Adolpho Konder é o único candidato a assinar cartilha do Regional Leste Um da CNBB com orientações sobre as eleições

Sábado, 25 de setembro de 2010

O candidato a deputado federal Adolpho Konder (2525) tomou a iniciativa de se comprometer publicamente com os valores cristãos e de defesa da família defendidos pela Igreja. Ele assinou a Cartilha com Orientações sobre as Eleições elaborada pelos bispos do Regional Leste 1 da CNBB.

Para Adolpho Konder, este será um importante instrumento em sua caminhada como parlamentar além de uma forma dos eleitores acompanharem sua coerência e poderem cobrar o cumprimento das metas.

O candidato a deputado federal registra este ato em seu site e blog para ratificar sua decisão. Ele também enviará mensagem ao arcebispo de Niterói, dom Alano Maria Penna, e ao auxiliar, Dom Roberto Ferreria Paz,l comunicando sobre a iniciativa.

Veja a seguir, as orientações e critérios para as próximas eleições, que constam da cartilha preparada pelo Regional Leste 1 da CNBB

ORIENTAÇÕES E CRITÉRIOS PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

O Brasil está vivendo um momento peculiar – oportunidades e dificuldades – na sua história. De um lado, por seu crescimento interno e pelo seu destaque no cenário internacional, por outro pela continuidade de desigualdades sociais perversas, e pela corrupção que corrói e abrange todas as estruturas e instituições, prejudicando seriamente a credibilidade da classe política.

A Igreja, comprometida com o bem comum e a defesa irrestrita da dignidade e dos direitos humanos, apóia as iniciativas que contribuam para garanti-los a todos e denuncia distorções inaceitáveis presentes em vários programas, que como veremos ferem os princípios que norteiam a doutrina social cristã. O que está em jogo é uma visão da pessoa humana e da sociedade, solidária com a dignidade de todos, a favor da vida e aberta ao transcendente.

Para iluminar este processo eleitoral, a comunidade eclesial – que pela sua universalidade não pode se identificar com interesses particulares, partidários ou de determinado candidato/a – busca oferecer critérios de escolha e discernimento para as pessoas de boa vontade e cidadãos responsáveis. Também deseja que sejam votados candidatos coerentes com a defesa dos princípios éticos e cristãos.

Em consonância com estes mesmos princípios apresentamos as seguintes orientações e critérios:

Antes de tudo, é necessário “valorizar o voto” que decide a vida pública do nosso País e dos nossos Estados nos próximos anos. O meu voto é precioso! Não se compra! Nele se manifesta a minha liberdade e a minha decisão. Recentemente obtivemos a vitória do projeto de lei denominado “Ficha Limpa” que por decisão do TSE se aplicará nestas eleições. Cabe agora vigiar e cuidar para eliminar do pleito aqueles candidatos corruptos que contaminam o cenário político e destroem a democracia.

1. O primeiro critério para votar em um candidato é a defesa da dignidade da Pessoa Humana e da Vida em todas as suas manifestações, desde a sua concepção até o seu fim natural com a morte. Rejeitamos veementemente toda forma de violência, bem como qualquer tipo de aborto, de exploração e mercado de menores, de eutanásia e qualquer forma de manipulação genética.

2. O segundo critério é a defesa da Família na qual a pessoa cresce e se realiza. Por isso devem ser votados aqueles candidatos que incentivam, com propostas concretas, o desenvolvimento da família segundo o plano de Deus. Opõem-se ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, à adoção de crianças por casais homoafetivos, à legalização da prostituição, das drogas e ao tráfico de mulheres.

3. O terceiro critério é a liberdade de Educação pela qual os pais têm o direito de educar os filhos segundo a visão de vida que eles julguem mais adequada. Isso comporta uma luta pela qualidade da escola pública e pela defesa da escola particular, defendendo o ensino religioso confessional e plural, de acordo com o princípio constitucional da liberdade religiosa, reconhecido também no recente Acordo entre Brasil e Santa Sé.

4. O quarto critério é o princípio da solidariedade, segundo o qual o Estado e as famílias devem ter uma particular atenção preferencial pelos pobres, àqueles que são excluídos e marginalizados. Deve-se garantir uma cidadania plena para todos/as, assegurando o pleno exercício dos direitos sociais: trabalho, moradia, saúde, educação e segurança.

5. O quinto critério é o princípio de subsidiariedade, ou seja, haja autonomia e ação direta participativa dos grupos, associações e famílias fazendo o que podem realizar, sem interferências ou intromissões do Estado. Este deve apoiar e subsidiar, nunca abafar ou sufocar as liberdades e a criatividade das pessoas. Assim elas poderão exercer uma cidadania ativa e gestora.

6. Enfim, diante de uma situação de violência generalizada, os candidatos devem, de forma concreta e decidida, comprometer-se na construção de uma Cultura da Paz em todos os níveis, particularmente na educação e na defesa da infância e da adolescência.

Do ponto de vista prático nas paróquias e em nossas associações e movimentos, se dê grande importância a este momento eleitoral e se realizem debates sempre com vários candidatos de vários partidos, em vista da realização do bem comum. Durante os eventos promovidos pela diocese ou pelas paróquias nunca devem aparecer faixas, cartazes ou outro tipo de sinais que identifiquem e apóiem os candidatos.

O trabalho político, ao qual todos somos chamados, cada um segundo a sua maneira de ser, é uma forma de mostrar a incidência do Evangelho na vida concreta, visando à construção de uma sociedade justa, fraterna e equitativa. Em conseqüência haverá uma esperança real para tantas pessoas céticas, desnorteadas e confusas com a política atual. É uma grande oportunidade que os católicos e todas as pessoas de boa vontade não podem perder.

Petrobrás

Incubadora Afro Brasileira recebe inscrições para processo seletivo
São 293 vagas para incubação de negócios

Microempresários e empreendedores do Rio de Janeiro e Região Metropolitana dos setores de comércio e serviços podem inscrever, até 11 de outubro, iniciativas que necessitem de consultoria. São oferecidas 293 vagas. Por até um ano, os negócios selecionados contarão gratuitamente com consultores em administração, marketing, recuperação de crédito, contabilidade, entre outras, com o objetivo de desenvolvimento de um plano de negócio, que orientará a ampliação do empreendimento. A Petrobras patrocina o projeto desde 2004, por meio do programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Atualmente, a Incubadora Afro Brasileira apoia 132 negócios selecionados no primeiro processo seletivo, realizado no primeiro semestre, além de outros 900, em mais de 20 cidades na Região Metropolitana do Rio, que fazem parte da pós-incubação. A Incubadora é a primeira no setor de negócios com viés étnico do Brasil e tem como objetivo desenvolver o protagonismo econômico da população negra.

Além da sede, localizada a Rua Senador Pompeu, 75, no Centro, os empreendedores podem fazer a inscrição em postos volantes que percorrerão todo o Rio de Janeiro. O roteiro será informado pelo telefone.

Locais:
- Sede da Incubadora Afro Brasileira (Rua Senador Pompeu, 75 – Centro – Rio de Janeiro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 13h.
- Espaço Cultural Sylvio Monteiro (Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro – Nova Iguaçu), de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h.

Para obter mais informações sobre a Incubadora Afro Brasileira ou sobre o edital público de seleção de empreendimentos, acesse: www.ia.org.br ou entre em contato, pelo tel. (21) 2223-2848.


Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312
Plantão: 55 (21) 9921-1048 e 9985-9623
Fax: 55 (21) 3224-3251
imprensa@petrobras.com.br

Fonte: Petrobrás