Aberto o 1º Fórum de População em Situação de Rua de São Gonçalo

Sábado, 07 de Novembro de 2009

São Gonçalo é o primeiro município do Brasil a realizar um Fórum de População em Situação de Rua com a participação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A informação foi revelada pela representante do Governo Federal, Iracema Souto, nesta sexta-feira, dia 6, na abertura do primeiro congresso na cidade que vai discutir a construção de uma rede de proteção a esses cidadãos. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, abriu o evento, que foi realizado até hoje (07/11), na Primeira Igreja Batista da Trindade.

Souto, que é a coordenadora geral de regulação das ações de Proteção Social Especial do Governo Federal, adiantou que, no dia 22 de dezembro, em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar uma norma, criando a política nacional da população em situação de rua, que vai garantir direitos a estes cidadãos.

– Os Estados e municípios serão obrigados a cumprirem o que estará estabelecido nesta norma, independente de interesses políticos. E uma política de resgate do ser humano – explica ela, que citou algumas determinações desta lei, como a criação de um centro de referência especializado para os moradores que vivem nas ruas; reestruturação de abrigos, com ambiente mais humanizado; investimento na qualificação profissional; inclusão destas pessoas nos censos, entre outros.

Para Adolpho Konder, o diferencial deste fórum, que tem o tema “Estou na rua...eu existo?”, é que os principais interessados terão voz ativa nos debates. Segundo ele, será feito um diagnóstico com o que é necessário para garantir a cidadania destas pessoas.

– Eles que irão nos pautar, dizendo qual é a maneira para mudar essa situação. Precisamos mobilizar os setores da prefeitura para realizar ações éticas e humanizadas, sem o choque de ordem – frisou o secretário.

O fundador do Movimento Nacional de População em Situação de Rua, Anderson Miranda, afirmou que não adianta somente discutir ideias. De acordo com ele, é preciso colocar as políticas publicas em prática.

– Vamos chamar a atenção do governador (Sergio Cabral) e do prefeito do Rio (Eduardo Paes) com este evento porque morador em situação de rua não é caso de polícia – criticou Miranda, se referindo os choques de ordem que são reaizados pela prefeitura daquela cidade.

Também participaram da solenidade de abertura o vice-prefeito Jorge Aranha, representando a prefeita Aparecida Panisset; a secretária municipal de Educação, Keyla Nícia; os subsecretários municipais de Desenvolvimento Social, Pedro Veiga e Edson Alves; a responsável pelo serviço Abordagem, Triagem e Acompanhamento a Pessoas em Situação de Rua, Dianne Arrais; o vereador Marlos Costa, representando a Câmara Municipal; entre outras autoridades.