Oportunidade de inclusão social para moradores de Macaé

Beneficiados pelo crescimento socioeconômico do Norte Fluminense — puxado pela indústria do Petróleo e Gás Natural —, moradores de Macaé terão nova oportunidade de inclusão social. Trata-se de mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), convênio entre a Petrobras e a prefeitura, por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).

A proposta é oferecer cursos em diferentes áreas, como auxiliar de escritório, bombeiro hidráulico, legislação ambiental, recepcionista, fotografia digital, marketing básico e de relacionamento, Inglês básico, primeiros socorros, auxiliar administrativo informatizado, mecânico, auxiliar de consultório dentário, leitura e interpretação de desenho técnico e almoxarifado. São qualificações e funções em que a oferta de mão de obra treinada já não supre as necessidades locais.

Em maio, 1.050 alunos inseridos no Prodesmar se formaram. Entre eles, estava o ajudante de pedreiro Luiz Sérgio Silva Braziliense, que concluiu o curso de pintor industrial. Luiz tem 21 anos, idade situada em faixa de difícil inserção no mercado, em geral, primeiro emprego. Para ele, a formatura significou, muito mais que receber o diploma, acesso a oportunidades. “É uma satisfação saber que poderei melhorar de vida”, resumiu.

Fonte: Portal O dia.