Oscar Niemeyer aceita tocar projeto para SG e equipe técnica visitará local nesta quarta-feira

São Gonçalo deu mais um grande passo para virar, além de polo industrial, uma atração turística. O arquiteto Oscar Niemeyer recebeu em seu escritório a prefeita Aparecida Panisset, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, e o presidente da Edursam (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Saneamento Ambiental), Aécio Nery, e já aceitou tocar o projeto da Prefeitura, que ficou definido como o ‘Caminho Niemeyer’ gonçalense, nos moldes da vizinha Niterói.
Já nesta quarta-feira (24/08), a equipe do escritório de Oscar Niemeyer virá ao município para conhecer a Praia das Pedrinhas, provável local para realização do projeto: “Pretendemos com este projeto revitalizar a Praia das Pedrinhas, além de fazermos no local um Mercado Popular, um Polo Gastronômico, e um Pier”, informou a prefeita Aparecida Panisset, revelando ainda que o próprio Oscar Niemeyer está agendando uma vista à cidade.
“Com este projeto, São Gonçalo também entrará para o hall dos grandes Centros Turísticos que abrigam construções arquitetônicas do Oscar Niemeyer, assim como aconteceu, por exemplo, com Brasília, Niterói, Belo Horizonte e São Paulo”, disse Adolpho Konder, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
Prova de que São Gonçalo está em grande fase de crescimento e aquecimento da economia local são as empresas que já se instalaram ou estão em via de se instalar no Polo de Guaxindiba, como Logshore, B.Braun, Aliança, Siriso, Brasco, Kerneos, Votorantin, BR Petrobras, Schulz, Jotun, RC Vieira, Chryso e Parex. Permitindo assim, até 2015, a criação de quatro mil postos de trabalho.
“São Gonçalo está estrategicamente localizado para atender as empresas satélites e devemos considerar que o aquecimento da economia local já deixou nossa área atrativa aos empresários”, completou Adolpho Konder, referindo-se ao Polo de Guaxindiba, que foi rebatizado de Complexo Industrial e Empresarial de São Gonçalo
fonte: página oficial PMSG

6ª Conferência dos Direitos da Mulher reuniu 300 pessoas em São Gonçalo

6ª Conferência dos Direitos da Mulher reuniu 300 pessoas em São Gonçalo
Mais de 300 pessoas, em sua maioria mulheres, participaram da 6ª Conferência dos Direitos da Mulher, realizada pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Integração e Políticas para as Mulheres e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O tema “Enfrentamento a pobreza, as desigualdades sociais e pela autonomia econômica das mulheres”, foi discutido e inserido no primeiro Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.
A prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, abriu oficialmente a Conferência, expressando toda sua satisfação em ver pessoas reunidas, traçando planos e metas que vão trazer mais dignidade e respeito à mulher.
“É por nossa coragem e determinação que fazemos com que as coisas aconteçam, é assim que fazemos a história. Espero que as participantes possam elaborar e aprovar propostas para juntas mudarmos a história de mulheres que sofreram e que ainda precisam tanto de nós”, disse Aparecida Panisset.
A conferencista Magna Jaqueline Pitanguy falou sobre o tema ‘Enfrentando a pobreza e as desigualdades sociais e verificando os impactos e as conquistas na vida das mulheres brasileiras’, que foi debatido durante os dois dias do evento. Durante a programação foram eleitas as 36 delegadas governamentais e não governamentais, que vão representar São Gonçalo na 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, além das seis entidades que irão compor o próximo mandato do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Gonçalo.
Para Marisa Chaves, presidente da CMDM – SG, que há 23 anos dedica sua vida a essa causa, muitas políticas públicas ocorreram em função da perseverança, determinação e coragem das mulheres gonçalenses, sobretudo das sobreviventes da violência.
“Hoje tenho certeza que as mulheres estão mais informadas e conscientes dos seus direitos e isso se deve a campanha “São Gonçalo de mãos dadas pelo fim da violência contra a mulher”, que há cinco anos tem feito à diferença na cidade. Ao saber do resultado da sentença do caso Rosangela (onde seu ex-companheiro foi condenado a 26 anos de prisão), fico otimista e feliz por ter sido fechado um ciclo em busca de justiça”, afirmou Marisa Chaves.
Relembrando o caso Rosângela Sá
Em abril de 2009, Rosângela foi queimada com dois litros de combustível pelo seu ex-marido, que ateou fogo nela e em seu sobrinho Érick, que na época tinha 20 anos de idade. O criminoso de nome Walmir dos Santos Francisco, que conviveu 21 anos com a vítima, foi condenado pelos dois crimes a 26 anos em regime fechado. Este caso seria julgado pela Juíza assassinada Drª Patrícia Acioli, que foi substituída pelo Juiz Dr. Fábio Uchoa.
Rosângela Sá, vítima de violência doméstica, fez questão de comparecer no segundo dia de Conferência, onde disse “Hoje me sinto com a sensação de que a justiça foi realizada; pela minha perseverança, fé em Deus e pela força que todas vocês me deram”, falou Rosângela, referindo-se à condenação do ex-marido no dia anterior.
“Nos últimos anos, tivemos lutas e vitórias e isto muito me orgulha. São Gonçalo, hoje tem vários mecanismos para erradicar a violência contra a mulher e nós mulheres organizadas contribuímos para a conquista de programas e políticas para as mulheres. Nossa gestão é participativa, onde a população tem direito à voz. Todo o projeto que executamos tem o objetivo de impactar outras mulheres, como é o caso da Feira da Mulher Empreendedora”, falou Regina Célia Vieira, Secretária Municipal de Integração e Políticas para as Mulheres de São Gonçalo.
Após a abertura dos trabalhos no segundo dia (20/08), foi discutido e aprovado o Regimento Interno da conferência e feita apresentação das Expositoras: ILMA Drª Hildete Pereira, professora doutora de economia da UFF, militante feminista e editora da revista Gênero da UFF, que teve como tema: “Enfrentando a pobreza, autonomia econômica e pela igualdade no mundo do trabalho”; ILMA Drª Shirlei Victorino, professora doutora e integrante da equipe do CREFCON-SG, que teve como Tema: Educação inclusiva, não sexista, não racista, não homofóbica e não lesbofóbica; ILMA Drª Angela freitas, consultora na área de gênero e do Instituto Patrícia Galvão; ILMA Drª Roseli Rocha, Assistente Social do Instituto Fernandes Figueiras/FIOCRUZ, Doutorando da ESS/UFRJ, que teve como tema: “Enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres.”
Prestigiaram o evento a prefeita Aparecida Panisset; Dr. Jorge Aranha, Vice-Prefeito de São Gonçalo; Regina Célia Vieira, Secretária Municipal de Integração e Políticas para Mulheres de São Gonçalo; Marisa Chaves, Subsecretária de Políticas para Mulheres de São Gonçalo e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Tatiana Queiróz, Delegada DEAM-São Gonçalo; Marta Domingues, Delegada DEAM-Niterói; Jaqueline Pitanguy, Ativista feminista, Diretora do CEPIA e 1ª Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher; Selma Cardozo, Vice-Diretora Financeira do Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG); Cecília Soares, Superintendente dos Direitos da Mulher e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher-RJ.

fonte: página oficial PMSG 

Prefeita visita obras do PAC no Jardim Catarina e anuncia a última rua do pacote para a Trindade

O desafio de deixar o maior número de bairros totalmente pavimentados até o final de 2012 faz com que a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, siga incansável a rotina de vistoriar e anunciar as intervenções que mudarão, de uma vez, o traço urbanístico da cidade. Neste final de semana, Panisset, acompanhada dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, e de Infraestrutura e Urbanismo, Valmir Barros, percorreu ruas dos bairros Jardim Catarina e Trindade.
Durante o sábado (20/08), as obras de revitalização das vias Souza Lopes, Francisco Flores, Marechal Fox, Vitor Prestes, Reinaldo Santos, Carlos Fontaine e Nicolau Torquier, todas melhoradas por meio dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foram analisadas de perto pela prefeita, que aproveitou para conversar com os moradores, esclarecer dúvidas sobre as obras e lembrar que o bairro será um dos 16 previstos, até o momento, para terem todas as ruas asfaltadas.
“Um bom governo se faz através da união. Por conta dos convênios com os governos do estado e federal, 109 ruas do maior loteamento da América Latina serão drenadas, saneadas, asfaltadas e a comunidade dará adeus aos problemas que antes os afligia”, afirmou Aparecida Panisset.
Morador do Jardim Catarina há mais de dez anos, o comerciante Charles Jesus compartilha da ideia da integração e reconhece que São Gonçalo vive um novo período. “Daqui a pouco, esse momento de transformações será visto como histórico e precisamos reconhecer que Aparecida foi a única que conseguiu trazer benefícios reais para o município que, agora, vive tempos de esperança”, comemorou.
Já no domingo (21/08), a prefeita anunciou a última rua do pacote de 70, segundo a secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, que irão dar nova cara ao bairro Trindade. A Rua Curitiba, assim como as demais, já está passando pelo processo de drenagem e, posteriormente, receberá pavimentação.
“Nosso maior objetivo é levar dignidade e promover a elevação da autoestima de um povo, que por muitos anos, amargou sozinho todo sofrimento de terem sido abandonados à própria sorte”, finalizou Adolpho Konder, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

fonte : página oficial PMSG

Parceria com Ministério do Esporte garante instalação de Complexo Poliesportivo em SG

A Prefeitura de São Gonçalo e o Ministério do Esporte assinaram, nesta sexta-feira (19/08), um convênio que viabiliza a implantação e modernização da infraestrutura esportiva do município, configuradas na chegada do novo Complexo Poliesportivo, no bairro Vila Lage.
O antigo Clube Vila Lage, localizado na Rua Três, 46, no bairro de mesmo nome, será reformado e ampliado para integrar projetos de educação, cultura, esporte e desenvolvimento social. O objetivo é realizar atividades que promovam a inclusão social dos jovens da região, principalmente através do esporte.
O espaço, que possui área total para construção de 2.600 m2, abrigará cozinha comunitária, salas para cursos de capacitação e desenvolvimento de programas sociais, estação digital, polo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), vestiário, alojamentos, quadra poliesportiva com arquibancada coberta, salão multiuso para eventos, estação digital, cozinha industrial e atelier de costura, sem esquecer das rampas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
Durante a assinatura do convênio, a prefeita Aparecida Panisset contou que a cidade de São Gonçalo começou a ser conhecida após diversas visitas, feitas pela atual gestão, a Brasília e ao Ministério dos Esportes.
“Esses encontros renderam ao município muitos investimentos. Somos um governo de parcerias, a união entre os poderes federal, estadual e municipal possibilita a concretização de ideias como essa, que vão melhorar a vida de centenas de crianças, jovens e adolescentes. Estou aqui há seis anos e meio, daqui a pouco estou indo embora, mas o legado que temos deixado para São Gonçalo não vai se apagar nunca”, declarou Panisset.
O investimento total para o projeto é de R$ 799.535,78, sendo R$ 759.558,99 vindos do Governo Federal e tendo como contrapartida da Prefeitura, o valor de R$ 39.976,79.
Valdemar de Souza, secretário-executivo do Ministério do Esporte, parabenizou a administração, que tem se empenhado para trazer o desenvolvimento econômico e social para a cidade.
“Estamos convencidos que o esporte pode contribuir diretamente para o desenvolvimento humano, considerando a evolução no desempenho escolar, maior atenção na vida familiar, formação de melhores cidadãos na vida comunitária, além da prevenção a doenças e violências”, disse. O secretário afirmou ainda, que “é gratificante contribuir para esse crescimento, uma vez que, o evento de hoje simboliza o ingresso de São Gonçalo no cenário esportivo extraordinário que o nosso País estará vivendo nos próximos anos, com a realização das competições mundiais”.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, foi o idealizador do projeto e explicou que as atividades sociais e práticas desportivas, implementadas no complexo, contribuirão diretamente para o desenvolvimento do povo de São Gonçalo.
“Estamos promovendo transformação dentro de uma das comunidades mais carentes do município. O lugar estava abandonado, agora vai ser utilizado por uma juventude que precisa de oportunidades, em um momento onde as atenções começam a ser voltadas para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas”, explicou.
São Gonçalo ainda vai participar do Programa Cidade Esportiva, que seleciona uma modalidade para ser apoiada, através do fornecimento de infraestrutura e equipamentos, pelo Ministério do Esporte, da manutenção desse maquinário, por conta da Prefeitura e da orientação técnica, dada pela confederação responsável pela modalidade, detectando talentos que possam ter aptidão para a modalidade elegida.
“No município, foi escolhido o handebol, que já é um esporte de tradição na cidade”, informou o secretário Adolpho Konder. 
O evento contou com presença do vice-prefeito Jorge Aranha, dos subsecretários municipais de Esporte e Lazer, Manoel Jayme Ramos de Souza e Décio José Rangel, e do presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Saneamento Ambiental (Edursan), Aécio Nery, responsável pela execução do projeto, que, a partir da oficialização de hoje, entra em fase de licitação.
fonte: página oficial PMSG