Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo expõe na Niterói Naval Offshore

                                        
Considerada referência da indústria naval e offshore, com 15 estaleiros, além de 190 empresas ligadas ao setor, Niterói sedia até o próximo dia 10 deste mês, a quarta edição do Niterói Naval Offshore Expo and Conference, no Caminho Niemeyer. A feira, que vai reunir exposição de bens e serviços, rodada de negócios, promovida pela Firjan e pelo Sebrae-RJ, e uma conferência tecnológica internacional, acontecerá sempre das 14h às 21h.
A finalidade do encontro é estimular grandes oportunidades no setor e a vizinha São Gonçalo - já em processo de pleno desenvolvimento econômico -, participa com um stand da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, no qual serão apresentados os novos números da cidade, com a expansão das formalizações profissionais, toda capacitação profissional oferecida e os novos empreendimentos que chegaram à cidade, como o Complexo Industrial e Comercial de São Gonçalo (Ciesg), em Guaxindiba, e o porto que será construído na Praia da Beira, em Itaoca.
Inovação e preocupação em ser competitivo no setor que, atualmente, não pára de crescer foram um dos ganchos que impulsionaram a realização desta feira. Com a descoberta do pré-sal, diversas encomendas de navios e o desenvolvimento de ponta definem o momento vivido no País. Por isso, para o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo, Adolpho Konder, inserir o município como um dos polos de tecnologia, incentivar a profissionalização e antever as reais necessidades para fomentar a indústria naval são ações que precisam ser impulsionadas.
"São Gonçalo tem crescido de forma quase que exponencial. A chegada das empresas que compõem o Ciesg foi uma revolução e a instalação de estaleiros na área do município vai gerar cada vez mais renda e trabalho para a população. O primeiro dique seco na região foi inaugurado em setembro deste ano e a previsão é de que o segundo esteja pronto até o início de 2012", afirmou Konder.
O evento também contará com programações especialmente dedicadas à comunidade acadêmica para que o público se conscientize sobre a importância de qualificação de mão de obra e saiba qual é o panorama para os próximos anos. A feira foi promovida pela Prefeitura de Niterói e o Instituto de Tecnologia Aplicada a Energia e Sustentabilidade Socioambiental (Itaesa).
Participaram do evento o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, o presidente da Itaesa, Pedro Thadeu Silva, o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Salles, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, o gerente regional do Sebrae-RJ, Américo Diniz, além das principais autoridades do município e representantes da indústria naval do País.
fonte: página oficial PMSG