Moda de São Gonçalo em exposição

A mulher atual, multifacetada, dona de si e do seu futuro, sem limites para seus sonhos e ações, teve origem nas mulheres revolucionárias do passado, aquelas que vieram de frente derrubando tabus e construindo pontes, que enfrentaram os preconceitos, pioneiras nas profissões, nas artes, na moda, na revolução dos costumes, na luta contra a opressão política, sem deixar de ser femininas. Essa revolução nos costumes foi traduzida em moda e estará na 18ª edição da exposição Rio-à-Porter (Coleção Verão 2011/2012) de 30 de maio a 2 de junho, no Píer Mauá, zona portuária do Rio, com representantes de São Gonçalo e Niterói.

Trata-se do salão de negócios oficial do Fashion Rio. São Gonçalo conta com, aproximadamente, 200 empresas formais com produção de jeans, moda praia, lingerie, surfwear e casual, gerando seis mil empregos diretos e indiretos. Apoiado pelo Sistema Firjan, o polo gonçalesne é composto pelas marcas Fábrica Due, Suspirar, Yellow, L. Santinni, Porus, Cotton de Fadas e Como Era Antigamente.

Com cores e bordados, o Polo de São Gonçalo se inspirou e também irá homenagear um ícone da legítima moda brasileira. Uma mulher e artista, única, que foi a primeira a usar bordados e aplicações genuinamente nacionais, com materiais do país e cores tropicais. Zuzu Angel aplicou nas suas roupas uma mistura surpreendente de rendas, fitas e chitas com temas regionais e do folclore, materiais e tecidos inusitados para a época e que explodia em cores nos estampados de pássaros, florais, borboletas e papagaios. Essas tendências também serão revisitadas pelas marcas que compõe o polo. As fábricas também ousaram em fazer uma ligação do presente com o passado e vão homenagear as mulheres, focando na mudança feminina que ocorreu nos Estados Unidos e Inglaterra, dos anos 70 até hoje.

Rose Torres, diretora comercial da Fábrica Due, afirma que a coleção da fábrica tenta mostrar a mulher atual em todos os seus momentos. “Com esta coleção, nós vamos lançar, oficialmente, a nossa marca lá. Nossa confecção também faz costuras para grandes marcas que desfilam no Fashion Rio. Mas, agora, estamos nos lançando com a nossa marca própria”, disse.

Célia Martins, coordenadora do Polo de São Gonçalo, afirma que, este ano, o crescimento para a região deve ser de até 20%. “Nos últimos anos, estávamos com resquícios de crise econômica. Mas, este ano, não temos este fantasma e queremos fechar vários negócios produtivos para a cidade”, afirmou Célia.

Evidência: materiais do Brasil

Made in Brasil. Esse é o tema da coleção que o Polo de Niterói irá apresentar na exposição. Composto pelas marcas Daniela Curvelo, Donna Bis, Patuá, Simone Gabotto, UZ Rio e Kissmet, o polo vai mostrar o que o Brasil tem a oferecer. Cada uma das marcas focou em características e peculiaridades do Brasil, evidenciando a singularidade do país e ao mesmo tempo o glamour e importância do produto nacional.

São, aproximadamente, 250 confecções, que geram mais de cinco mil empregos diretos. A produção de Niterói é diversificada e multissetorial, com empresas de moda feminina, masculina, praia e esporte, além de acessórios em couro, calçados, bolsas, joias, bijuterias e ainda ateliês de customização e alta costura. Destaca-se com empresas artesanais, desenvolvendo marcas próprias e coleções autorais.

Daniela Curvelo, designer de bijuterias, apresenta em sua coleção a transformação da palha com um toque luxuoso do strass. Erika Facuri apresenta cores fortes e vibrantes criando um jogo de tons sob tons, aplicações de tecidos, rendas e crochês, jogo de paetês e patchwork.

Erika Facuri tem como ponto forte o bordado, mas a estilista introduz nesta coleção tecidos como cetim, algodão, sarja e seda. A UZ Rio está investindo no floral, listras e degradês. A Patuá buscou inspiração nos diversos aspectos da vida e da cultura brasileira para as suas bolsas, mas tem como a ‘menina dos olhos’ as peças em couro de tilápia feitas em parceria com a ONG Mulheres do Salgueiro, de São Gonçalo.

A coleção da Kissmet foi inspirada na cor azul mesclada com tons de roxos, laranjas e preto, rosas, amarelo claro e cáqui. Estampas florais, tropicais, barrocas e listras valorizam ainda mais as formas de cintura marcada que tanto valorizam e acentuam as curvas femininas da brasileira.

Fonte : O São Gonçalo