São Gonçalo inaugura mais um Centro de Referência da Assistência Social

Sábado, 29 de agosto de 2009

O secretário municipal de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, inaugurou nesta quinta-feira (27/08), com a presença da prefeita Aparecida Panisset e da secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Neves. Esta é a 11ª unidade do município. Na ocasião, também foi assinado um convênio onde o Governo Estadual repassou uma verba de R$ 686.250 para a prefeitura investir nos programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

Além destes investimentos, 6 mil roupas – apreendidas em operações da Receita Federal e doadas para o Estado repassar aos 92 municípios fluminenses – foram entregues aos adultos dos Cras e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), projetos da SMDS. Ainda foram contempladas pessoas que moram no Abrigo Santa Rita de Cássia, Albergue da Misericórdia e Lar Samaritano.


– Este será um espaço de convivência das famílias, que terão acesso a computadores e biblioteca. Essas pessoas também terão apoio de uma equipe técnica formada por psicólogos e assistentes sociais, que vão identificar as suas necessidades e inseri-las em atividades coletivas – destacou Konder, acrescentando que os Cras têm capacidade para atender 1000 famílias por ano.


O novo pólo vai atender às famílias do Camarão, Covanca, Gradim, Mangueira, Neves, Parada 40, Paraíso, Patronato, Porto da Madama, Porto da Pedra, Porto Novo, Porto Velho e Vila Lage.

Emocionada, a prefeita agradeceu a parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e destacou o trabalho de Konder à frente da SMDS. Segundo ela, São Gonçalo está sendo reconstruido a partir dos programas sociais.


– Estamos recuperando a auto-estima de nossos gonçalenses. Fiquei muito feliz em ver a alegria dessas crianças – afirmou Panisset, se referindo as apresentações do Coral do Peti Vila Lage e de street dance, do pólo Jardim Catarina. A prefeita informou ainda que, será aberta uma unidade do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) e do Programa Saúde da Família (PSF), no Ciep Municipalizado 437 Chanceler Willy Brandt, localizado na Rua da Feira, s/n, onde foi inaugurado o Cras.


Benedita da Silva ressaltou que o convênio assinado nesta quinta-feira vai beneficiar um maior número de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Feliz com a apresentação do Coral do Peti, a representante do governo estadual disse que vai “roubar” a música para colocar nos eventos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.


– Iniciativas de sucesso como essa, mostram que o governo estadual, assim como o federal e municipal estão no caminho certo. E o meu papel é conseguir recursos para ampliar e melhorar ainda mais todos os Programas de Proteção Social – frisou.