Desfile-cívico deve atrair mais de 30 mil pessoas no aniversário de São Gonçalo

Em comemoração aos 121 de emancipação político-administrativo de São Gonçalo, a Prefeitura programou para esta quinta-feira (22/09) diversas atrações para o público. A partir das 8 horas, o Centro da cidade será tomado pelas escolas públicas e particulares, Polícia Militar, Exército e Corpo de Bombeiros, por exemplo, para que possam abrilhantar o Desfile-Cívico, além da apresentação de veículos antigos. Antes, porém, haverá o hasteamento de Bandeiras e execução do Hino Nacional com a presença da prefeita Aparecida Panisset e demais autoridades. Às 19 horas, haverá show popular no Clube Esportivo Mauá, com entrada gratuita.
“Sempre é muito importante passarmos o aniversário da cidade em grande estilo. O nosso município está crescendo, conseguimos atrair investimentos estaduais, federais e privados. As obras de infraestrutura estão deixando São Gonçalo com uma nova cara e a economia está aquecendo. Temos muitos motivos para comemorar”, afirmou a prefeita Aparecida Panisset.
Mais de 30 mil pessoas são esperadas para a festa. Desfilam 42 Escolas, cinco Entidades, nove Instituições Assistenciais e 12 Guarnições Militares. Além disso, a programação inclui ainda a esperada apresentação de veículos motorizados antigos e mostras de animais e maquinários da Subecretaria de Agricultura e Pesca.
A concentração do desfile será nas Ruas Francisco Portela (do Fórum velho até o Colégio Monteiro Lobato) e Coronel Serrado (na altura da Escola Estadual Nilo Peçanha até a Rua Rodrigues Fonseca). O trajeto será das ruas de concentração (ao lado da Praça Zé Garoto) até a Rua Doutor Nilo Peçanha, na altura do Rodo de São Gonçalo. Essas ruas estarão fechadas para o fluxo de veículos.
A Guarda Municipal estará ordenando o trânsito no entorno das vias, a Polícia Militar fará o patrulhamento do local e a Secretaria de Saúde manterá ambulâncias de prontidão na Rua Salvatori (ao lado da Prefeitura) para atender possíveis ocorrências médicas.


Espetáculo teatral e show popular fazem parte das festividades neste dia 22


Já às 16 horas, na Praça Zé Garoto, acontecerá o espetáculo teatral “Contando São Gonçalo em Verso e Prosa.” Com linguagem cênica, os artistas vão contar a história da cidade. O objetivo é transmitir conhecimentos gerais sobre o município, fortalecendo a identidade local. O espetáculo terá 40 minutos de duração e também vai reunir uma exposição fotográfica com os principais pontos turísticos de São Gonçalo.
A prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Esporte e Lazer e da Fundação de Artes, promove ainda nesta quinta-feira (22/09), a partir das 19h, no Clube Esportivo Mauá, um grande show popular, com o melhor do pagode carioca, com entrada franca. Quem quiser pode colaborar com um quilo de alimento não perecível para a campanha ‘Contra a Fome’.
A programação conta com diversas atrações. A festa será comandada pelo cantor Rodriguinho, ex-Travessos, e os grupos Nem te Conto e Lance Mais Certo, além das bandas gonçalenses Nosso Balanço, Xeque Mate e Toque Social. O Clube Mauá fica localizado na Avenida Presidente Kennedy, 635, Estrela do Norte.
Exposição "São Gonçalo, Nós Te Amamos" também é destaque


Outro evento de grande destaque é a exposição “São Gonçalo, Nós Te Amamos”, do artista gonçalense Heber Vargas, na Casa das Artes. Vinte obras no estilo impressionista, homenageando o município, serão apresentadas ao público durante a mostra. Heber Vargas se tornou referência em pintura na cidade. Nessa mostra, o artista homenageia sua terra retratando belos lugares e paisagens que compõem São Gonçalo.
A visitação é aberta a todos e vai até o dia 16 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 14horas. Curadoria e produção feitas por Denise Velasco. A Casa das Artes fica na Rua Cel. Moreira César, s/n, Zé Garoto.
fonte: página oficial PMSG

2º Culto profético pelos 121 anos de emancipação político-administrativo de São Gonçalo


 Cerca de 200 pessoas participaram na noite desta terça-feira (20/09), no Clube Esportivo Mauá, do 2º Culto Profético em comemoração aos 121 anos de Emancipação Político-Administrativo de Gonçalo.
O culto, que teve início às 19h30min, contou com a ministração de vários louvores e apresentação de dança que abrilhantou a noite. A prefeita Aparecida Panisset esteve presente para agradecer a Deus por tantas vitórias durante esse ano.
“Agradeço por tantas bênçãos. São Gonçalo vive um novo tempo graças à boa mão de Deus que tem estado sobre esse município”, declarou a prefeita.
Após a pregação, a prefeita acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, recebeu a chave da cidade e todos em uma só voz, levantaram um clamor pedindo pelo município.
 
fonte: página oficial PMSG

São Gonçalo comemora “Dia da Árvore”

    Além do trabalho significativo de arborização nas principais vias do município, a Prefeitura de São Gonçalo tem dado atenção especial às medidas de conscientização em favor do meio ambiente. Por isso, nesta quarta-feira (21/09), uma série de atividades marcou o Dia da Árvore na cidade. Representantes da Secretaria de Meio Ambiente, passaram o dia distribuindo panfletos educativos e 2.500 mudas de 12 espécies de árvores, em alguns pontos do Centro da cidade.
Ipês roxos, pau-ferro, angico branco e pau-formiga foram algumas das espécies oferecidas, gratuitamente, a todos que passavam pelo hall de entrada do Shopping Boulevard. Orientações de plantio, informações sobre como preservar o meio ambiente e dicas a respeito da importância sobre a manutenção de um ecossistema equilibrado foram alguns dos temas abordados pela equipe da Secretaria.
“Árvore é sinônimo de vida, por isso, temos que manter a discussão sobre a preservação ambiental sempre em voga”, disse o subsecretário de Meio Ambiente, Oswaldo Baliano. “Além das ações de hoje, doamos 800 mudas para as escolas da rede municipal, que também criaram estratégias para propagar o assunto. E, no próximo sábado, dia 24, vamos participar do II Jogos da Primavera, que vai acontecer na Vila Olímpica Fazenda Colubandê, a partir das 8h”, comemorou Baliano.
Para o vendedor Fábio Sapucaia, que levou algumas muda para casa, “ver o poder público comprometido em incitar a recuperação do meio ambiente e impulsionar o equilíbrio do planeta através do tema da sustentabilidade é gratificante e deveria ser seguido cotidianamente por qualquer cidadão”.

fonte: página oficial PMSG

Defesa Civil de São Gonçalo repassa à população outros números telefônicos

telefônicos para emergência
Preocupada cada vez mais com o bem estar da população , a Defesa Civil de São Gonçalo informa, que, em casos de emergência, o gonçalense pode solicitar o atendimento através dos telefones 2601-0199 e 3262-3556, não se restringindo somente ao número 199. O coordenador geral da Defesa Civil, coronel Claudio Lucena lembra que o órgão funciona 24 horas.
“Em algumas localidades do município e dependendo da operadora, o número 199 (emergência) é direcionado para outras COMDEC’s (Defesa Civil). Portanto, colocamos à disposição da população estes outros números”, afirmou Claudio Lucena, ressaltando que o cidadão pode fazer contato através dos seguintes e-mails: defesacivil@pmsg.rj.gov.br e defesacivilpmsg@gmail.com.

fonte: página oficil PMSG

Semana Nacional de Trânsito é festejada com apresentações culturais

         A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Transportes, pegou "carona" na Semana Nacional de Trânsito 2011 e realizou nesta terça-feira (20/09), o 2º festival “O artista é você”, no qual aconteceram diversas apresentações culturais com o objetivo de valorizar a vida e incentivar o respeito às leis de trânsito.
Com o tema “Juntos podemos salvar milhões”, a ação promovida pelo Ministério das Cidades e o Denatran, teve reflexo em São Gonçalo, onde cerca de 650 crianças, da educação infantil ao 9º ano, de sete unidades escolares da rede municipal, participaram de atividades nas dependências da Escola Célia Pereira da Rosa, no bairro Santa Isabel.
De acordo com o Departamento de Educação para o Trânsito da cidade, o maior incentivo para a ação acontecer é a necessidade de modificar o cenário atual do tráfego urbano. “Escolhemos o bairro de Santa Isabel e adjacentes pelo recente crescimento da área. As vias ganharam nova pavimentação e é necessário que a mentalidade das pessoas acompanhe esse progresso. Todos são responsáveis e devem se envolver no respeito às regras independente da fiscalização existir”, disse a diretora do departamento, Kiyomi Castro.
Ainda de acordo com Kiyomi, as questões de trânsito estão intimamente ligadas ao contexto sociocultural. Por isso, cada um, no papel de cidadão, deve adotar comportamentos compatíveis com as normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Para o secretário de Transportes de São Gonçalo, Mauro Assad, "utilizar a criança como disseminadora de alguns conceitos é a melhor estratégia, pois o aluno apreende o conteúdo e propaga isso em casa da forma mais leve possível".
Ao longo da ação, as crianças vão criaram um mini circuito de trânsito, além de apresentar números teatrais, paródias, recitais e danças.
fonte: página oficial PMSG