SMDS realiza 2º Baile do Idoso nesta sexta-feira, dia 13

Quinta-feira, 12 de Novembro de 2009

Sexta-feira, dia 13, acontece o 2º Baile da Terceira Idade para os beneficiados do Programa Passe Livre em São Gonçalo. Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), a festa será animada, a partir das 18h, pela orquestra municipal. A SMDS também vai oferecer um bufê aos convidados. O evento será realizado no anexo da prefeitura, em Alcântara.

Para o secretário Adolpho Konder, este baile é mais um momento de integração entre as pessoas da "melhor idade" de todo o município. Segundo ele, a expectativa é reunir mais idosos do que no primeiro baile, que aconteceu em junho.

– Estamos nos dedicando para a realização desse evento, que é fundamental para a saúde mental e física dos idosos, já que eles terão um momento de alegria em companhia de amigos – destacou o secretário.

Desde janeiro, quando a SMDS trouxe um posto de atendimento do Programa Passe Livre para São Gonçalo, mais de 1700 idosos já receberam os cartões de gratuidade. Até o ano passado, o benefício era retirado no Terminal Rodoviário João Goulart, em Niterói.

Idosos dançam ao som da orquestra municipal na primeira edição do baile, realizado em junho.

CIEE OFERECE 60 MIL VAGAS DE ESTÁGIO

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) prevê a oferta de 60 mil vagas de estágio em todo o Brasil, entre novembro deste ano e janeiro do ano que vem, para estudantes de praticamente todos os tipos de curso. Esse volume é gerado pelo vencimento de um grande número de contratos de estágio, boa parte por conta da formatura de universitários que, assim, não podem mais estagiar. “Além disso, muitas empresas oferecem novas vagas porque efetivaram seus estagiários ou desejam renovar seu quadro”, destaca Eduardo de Oliveira, superintendente de Operações do CIEE.

Ele lembra que as novas oportunidades são baseadas na nova Lei do Estágio, nº 11.788, que completou um ano em setembro, trazendo mais segurança jurídica para as contratantes e concedendo direitos aos estagiários, como carga horária limitada a seis horas/dia e 30 horas/semana, bolsa-auxílio e auxílio-transporte. De acordo com as novas normas, o limite de tempo de estágio na mesma empresa não deve ultrapassar dois anos. Podem fazer estágio estudantes regularmente matriculados e freqüentando instituições de ensino superior, médio e técnico.

Atualização cadastral – Para aproveitar a maior oferta prevista, é importante que os interessados acessem o site www.ciee.org.br e atualizem seus dados, aumentando as chances de serem convocados para processos seletivos. Estudantes ainda não cadastrados também podem fazê-lo gratuitamente. Caso o estudante prefira, a atualização dos dados pode ser feita nas unidades e postos de atendimento do CIEE. Em diversas situações, a inclusão da informação de que o aluno avançou uma fase em seus estudos de inglês, por exemplo, pode fazer toda a diferença entre a contratação ou a rejeição de um candidato.

De acordo com Oliveira, o estágio é uma ótima forma de o estudante iniciar-se no mundo do trabalho. “Por meio dessa atividade, o jovem tem a oportunidade de aprender a prática da área que escolheu seguir. O estagiário de ensino médio, por sua vez, será beneficiado com a aquisição de posturas comportamentais e pessoais requeridas pelo ambiente corporativo, sem mencionar o contato que terá com várias áreas de atuação, o que o auxiliará na escolha da futura profissão”, completa.

Adolpho Konder prestigia posse do novo pároco do Jardim Catarina

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, participou, na noite desta segunda-feira (09/11), da cerimônia de posse do novo pároco da Igreja São José Operário, no Jardim Catarina, padre Marcelo Fróes. A missa em Ação de Graças foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, e concelebrada pelo ex-pároco Juvaldes Fernandes, e pelo novo padre. Fiéis de diversas partes do município também prestigiaram a cerimônia com demonstrações de carinho pelo padre Fróes.

O secretário Adolpho Konder fez questão de cumprimentar o novo pároco e desejar êxito em sua nova missão.

– Sabemos que é grande o desafio de administrar uma paróquia que fica no maior loteamento urbano da América Latina, com uma população de mais de 40 mil habitantes e com muitas carências. Por isso, viemos nos associar a todos os fiéis em orações pelo novo pároco. Também procuraremos trabalhar em conjunto para ajudar a diminuir as diferenças sociais no local, levando mais dignidade à população – disse o secretário.

Adolpho Konder também elogiou o trabalho desenvolvido pelo pároco anterior, enaltecendo a grande contribuição para o bem estar e a felicidade dos fiéis que sempre foi uma meta do padre Juvaldes Fernandes.