São Gonçalo segue firme no combate a dengue


                                                                                                        
Está em pleno vapor a campanha de prevenção e conscientização contra a dengue organizada pela Prefeitura de São Gonçalo. A campanha 'São Gonçalo Unido contra a Dengue' começou no dia 8 de outubro, percorrendo todas as ruas do bairro Trindade – o segundo mais populoso do município. Nos fins de semanas posteriores, o 'Comitê Municipal de Combate a Dengue', que envolve a Secretaria de Saúde em parceria com todas as demais pastas da Prefeitura, e que conta com mais de 400 funcionários, incluindo agentes da Vigilância Ambiental, já percorreu os bairros Porto Novo, Engenho do Roçado e Boa vista.
Como o objetivo é erradicar a ameaça de epidemia da doença, esta ação vai seguir firme e forte até abril do ano que vem. Durante as mobilizações, os agentes distribuem panfletos educativos, conversam com a população sobre os perigos da doença, limpam terrenos baldios e colocam larvicida nos quintais das casas.
"Ações como esta conscientizam e sensibilizam ainda mais o cidadão a ter um cuidado maior para evitar a proliferação da dengue. Além disso, aproxima ainda mais o poder público da população, que passa a ser também um agente responsável no combate ao mosquito", disse o secretário de Saúde de São Gonçalo, Márcio Panisset.
O roteiro da mobilização é pautado pelos bairros que apresentam maior número de casos de dengue, registrados por meio do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira).
Para a dona de casa Maria da Glória Rivelli, de 63 anos, essa iniciativa da administração pública é muito importante, porque vidas serão salvas. “Muitas pessoas têm morrido por não cuidarem das caixas d`água, deixando-as abertas e sujas, além de garrafas plásticas e de vidros destampados. Esse trabalho que a Prefeitura está realizando vai salvar muitas vidas”, declarou do Maria da Glória.

Pronto-Socorro de Alcântara está sendo reformado também para atender a demanda

Para dar suporte também à possibilidade de epidemia da dengue, o Pronto-Socorro de Alcântara está em fase final de reforma. Estima-se que a nova unidade, que vem reforçar a posição do município como referência em saúde da Região Metropolitana II, receba cerca de 600 pacientes por dia. Uma ala especial de combate a dengue será criada na unidade.
O Executivo está acompanhando de perto as instalações, que nada preservam da antiga estrutura. “Esta unidade é ainda maior do que o Pronto-Socorro Central e representa mais uma estratégia de cuidado com a saúde do gonçalense”, disse a prefeita Aparecida Panisset.
O Pronto-Socorro realizará procedimentos de clínica médica, acolhimento e cirurgia geral, além dos atendimentos de emergência cirúrgica, ortopédica, odontológica, bucomaxilofacial e psiquiátrica.
Inclusive, o Pronto-Socorro de Alcântara fica numa área estratégia, o que vai facilitar um atendimento mais ágil aos gonçalenses: “Esta unidade ficará entre as UPA’S de Santa Luzia e Colubandê”, afirmou o secretário de Saúde Márcio Panisset.
A unidade contará também com uma farmácia especial que fornecerá, gratuitamente, remédios de custo elevado como anticancerígenos, renais crônicos e cardiológicos. A ideia é fazer a distribuição dos medicamentos nas cerca de três mil consultas mensais previstas.
Márcio Panisset explicou que a infraestrutura do local está sendo preparada para proporcionar um atendimento dinâmico. “O paciente não pode ficar esperando do lado de fora. As pessoas querem aguardar olhando para o médico, assim, se sentem mais seguras. Estamos praticamente começando do zero porque queremos fazer o melhor para o povo”, enfatizou o secretário.