0,68% ao mês (8,5% ao ano).
Diante dos valores elevados, muitas vezes embutidos no custo efetivo total da compra, o
cliente deve ficar atento antes de qualquer aquisição parcelada. Segundo Gilberto Braga, economista e professor de finanças do Ibmec, é preciso lembrar que os cartões sem anuidades também oferecem riscos ocultos.
“É comum as empresas exigirem que o consumidor use o cartão todo mês. Além disso, cobra-se, em geral, uma taxa de manutenção”, afirma.
É importante ter cuidado também com os cartões de recompensas, que estimulam gastos a fim de acumular pontos. Nestes casos, o cliente pode trocar a pontuação por itens, como eletrodomésticos, eletrônicos, viagens aéreas, entre outros. “A quantidade de pontos que o usuário precisa acumular é grande, o que estimula cada vez mais gastos e gera descontrole”, diz o economista.
José Roberto Soares de Oliveira, presidente da Associação Nacional de Assistência ao Consumidor e ao Trabalhador (Anacont), orienta o consumidor a acionar a Justiça. “Estão cobrando juros sobre juros e isso é proibido pela Súmula 121 do STF”, afirma.
DICAS PARA FUGIR DO ABUSO
FINANCIAMENTO
Antes de parcelar a compra, o cliente deve fazer as contas e ver quanto fica o total do financiamento. “O problema do parcelamento é que o consumidor se deixa seduzir e divide em até 10 vezes. Só que os juros incidem sobre o valor total da compra, além do saldo devedor já existente”, orienta José Roberto Soares de Oliveira, da Anacont.
VANTAGEM EXCESSIVA
A cobrança de juros em cartões de lojas e supermercados varia de 8% a 20% ao mês nos parcelamentos, o que revela falta de igualdade nas contratações. “Essa diferença fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e configura prática abusiva, segundo o Artigo 39 do CDC, pois exige do cliente vantagem excessiva”, explica o advogado.
PORTABILIDADE
O economista Gilberto Braga, do Ibmec, orienta o consumidor a trocar de cartão, caso a operadora cobre mais de 8% de juros ao mês. “É muito acima da média do mercado”, diz ele. 

Fonte: Jornal O Dias

Vagas para ensino técnico

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) deve gerar 1,6 milhão de vagas em 2012. O número foi destacado pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antônio de Oliveira. O Pronatec é um conjunto de iniciativas do governo federal voltadas para ampliar o acesso de estudantes e trabalhadores brasileiros a essa modalidade educacional.

O secretário informou em sua palestra que, desse total, 1,1 milhão serão abertas em cursos de formação inicial e continuada e 500 mil em cursos técnicos. 
“Temos avançado muito nos últimos meses, tanto na oferta de cursos quanto na efetivação de matrículas”, enfatizou. 

Marco Antônio apresentou um panorama geral das ações que já estão em curso, por meio do programa, e outras que deverão ser implantadas, voltadas para a consolidação das políticas de formação profissional. 
“Temos alguns desafios, o primeiro deles é a implantação do conselho deliberativo, previsto na lei que criou o Pronatec, que está em fase de definição. Nós também pretendemos criar nos estados os fóruns permanentes estaduais do programa”, afirmou. 

Outra iniciativa importante será a criação de um cadastro virtual para acesso e candidatura dos cidadãos às vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. De acordo com Oliveira, o sistema também será utilizado para dimensionar as demandas por formação no país a partir das necessidades manifestadas pelos brasileiros. 
“Com isso queremos ter um retrato fiel da demanda e criar melhores condições de funcionamento do programa.”

Fórum – Até sexta-feira, dia 1°, especialistas, professores, estudantes e gestores públicos e privados debateram, em Florianópolis, temas ligados à formação profissional. O segundo dia do evento iniciou com uma conferência a respeito de educação, universalização e democratização. Também houve três debates sobre o contexto mundial da educação profissional e tecnológica, educação integral e ações afirmativas.

Fonte: Jornal O São Gonçalo

Senai oferece orientação profissional gratuita

Escolher uma profissão para seguir durante toda a vida muitas vezes pode não ser uma tarefa fácil. Para ajudar nessa difícil escolha e mostrar as melhores oportunidades no mercado de trabalho em todo o estado, o programa de orientação profissional, Terças sem Dúvidas no Senai, está com inscrições abertas. O evento acontece na próxima terça-feira, 5 de junho, em todas as unidades Senai. Os participantes poderão assistir a palestras que ajudam na escolha da profissão e mostram as novidades e a qualificação profissional exigida para cada uma delas.
As unidades tratam de temas específicos, de acordo com a realidade de cada região, como alimentos, audiovisual e animação digital, automotiva, bebidas, design, eletricidade, gestão, logística, petróleo e gás, soldagem, tecnologia da informação, entre outros.
As palestras acontecem pela manhã, tarde e noite, dependendo da unidade escolhida. A programação também inclui espaço para esclarecimento de dúvidas. Os horários estão disponíveis no endereço www.firjan.org.br/semduvidas, onde podem ser feitas as inscrições. Os interessados também podem se inscrever em uma das unidades relacionadas. 
Fonte: Jornal O São Gonçalo

Tapete de sal em São Gonçalo

Em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, católicos montaram um tapete de quase 1,5 km de extensão. Segundo os fiéis, esse é o maior tapete de sal da América Latina. Vinte e quatro comunidades religiosas do município se reuniram para manter a tradição. Este ano, foram usados 200 sacos de serragem e 50 toneladas de sal que formaram mais de 200 obras de arte. 

Fonte: Jornal O Globo