Moradores do Estado do Rio terão luz mais barata

A Ampla anunciou uma redução de 2,82% no preço da energia elétrica para consumidores residenciais a partir deste mês de agosto. Com a medida, cerca de 2,5 milhões de clientes em 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro serão beneficiados.

A redução do preço deve-se ao fim da cobrança da Recomposição Tarifária Extraordinária (RTE). A taxa foi instituída em 2002 para repor as perdas decorrentes do racionamento de energia, que durou entre junho de 2001 e fevereiro de 2002.

Segundo a Ampla, neste primeiro mês, os consumidores terão um desconto proporcional que vai variar de acordo com o fechamento de suas contas. Por exemplo, se um cliente tiver a data de leitura do consumo no dia 20 de agosto, a redução será relativa aos 20 dias de consumo. Na próxima conta, o desconto será integral.

Os consumidores que pagam a “Tarifa Baixa Renda” não terão a redução, já que eles não pagavam a RTE. Já para as classes comercial, industrial, poder público e serviços públicos, a diminuição será ainda maior, de 7,32%.