Empresas de Niterói e São Gonçalo recebem prêmio SESI Qualidade no Trabalho


O Sistema FIRJAN e o SESI-RJ, por meio das Representações Regionais, promovem, dia 29 de março, a cerimônia de entrega do 14º Prêmio SESI Qualidade no Trabalho 2010 (PSQT), em Niterói.


A premiação é um reconhecimento público às empresas brasileiras que integram práticas diferenciadas de gestão e a valorização de seus colaboradores ao negócio. O Prêmio visa incentivar nas empresas o exercício da cidadania nas relações de trabalho e de fortalecer a prática da responsabilidade social empresarial a partir da promoção da qualidade de vida do trabalhador.


A edição 2010 contou com novidades. Além da adoção da sustentabilidade como um dos temas principais, a premiação analisou as melhores práticas a partir das áreas de avaliação do modelo SESI de Sustentabilidade do Trabalho.

O processo avalia as iniciativas das empresas participantes para fomentar o desenvolvimento da cultura organizacional, o aumento da qualidade de vida dos funcionários e a racionalização dos recursos naturais.

No Estado do Rio de Janeiro, a FIRJAN e o SESI-RJ, com o apoio das Representações Regionais, são os responsáveis por toda a organização; desde as inscrições, passando pelas auditorias externas, até a entrega dos prêmios.





FIRJAN sedia seminário sobre Política de Resíduos Sólidos


A Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada em dezembro de 2010, será tema de seminário na Sede do Sistema FIRJAN, no Centro do Rio de Janeiro, no dia 6 de abril.




Realizado em parceria com a Haztec e a Lobo & Ibeas Advogados, o evento trará especialistas que mostrarão um panorama atual da gestão de resíduos no Brasil frente à nova lei, além de uma visão prática das alternativas viáveis para o tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos.



As palestras serão ministradas por profissionais e estudiosos da área. Entre eles, o professor de Direito Ambiental da PUC-Rio e da FGV, Oscar Graça Couto, advogado do Lobo & Ibeas; a presidente da Comlurb, Ângela Fonti; a Superintendente da Haztec, Adriana Felipetto; o Superintendente de Políticas de Saneamento da Secretaria Estadual do Ambiente, Victor Zveibil; o Diretor Executivo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Carlos Silva; e o presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro, Sérgio Besserman Vianna.



Todas as apresentações terão como foco a política recém regulamentada, destacando seus aspectos práticos e legais. Serão abordados assuntos como os impactos da regulamentação, educação ambiental, coleta seletiva, responsabilidade compartilhada e logística reversa.



Os especialistas também irão abordar planos de resíduos sólidos, consórcios intermunicipais, soluções para os resíduos do Rio de Janeiro, a importância da quebra de paradigmas na gestão do lixo e, ainda, o legado que contribui para colocar o Rio de Janeiro em marcha para a sustentabilidade.



As inscrições, limitadas e gratuitas, devem ser confirmadas pelo e-mail eventos@haztec.com.br até o dia 04 de abril.





Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos

Dia: 06 de abril de 2011

Horário: 8h30 às 17h

Centro de Convenções do Sistema FIRJAN

Avenida Graça Aranha, 01 – 2º andar

Inscrições: eventos@haztec.com.br