Site ajuda pessoas com deficiência a encontrar emprego

Domingo, 19 de julho de 2009.

Foi lançado, no final de junho, o site www.selursocial.org.br, concebido para eliminar barreiras comuns que impedem o acesso de cegos e deficientes físicos às páginas da web. A iniciativa é do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo [Selur] e foi desenvolvida pela Rede Saci (Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação para pessoas com deficiência). A proposta é que o ambiente se torne uma ponte entre pessoas com deficiência que procuram um emprego e as empresas que buscam profissionais com deficiência para fazer parte de suas equipes e assim cumprir as exigências da Lei 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas. O principal diferencial desta ferramenta é permitir que pessoas com deficiência possam navegar em suas páginas sem necessidade de ajuda de terceiros.

Finep destina R$ 3 milhões para incentivar tecnologias sociais

Estão abertas, até 10 de setembro, as inscrições para a 12ª edição do Prêmio Finep de Inovação, que este ano vai destinar R$ 3 milhões para tecnologias sociais. A idéia é premiar experiências inovadoras implementadas nos últimos três anos. Podem participar instituições de ciência e tecnologia, públicas ou privadas, que realizaram projetos isolados ou em parceria com ONGs, cooperativas e entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos. A primeira etapa será regional e os primeiros colocados concorrerão ao prêmio nacional. Os recursos serão concedidos em forma de financiamento não reembolsáveis. Todas as informações sobre o edital estão em www.finep.gov.br/premio.

São Paulo sedia congresso internacional sobre desenvolvimento sustentável

Será realizado, de 4 a 6 de agosto, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo [PUC/SP], o 3º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável, que vai abordar a sustentabilidade na prática: tendências globais, inovações, educação e oportunidade de negócios. O encontro, que terá o apoio da Organização das Nações Unidas [ONU] por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura [UNESCO] e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente [PNUMA], contará com a participação de especialistas que vão falar sobre o trabalho que vem realizando para ajudar a equilibrar o planeta. Mais informações estão em www.sustentavel.org.br.

Campanha em defesa pela vida

Terá início no dia 23 de julho a Campanha em Defesa da Vida, que este ano será focada em dois atos. No dia 23, das 10h às 18h, será realizada a Conferência Livre da infância e Juventude sobre Segurança Pública "em Memória Candelária", no auditório da OAB-RJ (Rua Marechal Câmara, 35, 9º andar, Castelo). As inscrições devem ser feitas pelo e-mail juventude.conferencialivre@gmail.com, informando nome, idade, escolaridade, endereço completo e e-mail alternativo, ou com Eliane Pimenta, do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, pelo telefone (21) 2333-0182. No dia 24, a partir das 9h, haverá uma Caminhada em Defesa da Vida. A concentração será em frente à Igreja da Candelária.

Inscrições abertas para o IX Colóquio Internacional de Direitos Humanos

Estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para o IX Colóquio Internacional de Direitos Humanos, que acontecerá em São Paulo (SP), de 8 a 14 de novembro. O tema será “Uma avaliação do Sistema Global de Direitos Humanos sob a Perspectiva do Hemisfério Sul: Estratégias Comuns e Propostas de Reforma” e o objetivo é reunir um grupo de jovens ativistas e acadêmicos para avaliar coletivamente a eficiência do sistema global de direitos humanos sob a perspectiva do hemisfério sul.

O IX Colóquio servirá também como oportunidade de reunir um grupo de ex-alunos cuja principal função será fortalecer a colaboração entre as diferentes gerações de ex-participantes do Colóquio, avaliar os resultados das oito edições anteriores do evento e ajudar a definir o formato e o conteúdo das edições de 2010 e 2011. Excepcionalmente em 2009, a seleção dos participantes estará focada exclusivamente em ativistas que tenham participado em edições anteriores ao encontro e que, durante todos estes anos, tenham demonstrado interesse e iniciativa de continuar trabalhando em colaboração com outros ativistas do hemisfério sul.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.conectas.org/coloquio onde também é possível encontrar informações sobre bolsas parciais e integrais. Um número limitado de bolsas parciais e integrais está disponível.

Fórum de Governança Social

dia 28/07/09. Faça sua inscrição. Vagas limitadas!