Secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo recebe ministro Patrus Ananias

Quarta-feira, 12 de agosto de 2009.

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, recebeu o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, na sede da OAB-SG, para a cerimônia de entrega do Título de Cidadão Gonçalense. Proposta pelo vereador Marlos Costa, a homenagem contou com a presença da prefeita Aparecia Panisset, do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias; do vice-presidente da OAB-SG, José Luiz Muniz; vereadores gonçalenses, deputados estaduais e representantes de diversos setores da sociedade.

As equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) compareceram em peso à cerimônia, assim como famílias assistidas e crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O secretário Adolpho Konder elogiou a iniciativa do vereador Marlos Costa que reconhece a ação fundamental do ministro Patrus Ananias para o desenvolvimento social de São Gonçalo. Segundo Konder, o título faz justiça ao ministro que tem investido fortemente no município. O secretário fez um balanço das ações do MDS em São Gonçalo e agradeceu pela parceria.

A prefeita Aparecida Panisset, foi muito elogiada pelo prefeito de Nova Iguaçu e também pelo ministro, pela humildade com que trata o povo e pela coragem de reivindicar investimentos para o município. Ambos lembraram a admiração que o presidente Lula tem pela prefeita. Panisset também elogiou a iniciativa do vereador Marlos Costa e agradeceu ao ministro pela ação em prol de São Gonçalo. A prefeita afirmou que Patrus Ananias é o ministro que mais investe no município.

O ministro Patrus Ananias dividiu com sua equipe o mérito da homenagem e chamou São Gonçalo de “minha terra”. Ananias fez um elogio especial à equipe comandada pelo secretário Adolpho Konder pela dedicação ao serviço social. O ministro fez um balanço dos investimentos do MDS no município.

Segundo ele, o Programa Bolsa Família atende à quase 40 mil famílias na linha de pobreza. Ressaltou que cerca de 5,6 mil idosos e 3,8 mil portadores de deficiência são atendidos. Pelo PETI, são mais de 900 crianças beneficiadas. O ministro afirmou que o Orçamento do MDS em 2009 é de R$ 33 bilhões, sendo que cerca de R$ 90 milhões são destinados a São Gonçalo.

Patrus Ananias encerrou seu discurso afirmando que, a partir de agora, colocará o amor por São Gonçalo na frente quando for tomar alguma decisão sobre a cidade.


Fonte: Comunicação Social - SMDS.

São Gonçalo realiza mais uma edição da Feira Nordestina dias 15 e 16

O projeto “Flor do Nordeste”, da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Gonçalo, aporta em Alcântara neste fim de semana. Serão 36 horas de muito forró e vendas de pratos e artigos típicos da região, das 12h de sábado (15) até a noite de domingo. O palco será montado na Rua Alfredo Backer, 536, em frente à agência da Caixa Econômica Federal.

A feira é um sucesso na cidade e atrai cerca de 10 mil pessoas a cada fim de semana. Segundo o secretário Adolpho Konder, a ideia é integrar a grande comunidade de origem nordestina que mora na cidade e exaltar sua cultura.

O projeto também contribui com a inclusão social e geração de renda para centenas de famílias. Em todas as edições, são comercializados, em um estande da Secretaria, utensílios domésticos fabricados artesanalmente nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Fonte: Comunicação Social - SMDS.

Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo promove palestra para a terceira idade

Orientar os idosos para conseguir uma melhor qualidade de vida. Este é o objetivo da palestra “Vivendo com a melhor idade”, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Gonçalo. A psicóloga Célia Menezes vai falar sobre doenças comuns na Terceira Idade, como o mal de Alzheimer e depressão. Ela vai ensinar como agir e realizar o tratamento adequado. O evento é gratuito e será realizado nesta quinta-feira, dia 13, às 14h30, no auditório do CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), que fica na Rua Dr. Nilo Peçanha, 491, no bairro Estrela do Norte.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.