Aluguel social é renovado e 164 famílias vítimas das chuvas ganharão apartamentos no Bela Vida 1

Os gonçalenses que perderam suas casas nas chuvas de abril de 2010 continuarão a receber o aluguel social por mais um ano. Na manhã desta quinta-feira (05/01), a prefeita Aparecida Panisset e o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Rodrigo Neves, assinaram o Termo de Cooperação Técnica prorrogando o pagamento do benefício em São Gonçalo.
Durante o encontro, o secretário e a prefeita também anunciaram a entrega, ainda este mês, de 164 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, que serão completamente financiadas pelo Estado, após um pedido da chefe do executivo gonçalense ao governador Sérgio Cabral, por intermédio de Rodrigo Neves. Os imóveis ainda serão mobiliados com kit linha branca, que reúne fogão, geladeira, cama de casal, cama de solteiro e colchões.
Outras 200 residências ficarão prontas até março. Entre outros critérios, a liberação das moradias definitivas reduz o número de auxílios pagos, passando de 1.200 para 750 famílias.
"Além de muito comprometimento, as ações integradas entre Estado e Município têm sido sensíveis a ponto de alcançar a população vítima de desastres naturais, devolvendo a dignidade e gerando possibilidade de recomeço. Se não pudéssemos contar com o aluguel social a situação seria mais complicada", ressaltou Aparecida Panisset ao agradecer a atenção de Rodrigo Neves com São Gonçalo.
As informações referentes às famílias do aluguel social foram integradas ao CadÚnico, do Governo Federal, por meio de programa desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ), Caixa Econômica Federal e equipe de Tecnologia da Informação da SEASDH. Os dados funcionaram como um pré-cadastro para o Programa Minha Casa, Minha Vida, o que possibilitou a migração das famílias para os programas de moradias definitivas.
"São Gonçalo, em parceria com o Estado, tem realizado um trabalho muito consistente em diversas frentes sociais. A cidade segue se destacando nos desafios na luta pela superação da pobreza e na consolidação da rede de Assistência Social. Por isso, foi escolhido como município piloto do Renda Melhor e registra a imersão de mais de 100 mil pessoas, integrantes de cerca de 26 mil famílias gonçalenses, do estado de pobreza extrema", enfatizou Rodrigo Neves.
O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Pedro Veiga, destacou que o dia de hoje é resultado da seriedade com que o Governo do Estado e a Prefeitura enfrentaram e conduziram os acontecimentos e soluções provenientes da tragédia de 2010. "Recebemos a renovação do benefício com alegria, mas também com a certeza de que é um auxílio transitório no caminho para a solução definitiva da questão habitacional dessas famílias", disse Pedro Veiga.

fonte: jornal O Fluminense