ASSINADO CONVÊNIO QUE VAI OFERECER VALE SOCIAL A PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS EM SG

Sábado, 20 de março de 2010

O secretário de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, assinou na manhã desta sexta-feira (19/03) o termo de parceria com a Associação Nacional de Cardiopatas e Hipertensos (ANACH) para trazer o Vale Social para São Gonçalo. O Projeto foi criado para beneficiar pacientes que, por falta de condições de arcar com as despesas de transportes, acabam interrompendo o tratamento fora do município.

O Vale Social consiste em um, cartão com direito a 20 passagens de ida e volta, para cobrir um número médio de visitas ao médico de duas a três vezes ao mês, sobrando alguns créditos para o caso de emergências, consultas extras ou ida a farmácias para a compra dos remédios.

De acordo com o presidente da ANACH em São Gonçalo, Mário César da Costa Migre, existem muitas pessoas com doenças crônicas que necessitam do tratamento em outros municípios.

"Não temos a estatística em mãos com o número de pessoas que acabam parando o tratamento de doenças crônicas no meio do caminho por dificuldades de pagar a passagem, mas sabemos que esta é uma triste realidade. Por isso, fechamos a parceria com a SMDS para minimizar o drama desses pacientes e proporcionar condições dignas de tratamento”, disse Mário César.

O secretário Adolpho Konder afirmou que o Vale Social além de beneficiar a população de São Gonçalo com o Passe Livre, também proporcionará as informações necessárias aos pacientes sobre a doença e as formas de tratamento.

“Não podemos fechar os olhos diante das dificuldades de tantas pessoas que precisam de ajuda. Faremos de tudo para facilitar a vida desses pacientes e para ajudar com todas as informações necessárias ao tratamento”, disse Adolpho Konder.

A parceria teve como grande incentivador o secretário de Saúde, Dr. Márcio Panisset, que estava preocupado com a situação dos pacientes.

"A equipe da prefeita Aparecida Panisset está empenhada em fazer tudo o que for possível para minimizar o sofrimento das pessoas que enfrentam algum problema de saúde. Cuidar da saúde do povo é nosa missão e nossa prioridade", afirmou Márcio Panisset.

Para obter o Vale Social, o paciente deve se cadastrar nos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS) espalhados por todo município de São Gonçalo, levando os seguintes documentos: xerox da Identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do Tap e uma foto recente.

O convênio também oferecerá reuniões mensais aos usuários do Vale Social no Instituto Nacional de Cardiologia na Rua das Laranjeiras, 374 - 12°andar, RJ. Quem quiser colaborar com a ANCH, que é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, com mais de 2000 associados, pode acessar o site www.anach.com.br.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: 3262-3714.

Fotos: Reynaldo Félix.

Moradores do Jardim Catarina recebem o PAC SOCIAL neste sábado

Os moradores do Jardim Catarina serão beneficiados com o Programa PAC SOCIAL. Neste sábado (20/03), haverá uma grande caminhada, a partir das 14 horas, para lançar o programa e apresentar as atividades técnico-sociais à população. A concentração será a partir das 13 horas, no Canteiro de Obras da Delta. Já a inauguração oficial das obras de reurbanização do Jardim Catarina será no próximo sábado, dia 27/03, também a partir das 14 horas.

O PAC SOCIAL proporciona aos moradores das áreas beneficiadas com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) visitas domiciliares das equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), que cadastradam as famílias no CadÚnico e encaminham para os programas sociais, como o Bolsa Família, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), cursos profissionalizantes, geração de trabalho e renda, além educação sanitária e noções de saúde.

“Mais do que pavimentar e levar esgoto e asfalto para o Jardim Catarina, queremos promover a qualidade de vida da população como um todo. Por isso, nossas equipes vão visitar todas as famílias e conhecer suas realidades, seus problemas e necessidades. Depois, colocaremos todos os nossos programas sociais à disposição dessa gente que tanto contribui para o engrandecimento do nosso município”, disse Adolpho Konder.

O secretário de Saúde, Dr. Márcio Panisset, também receberá as demandas dos moradores e encaminhará cada caso para a devida solução, seja para os postos de saúde, vacinação, orientações de higiene e prevenção.

“Vamos revolucionar a vida dos moradores do Jardim Catarina, proporcionando atendimento médico de qualidade, esgoto, pavimentação e desenvolvimento social”, salienta o Dr. Márcio Panisset.
Justificar
O PAC está acontecendo em três bairros de São Gonçalo: Salgueiro, Jardim Catarina e Fazenda dos Mineiros. O projeto conta com a parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Caixa Econômica Federal, a Prefeitura de São Gonçalo, Secretaria de Gestão e Secretaria de Saúde. Ao todo, serão beneficiadas 10 mil famílias no Salgueiro e Fazenda dos Mineiros, além de 13.500 no Salgueiro.