Teatro, literatura e mostra em São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), está oferecendo diversas opções culturais em setembro. Todas compõem a programação comemorativa pelos 121 anos de emancipação político-administrativa de São Gonçalo. Tem peça teatral, evento literário e de dança, além de exposições de artes plásticas que embelezam a cidade. O secretário de Cultura e Turismo, Carlos Ney, afirmou que os gonçalenses merecem o melhor e a cultura deve acompanhar a modernização da cidade nos próximos anos.
Entusiasta e com amor declarado por São Gonçalo, o secretário de Cultura e Turismo, também presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), Carlos Ney, destacou que muitos eventos são realizados ou apoiados pela prefeitura através da secretaria e da Fasg.
“Nosso objetivo é ver São Gonçalo com mais opções no setor cultural. Hoje, conseguimos realizar muitos projetos. Estamos reinaugurando a Lona Cultural Lídia Maria da Silva, um espaço ótimo, todo reformado para atender à população do Jardim Catarina com dignidade e estrutura. Também temos os eventos realizados com frequência no Teatro Carequinha, na Casa das Artes, na Lona Cultural Mauro Braga (Térreo do Centro Cultural Joaquim Lavoura). Tudo para melhorar o acesso à cultura”, argumenta Carlos Ney.
“Mas é bom reforçar que o gonçalense deve prestigiar os eventos culturais na cidade. Vai se divertir e ainda valorizar o setor no município”, acrescenta Carlos Ney.
No sábado, dia 24, o Teatro Carequinha vai abrigar o Encontro de Dança Solidária, que está sendo organizado pela Academia Twister, em parceria com a Fasg e tem curadoria da superintendente de Dança da Fasg, Geisi Nara.
“A ideia é promover um encontro solidário entre as academias gonçalense, no qual os bailarinos que vão participar vão doar um quilo de alimento não perecível. Buscamos oferecer cultura de qualidade aliada à responsabilidade social”, explicou Geisi Nara.
Segundo a organização, 12 academias do município confirmaram presença, entre elas Cia. Attitude, Thula Academia, Art Dance, Oficina da Dança e Negoa. As modalidades de dança apresentadas serão jazz, contemporânea, de salão, afro, dança de rua e Ballet.
O evento está marcado para as 19h e tem ingresso bem acessível, saindo a R$ 5. A classificação é livre e indicada para toda a família. Mais informações pelo telefone 2624-1721.
Apenas dois dias após a atividade no teatro, na segunda-feira (26), às 19h, os amantes da literatura terão mais um ótimo motivo para ir à livraria. Trata-se do lançamento do livro O Revisor, quarta publicação do escritor gonçalense Décio Machado.
Na obra, o autor relata a história de um consultor literário que se apaixona pela personagem do livro que ele está revisando. Daí o título do livro: O Revisor. Seu perfume invade a biblioteca e seu vulto passa pelo vitral da janela. O mistério é desvendado por uma antiga carta, guardada na gaveta de uma escrivaninha.
A Livraria Gutenberg Livraria Gutemberg se localiza no Boulevard Shopping São Gonçalo, situado na Rua Presidente Kennedy, 425, loja 336, Centro. O ingresso ao evento é gratuito.
Até o dia 16 de outubro, a Casa das Artes Villa Real, localizada no bairro Zé Garoto, vai abrigar a exposição São Gonçalo, Nós te amamos, do artista gonçalense Heber Vargas. Quem gosta de aliviar a alma contemplando a arte também tem aonde ir durante as comemorações pelos 121 anos de São Gonçalo.
Vinte obras no estilo impressionista preenchem as paredes da galeria e fazem uma justa homenagem ao município de São Gonçalo. Heber Vargas se tornou referência em pintura no município. Nessa mostra, o artista homenageia sua terra retratando belos lugares e paisagens que compõem a cidade.
A visitação tem entrada gratuita e está aberta a todos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h. Curadoria e produção feitas por Denise Velasco. A Casa das Artes fica na Rua Cel. Moreira César, s/n, Zé Garoto.
“Nosso desafio é produzir eventos atraentes às novas e antigas gerações, porque a cultura faz a todo mundo. A cidade está mais bonita aos 121 anos, crescendo em ritmo acelerado. O gonçalense possui novos hábitos e padrões atualmente. Sabemos que precisamos acompanhar essas mudanças, nos modernizar”, afirmou o secretário Carlos Ney.  

fonte: página oficial PMSG

Multidão vai às ruas para celebrar aniversário de São Gonçalo

Em 121 anos de emancipação político-administrativa, São Gonçalo nunca teve tanto o que comemorar. Celebrando ruas pavimentadas, hospitais inaugurados, escolas ampliadas, desenvolvimento econômico a todo vapor, grande volume de projetos sociais e as recentes parcerias com os governos estadual e federal, mais de 10 mil pessoas participaram do desfile cívico, escolar e militar, na manhã desta quinta-feira (22/09), no Centro da cidade, organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semel).
A cerimônia foi iniciada pelo hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado do Rio de Janeiro e do município e com a execução do hino nacional, no pátio da Prefeitura.
Homenageando São Gonçalo, desfilaram 42 escolas municipais, estaduais e particulares, movimentos sociais, grupamentos militares, entidades filantrópicas e governamentais, além de associados do Carrasco de Ferro Moto Clube e representantes dos produtores rurais da cidade.
A prefeita Aparecida Panisset vibrou dizendo que este é um dia de festa e que, até o fim do mandato, 16 bairros serão totalmente pavimentados.
“São Gonçalo completa mais um ano com vitórias singulares. Mais asfalto, saúde, melhores condições de trabalho e novas opções de lazer estão fazendo com que o município retome o status de Manchester Fluminense. Sei que não consegui fazer tudo que a cidade precisava, mas, certamente, fiz tudo que podia e dei um pouco da minha vida ao longo desse tempo”, contou a prefeita, que o melhor presente que São Gonçalo poderia ganhar é a chegada do metrô.
Entre os destaques da solenidade estavam os cães policiais do 7ºBPM que acompanharam o efetivo, além dos projetos da Padaria-Escola da Secretaria de Desenvolvimento Social e dos produtos oferecidos pelos agricultores, que utilizaram um trator para entregar à prefeita, hortaliças, frutas e legumes, cultivados no assentamento rural, que fica no bairro Largo da Ideia.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, foi enfático ao dizer que São Gonçalo vive uma nova realidade. “Ao longo destes sete anos de governo, o município cresceu, firmou parcerias que deram outra projeção a cidade, inclusive, com a chegada de 14 empresas para o Complexo Industrial de Guaxindiba”, contou. “A cidade está caminhando para um avanço jamais visto, o que está alterando a qualidade de vida de cada morador”, completou.
Encerrando o desfile, os mais de 2000 alunos do Instituto Clélia Nanci fizeram uma verdadeira viagem no tempo, mostrando ao longo da sua apresentação destaques culturais dos anos 60, 70, 80 e 90.
Para a secretária de Educação, Keyla Nícia de Carvalho, durante o desfile, “o contato direto dos alunos com o público conseguiu levar o civismo e cidadania, tão valorizados no ambiente escolar, para além dos muros das unidades de ensino”.
Ao todo, 125 agentes da Guarda Municipal garantiram a organização e segurança do público, que atingiu cerca de 40 mil pessoas.
Em meio às comemorações, mais uma boa notícia completou o clima do festejo. O secretário de Saúde, Márcio Panisset, disse que as obras de reforma do Pronto-Socorro de Alcântara serão finalizadas em 60 dias.
A estrutura do Pronto-Socorro vai ganhar novos espaços de Centro de Tratamento Intensivo (CTI), centro cirúrgico, entre outros, além de mais especialidades, como cardiologia e ortopedia.
Márcio Panisset fez ainda um apelo sobre a ameaça do aumento de casos de dengue: “precisamos da conscientização e colaboração de todos para que no próximo verão não haja uma epidemia. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos prevenir e, até mesmo, neutralizar a doença no município”.
fonte: página oficial PMSG