Adolfo Konder: Em defesa da escola integral

Rio - Não houve a devida atenção para a notícia divulgada em setembro de que o governo federal estuda ampliar de 32 mil para 60 mil o número de escolas em tempo integral. Tal anúncio é uma expectativa alvissareira, já que o modelo ideal para um país com abismos sociais como o Brasil é, sem dúvida, o da educação integral, dando apoio e trazendo perspectivas para milhões de alunos em situação de risco.

Esse conceito tem mais de 50 anos, despontando da mente do baiano Anísio Teixeira e tendo seu ápice no intelectual Darcy Ribeiro — que idealizou os Centros Integrados de Educação Pública, os Cieps. Aliás, foi de uma experiência de Anísio em Salvador que o antropólogo Darcy tirou inspiração para o inesquecível projeto.
Na década de 30, Anísio deixou sua marca física no Rio, ao criar a então Universidade do Distrito Federal — hoje a nossa Universidade do Estado do Rio, a Uerj. Na década de 1990, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação usou o termo “pleno desenvolvimento” e impôs a jornada integral para o Ensino Fundamental. A ideia é esta: dirigir-se às classes menos favorecidas, dar aos pais uma chance de manter as crianças numa escola pública de qualidade no horário em que estão trabalhando.
A escola em tempo integral é uma medida de justiça social, de equilíbrio. Quem for contra a educação integral gratuita, de qualidade, para a população está se insurgindo contra uma sociedade mais justa — o combate à desigualdade começa com essa chance que o Estado dá à população mais pobre, a chance de educar seus filhos e dar-lhes perspectiva, ao mesmo tempo dando perspectivas para os pais, de ter menos despesas em casa.
O Ministério da Educação acerta quando começa a estudar o aumento do número de escolas em tempo integral. Mas é necessário que esta seja uma bandeira de toda a sociedade, que em tempo de pacificação de favelas um dia armadas de fuzis, não pode mais tolerar que crianças estejam em outro lugar que não a escola enquanto seus pais estão trabalhando honestamente. A hora é essa: escolas em tempo integral já!

fonte: O Dia On Line