Secretaria de Desenvolvimento Social prepara gonçalenses para o mercado de trabalho

Quinta-feira, 23 de julho de 2009

“Realizei um sonho. Agora estou preparado para o mercado de trabalho”. A afirmação do ex-morador de rua Francisco Dias da Silva, de 57 anos, que fez o curso de panificação, é o sentimento das outras 299 pessoas que lotaram nesta quarta-feira, dia 22, o auditório do anexo da Prefeitura de São Gonçalo, em Alcântara, para receber os certificados de conclusão dos cursos de iniciação profissional, que foram realizados nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, e o vice-prefeito, Jorge Aranha, que representou a prefeita Aparecida Panisset, entregaram os certificados.

Konder parabenizou os professores, destacou o empenho de todos os alunos, que agora estão qualificados para disputarem as vagas do mercado de trabalho e ficou muito feliz ao saber que alguns já estão gerando renda com o que aprenderam nos cursos.

– Hoje (quarta-feira) é um dia de muita felicidade para todos que estão envolvidos neste projeto.

É mais um passo para garantir a inclusão de todos na sociedade – disse.

O secretário ressaltou ainda as oportunidades que serão geradas na cidade com a abertura do Complexo Petroquímico da Petrobras, que será instalado em Itaboraí. Segundo ele, o maior desafio do município é qualificar os moradores da cidade para disputarem as vagas na refinaria.

– Serão abertas 220 mil vagas diretas e indiretas. Com estes certificados, vocês poderão incluir estas qualificações nos currículos e se candidatarem às vagas na refinaria – frisou.

De acordo com o vice-prefeito Jorge Aranha, Konder conseguiu atingir o objetivo da prefeita que é aproximar a população da Prefeitura.

– Estou feliz pelas oportunidades que estão sendo criadas com estes cursos. Temos uma secretaria voltada para o desenvolvimento social de São Gonçalo – reiterou Aranha.

A coordenadora do projeto, Tânia Lessa, que apresentou um vídeo com as ações desenvolvidas durante os cursos, disse que a meta foi alcançada.

– Estou muito feliz pelos alunos que estão trabalhando, pelos que terão oportunidades e por aqueles que estão utilizando os ensinamentos para gerar renda. Estamos promovendo a autosustentabilidade dessas pessoas em situação de vulnerabilidade social – destacou Tânia, que também agradeceu ao apoio e dedicação dos professores.

Cursos abrem portas no mercado de trabalho

Aluna do curso de telemarketing, Pollyana Carvalho dos Santos, de 19 anos, já conseguiu seu espaço no mercado de trabalho. Tímida, ela disse que aprendeu a se expressar melhor e ser mais dinâmica durante o curso, fatores que foram essenciais para conseguir uma vaga para trabalhar no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do município.

– O curso é ótimo. Os professores são muito atentos e pacientes. Espero que o projeto continue para ajudar outras pessoas – comentou Pollyana.

Outra jovem que está trabalhando é Susane Miranda dos Santos, 19. Ela fez três cursos (garçom, camareira e telemarketing), mas foi o primeiro que lhe garantiu uma vaga em um buffet de festas, localizado no Barro Vermelho.

– Aprendi todas as técnicas para servir as pessoas. Foi por causa do curso que consegui essa oportunidade – contou.

Além de ingressar jovens e adultos no mercado de trabalho, o Projeto Capacitar para Crescer também estimula as pessoas a desenvolverem seus próprios negócios. Um desses exemplos é a dona-de-casa Maria da Conceição, 46, que fez cursos de artesanato, como pintura em tecido e bordado, e vende seus produtos em feiras promovidas pela Prefeitura.

– Estou garantindo a minha sustentabilidade com a venda destes produtos. Antes vivia com um salário mínimo e agora minha renda triplicou – afirmou Conceição, que também fez cursos de telemarketing, estética básica e camareira.

Foram entregues certificados para os cursos de garçom, estofamento, telemarketing, cabeleireiro, manicure, panificação, decoração de frutas e legumes, bijuteria, biscuit, pintura em tecido, bordado, reaproveitamento de lixo, camareira, confeitagem, corte-costura, bolsa e arte em jornal.

Também participaram do evento a subsecretaria de Desenvolvimento Social, Suely Amaral, e a coordenadora de Proteção Social Básica, Olívia Ribeiro. No final foram servidos pães e bolos produzidos na Padaria Escola do Cras de Vista Alegre.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.