Vista Alegre recebe ação de Combate à Dengue

                                                                                                        
O bairro de Vista Alegre, em São Gonçalo, recebeu neste fim de semana, equipes da ação de combate à dengue da Prefeitura de São Gonçalo. Cerca de 4.600 casas foram visitadas, onde os agentes mata-mosquitos e voluntários procuravam por possíveis focos, colocavam capas nas caixas d'água abertas e orientavam a população sobre como evitar a proliferação do mosquito.
O local da ação foi escolhido através do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Lira), que mostra os locais onde o índice de infestação do mosquito ainda é alto.
"As ações estão sendo pontuais. Queremos evitar que a epidemia de dengue chegue ao nosso município e estamos fazendo um bloqueio no limite dos municípios em Niterói e Itaboraí", explica Subsecretária de Combate à Dengue, Dra. Eulália Cristina.
Mais de 100 testes de glicose foram realizados na ação e o odontomóvel esteve no local para realizar aplicação de flúor em crianças. Morador do bairro há 23 anos, o Sr. Antônio Bezerra disse que essa foi a primeira ação de cidadania que viu no bairro.
"Espero que a população se conscientize e aproveite essa oportunidade para aprender que devemos cuidar da nossa casa para que ela não vire criadouro do mosquito", afirma o aposentado.
O disque-dengue de São Gonçalo funciona no número 0800-0226806 e o atendimento é das 8 às 17 horas.
fonte: página oficial PMSG

Escolas municipais contam com programa de prevenção às drogas


                                            
Alunos de 13 escolas, entre municipais e estaduais, participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e receberam, na tarde desta quinta-feira (08/12), o certificado de conclusão referente ao segundo semestre de 2011, no Clube Tamoio. O programa é uma realização da Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ).
O Proerd consiste num esforço cooperativo entre PM, escola e família para prevenir o abuso de drogas e a prática de violência. Trata-se de um plano de estudos, elaborado em lições didáticas que são aplicadas ao longo de um semestre letivo, por intermédio de encontros uma vez por semana nas escolas. O público-alvo compreende estudantes de 9 a 11 anos de idade, faixa etária apontada em várias estatísticas como ponto de partida para o abuso de drogas.
De acordo com a secretária de Educação de São Gonçalo, Keyla Nícia de Carvalho, o programa contribui significativamente para promover uma mudança na relação entre a sociedade e a Polícia Militar. "Essa é uma parceria feliz e toda ação que trabalha o tema da violência e do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas é de extrema importância, além de ser um estímulo para a melhora automática na qualidade de vida. Atrelado a isso, o apoio dos pais garante a eficiência do trabalho e a propagação do conhecimento adquirido no programa", disse a secretária.
Antes do programa iniciar, um oficial da PM se reúne com docentes e pais de alunos para colocá-los a par do trabalho em sala de aula. Os policiais atuam fardados, na presença do professor responsável pela turma. Eles aplicam exercícios, trabalho em grupo e debates numa linguagem simples e direta. "O objetivo é valorizar o jovem e mostrar opções além de esclarecer os efeitos sociais e físicos do uso de drogas. As crianças são as protagonistas de todo esse processo e atuam como multiplicadores", explicou a coordenadora estadual do Proerd, a major Patrícia Serra.
Além dessas atividades, o aluno tem oportunidade de fazer qualquer pergunta relacionada aos temas discutidos em sala, sem precisar se identificar. O oficial apresenta uma caixa onde aqueles que têm dúvida devem depositar somente o questionamento. Ao término de cada aula, são sorteadas de duas a três perguntas para serem respondidas.
Entre os estudantes, a menina Raquel Carvalho Barroso, 10 anos, aluna da Escola Municipal Albertina Campos, no bairro Mutuá, contava empolgada que gostou de tudo que descobriu no programa. "Aprendi que toda atitude tem uma consequência".
Apesar de a prevenção às drogas ser o ponto principal do programa, também são colocados em pauta temas como segurança do aluno dentro e fora de casa, pedofilia, violência doméstica, bullying e atenção às companhias.

fonte: página oficial PMSG

Prefeitura inaugura CEOM Patrícia Acioli no Jardim Catarina


                                                                            
Após 14 anos do início das atividades do Centro Especial de Orientação à Mulher (CEOM) Zuzu Angel, no bairro Vila Lage, foi a vez do Jardim Catarina ganhar o seu centro de atendimento às mulheres. Nesta quinta-feira (08/12), Dia da Justiça, o CEOM Patrícia Acioli foi inaugurado pela Prefeitura de São Gonçalo, com a presença da família da juíza e a expectativa de atender mais de 70 mil mulheres no maior loteamento da América Latina.
Durante o evento, a prefeita Aparecida Panisset falou dos esforços para construir um município diferente para a população feminina.
"A inauguração do CEOM Patrícia Acioli, além de ser uma justa homenagem à juíza que se dedicou à luta pela causa dos desfavorecidos, é o marco de uma gestão comprometida com a implantação de políticas públicas que zelam pelo interesse e bem-estar das mulheres gonçalenses", disse Aparecida Panisset.
Patrícia Lourival Acioli foi titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, desde 1999 até a sua morte, em agosto deste ano. "Escolhemos este dia para inaugurar o CEOM por ser o Dia da Justiça e nada mais apropriado do que lembrar de uma pessoa que foi impecável em toda a sua magistratura. Vamos fomentar integridade e solidariedade neste espaço, para fazer jus à juíza Patrícia Acioli", falou Regina Célia Vieira, secretária de Integração e Políticas para Mulheres.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, destacou que esse é mais um dos investimentos que o Jardim Catarina tem recebido do governo municipal. "As mulheres têm ganhado cada vez mais representatividade na sociedade, uma instituição como essa é um exemplo de força e superação da classe feminina", declarou Adolpho Konder.
Visivelmente emocionados, em especial Marli Acioli, mãe de Patrícia, os familiares da juíza chegaram cedo para conhecer o local e entender a importância do trabalho do CEOM.
"Senti neste espaço um lugar aconchegante e acolhedor, parece uma casa mesmo. Fiquei muito feliz pela homenagem que vocês estão prestando à minha irmã. Vejo aqui a continuidade do trabalho de Patrícia em prol do direito à justiça. De todas as homenagens que eu fui, esta teve maior representação", discursou Márcia Acioli, irmã de Patrícia Acioli.
fonte: página oficial PMSG

São Gonçalo na briga pelo Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

                                                                                                        
São Gonçalo tem crescido a passos largos e todas as recentes transformações contribuíram para que o município fosse selecionado entre os 20 finalistas da etapa fluminense da VII edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. "Foi através de muito esforço e trabalho diário que conseguimos mudar a cara de São Gonçalo. Depois da adesão à Lei do Microempreendedor Individual, em setembro de 2010, o que possibilitou a desburocratização dos procedimentos de legalização, já formalizamos mais de 10 mil comerciantes e isso vai contribuir para o aquecimento e circulação da economia local", comemora a prefeita Aparecida Panisset.
Dos 65 projetos inscritos, 20 estão na lista para concorrer ao prêmio de melhor projeto estadual, previsto para acontecer no primeiro quadrimestre de 2012, e os sete destaques temáticos também serão premiados. Entre eles estão: Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais; Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual; Crédito e Capitalização; Lei Geral Municipal; Médios e Grandes Municípios e os dois novos destaques desta edição - Promoção do Desenvolvimento Rural e Planejamento e Gestão Pública.
Os vencedores (primeiro lugar na categoria Melhor Projeto e nos Destaques Temáticos) vão receber troféu e bolsas de estudo do Empretec – capacitação em empreendedorismo com metodologia desenvolvida pela ONU e ministrada com exclusividade pelo Sebrae.
Os ganhadores também participarão de missão técnica internacional para troca de experiências e conhecimento de boas práticas em gestão pública e concorrerão à etapa nacional do prêmio, disputando com prefeitos de outras cidades brasileiras. Além disso, os finalistas receberão um selo que atesta a posição do finalista estadual e terão seu projeto publicado no livro "Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor".
"Desde 2005, a Prefeitura passou a apresentar uma constante e contínua arrecadação crescente. Por isso, as empresas e a população estão confiando na administração pública, o que gera investimento nas áreas social, educação, saúde e infraestrutura", enfatiza Adolpho Konder, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

fonte: página oficial PMSG

Alcântara acendeu luzes de árvore de Natal

A prefeitura de São Gonçalo inovou, esse ano, montando árvores de Natal com nove metros de altura nas praças da cidade e realizando inauguração com apresentação de coral e teatro. Na noite de ontem, Alcântara teve a sua árvore acesa. Hoje, às 20h, é a vez de Trindade, mas as praças de Barro Vermelho, Rocha e Gradim já receberam o evento chamado de “Luzes de Natal”, que também contou com a presença de Papai Noel e distribuição de presentes.
A Praça do Barro Vermelho serviu como palco para o início das comemorações de Natal na última sexta-feira. As árvores de nove metros que estão em cinco praças da cidade ganharam, além de enfeites, uma iluminação especial para atrair os olhares atentos de quem passar pelo local e, assim, compor o espírito natalino.
O evento também contou com a apresentação do Coral Infantil da Secretaria Municipal de Educação e banda de música da Escola Municipal Aurelina Dias Cavalcanti, que encantou o público com sua performance e preparou os corações para a chegada da pessoa mais esperada da noite – Papai Noel, que não decepcionou. Ele chegou com muita alegria e brinquedos para a garotada, que aguardava ansiosa por ele.
Quem prestigiou a festa participou de momentos de muita emoção, como a contagem regressiva para que as luzes da árvore de Natal fossem acesas e a queima de fogos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, representando a prefeita Aparecida Panisset, levou uma mensagem, destacando a importância do nascimento de Jesus para a humanidade. “O maior ensinamento que Jesus deixou é amar ao próximo como a nós mesmos. E que esse mandamento possa se fazer presente em nossas vidas, sempre. O meu desejo é que São Gonçalo continue crescendo e se desenvolvendo para que o nosso povo tenha dias melhores. Deus abençoe a todos e um Feliz Natal”, desejou Adolpho.

fonte: Jornal O São Gonçalo

Prefeita de São Gonçalo homenageada no Rio

A prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset (PDT), foi a principal homenageada, segunda-feira (12) à tarde, durante a reunião do Conselho Empresarial de Segurança Pública, Ética e Cidadania da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Panisset recebeu um certificado por seus trabalhos prestados ao longo dos sete anos à frente do município.

Em seu discurso, a chefe do Executivo fez um balanço do seu governo para os presentes e enalteceu o crescimento da cidade nos últimos anos.
“Este é um momento em que a cidade está melhor. Há sete anos nós tínhamos um município largado. Mas com muito trabalho e ajuda nós conseguimos transformar a realidade da cidade. Foram seis mil ruas asfaltadas num município que tem a pior renda per capita do estado e a terceira pior do país. Um reconhecimento como este é fruto do trabalho que muda o lado social da cidade”, discursou emocionada.
Panisset ainda aproveitou a oportunidade para sobre o crescimento da cidade com relação o número de empresas que se instalaram na cidade nos últimos anos.
‘“São Gonçalo já foi a Manchester Fluminense’ e perdeu tudo. Hoje nós estamos retomando isso com 14 empresas. Um dos responsáveis por isso é o nosso secretário de Desenvolvimento Econômico, Adolpho Konder, que vem trabalhando forte na cidade”, afirmou a prefeita.
O vice-presidente da ACRJ, Francisco Horta, disse que a homenagem a prefeita Aparecida Panisset foi motivada pelos seus serviços prestados ao município. Segundo ele, a pedetista está mudando a ‘cara’ da cidade.
“Não é fácil ser prefeita de uma cidade como São Gonçalo, ter sido reeleita, e contar com tanto carisma é digno de homenagens em nosso conselho”, afirmou Horta.
Além da prefeita de São Gonçalo, o coronel Afonso Henrique Ignácio Pedrosa, comandante do Forte de Copacabana e Diretor Museu Histórico do Exército, também foi homenageado pelo ACRJ.

fonte: Jornal O São Gonçalo

São Gonçalo e Sebrae assinam convênio

A Prefeitura de São Gonçalo e o Sebrae fecharam uma parceria que vai levar o empreendedorismo individual para as escolas da cidade. Ontem à tarde, a prefeita Aparecida Panisset (PDT) e o gerente regional da entidade, Américo Diniz, assinaram um convêncio de cooperação técnica, durante evento no Centro Cultural Joaquim Lavoura, o Lavourão, na Estrela do Norte.
Além do convênio, a prefeita e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adolpho Konder, apresentaram uma van, que percorrerá a cidade para ajudar os gonçalenses que desejarem ‘formalizar’ seus pequenos empreendimentos.
“Nosso principal objetivo nesse município é gerar oportunidades para todas as classes. É o que temos feito durante esses sete anos de governo e pretendo fazer mais”, declarou Panisset.
Convênio - De acordo com Adolpho Konder, o Sebrae vai capacitar 30 professores, que ensinarão os conceitos do empreendedorismo individual para os alunos das escolas municipais através do ‘Programa Jovens Empreendedores Primeiro Passo’.
“É fundamental que os estudantes tenham as noções básicas do empreendedorismo. Isso permitirá que tenham um ‘leque’ amplo de oportunidades no futuro”, comentou Konder.
Van - Sobre a van que percorrerá todos os bairros de São Gonçalo para ajudar os microempresário a formalizarem os seus empreendimentos, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico disse que o veículo é uma espécie de ‘Empresa Bacana’ (programa para auxiliar os empreendedores individuais a obterem os seus alvarás de funcionamento) móvel. Segundo Adolpho Konder, a van vai começar a circular a partir da próxima terça-feira, dia 20. O local escolhido foi a sede do programa ‘Bolsa Família’, localizada no Morro Menino de Deus, Centro.
“A expectativa é que a van consiga emitir de 30 a 40 alvarás por dia”, projetou.

fonte: jornal O São Gonçalo