Comperj vai usar água que seria jogada fora



O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) vai adotar um projeto inovador de reuso de água proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Alegria, no Rio. A novidade foi confirmada pelo governador Sérgio Cabral e pelo diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, na assinatura do contrato preliminar entre a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) e a Cedae, ontem à tarde, no Palácio Guanabara.

Além do governador e do diretor da Petrobras, participaram do evento o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, o presidente da Cedae, Wagner Victer e o presidente do Comperj, Nilo Vieira.

Ganho Ambiental - O reuso da água servirá para os processos de geração de vapor e resfriamento de caldeiras, entre outras operações no Comperj. Segundo a Petrobras, a vazão da água será de 1,5 mil litros por segundo. Esta quantidade é suficiente para abastecer uma cidade com uma população em torno de 500 mil habitantes como Niterói, por exemplo.

“O ganho ambiental é notável, pois, no processo industrial, o Comperj não vai usar um litro de água potável que seria utilizado para consumo humano. É um negócio fabuloso, que não existe em nenhum projeto hoje no Brasil”, declarou Paulo Roberto Costa.

Unidade - Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria, o governo estadual vai construir uma unidade de tratamento que vai produzir a água industrial para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. A água será transportada do bairro do Caju para Itaboraí através de um duto submarino na Baía de Guanabara.

Comperj - Principal empreendimento da Petrobras, o Comperj tem previsão de entrar em funcionamento no final de 2013. A expectativa é de que o polo beneficie, inicialmente, 165 mil barris de petróleo diariamente.

Fonte: O São Gonçalo