‘Caipiras’ de Itaúna: alegria e tradição

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apoia mais um ano a realização de uma das mais tradicionais festas caipiras de São Gonçalo (RJ): a festa no Rodo de Itaúna. Iniciada no último fim de semana, ainda dá tempo de curtir o que há de melhor do gênero, entre os dias 01 e 03 de julho. Vai ter quentão, comidas típicas, muita brincadeira e, claro, não poderia faltar a quadrilha com o casamento na roça. A entrada é gratuita, a partir das 19h.
Tradicional no bairro, a festa de Itaúna ganha mais força a cada ano, indo na direção contrária das outras festas de rua, já não mais existentes na maioria dos lugares. Os “caipiras de Itaúna” não se deixam abater e driblam qualquer dificuldade para manter acesa a tradição de São João. O resultado, muita maquiagem, adereços e disposição para fazer um dos melhores arraiás da região.
Muitas barracas estarão espalhadas pelo Rodo de Itaúna, principal referência do bairro. Além da música caipira, comidas de todos os tipos, doces e salgadas, pau de sebo, pescaria, correio do amor, fogueira, entre outras atrações, prometem uma grande festa no local.
Vale lembrar que Itaúna e bairros adjacentes estão entre os que mais sofreram com os temporais no Estado em 2010. Naquele mesmo ano, os moradores que organizam a festa superaram a tristeza pelas perdas no local e despejaram toda a esperança de uma comunidade no evento, em simples atos, como sorrir e se divertir.
Manter a tradição é, além da diversão, ressaltar o espírito de luta e de esperança dos moradores de Itaúna e dos bairros vizinhos (Salgueiro, Palmeiras, entre outros). Valorizando a superação de cada um, a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, contribui com esse processo e se faz presente na organização, prestando apoio logístico e na divulgação do evento.
Fonte:Página Oficial  PMSG

PREFEITURA LADO A LADO COM O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

Das 1.050 vagas abertas pelo processo seletivo público de agentes comunitários de saúde para o Programa de Saúde Familiar (PSF) em São Gonçalo, 545 já fazem parte do quadro de funcionários da Fundação Municipal da Saúde (FMS) da Prefeitura de São Gonçalo. Eles passaram por prova objetiva e curso de formação continuada. Os requisitos foram estipulados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por intermédio de um Termo de Compromisso de Conduta, 50/2009, com a fundação.
O compromisso obriga a Prefeitura de São Gonçalo a contratar agentes comunitários de saúde apenas mediante concurso público. Após sua realização, dispensar todos os agentes públicos que não tenham sido contratados conforme os critérios estabalecidos pelo MPT, com ressalva para manter a validade do processo seletivo temporário realizado em 2001.
O não cumprimento das exigências do MPT implicará no pagamento de multa diária no valor de R$ 1 mil por trabalhador contratado e não dispensado. Nesse caso, seriam R$ 545 mil por dia.
O concurso público foi realizado em 27 de abril, dentro do prazo estipulado pelo MPT, em que foram abertas 1.050 vagas. Seu prazo de validade é de dois anos, podendo ser prorrogado mais uma vez por igual período. Os aprovados serão chamados conforme demanda do município dentro desse tempo.
Os agentes, além da prova objetiva, são avaliados durante o curso de formação continuada. Eles precisam ter 50% de aproveitamento e 75% de presença para estarem aptos a trabalhar para o PSF, que é um programa do governo federal sem caráter definitivo.
Os agentes comunitários de saúde são contratados de acordo com o regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), não tendo, por tanto, garantia de estabilidade de emprego como o servidor estatuário (efetivo).
Página Oficial PMSG