Teatro, literatura e mostra em São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), está oferecendo diversas opções culturais em setembro. Todas compõem a programação comemorativa pelos 121 anos de emancipação político-administrativa de São Gonçalo. Tem peça teatral, evento literário e de dança, além de exposições de artes plásticas que embelezam a cidade. O secretário de Cultura e Turismo, Carlos Ney, afirmou que os gonçalenses merecem o melhor e a cultura deve acompanhar a modernização da cidade nos próximos anos.
Entusiasta e com amor declarado por São Gonçalo, o secretário de Cultura e Turismo, também presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), Carlos Ney, destacou que muitos eventos são realizados ou apoiados pela prefeitura através da secretaria e da Fasg.
“Nosso objetivo é ver São Gonçalo com mais opções no setor cultural. Hoje, conseguimos realizar muitos projetos. Estamos reinaugurando a Lona Cultural Lídia Maria da Silva, um espaço ótimo, todo reformado para atender à população do Jardim Catarina com dignidade e estrutura. Também temos os eventos realizados com frequência no Teatro Carequinha, na Casa das Artes, na Lona Cultural Mauro Braga (Térreo do Centro Cultural Joaquim Lavoura). Tudo para melhorar o acesso à cultura”, argumenta Carlos Ney.
“Mas é bom reforçar que o gonçalense deve prestigiar os eventos culturais na cidade. Vai se divertir e ainda valorizar o setor no município”, acrescenta Carlos Ney.
No sábado, dia 24, o Teatro Carequinha vai abrigar o Encontro de Dança Solidária, que está sendo organizado pela Academia Twister, em parceria com a Fasg e tem curadoria da superintendente de Dança da Fasg, Geisi Nara.
“A ideia é promover um encontro solidário entre as academias gonçalense, no qual os bailarinos que vão participar vão doar um quilo de alimento não perecível. Buscamos oferecer cultura de qualidade aliada à responsabilidade social”, explicou Geisi Nara.
Segundo a organização, 12 academias do município confirmaram presença, entre elas Cia. Attitude, Thula Academia, Art Dance, Oficina da Dança e Negoa. As modalidades de dança apresentadas serão jazz, contemporânea, de salão, afro, dança de rua e Ballet.
O evento está marcado para as 19h e tem ingresso bem acessível, saindo a R$ 5. A classificação é livre e indicada para toda a família. Mais informações pelo telefone 2624-1721.
Apenas dois dias após a atividade no teatro, na segunda-feira (26), às 19h, os amantes da literatura terão mais um ótimo motivo para ir à livraria. Trata-se do lançamento do livro O Revisor, quarta publicação do escritor gonçalense Décio Machado.
Na obra, o autor relata a história de um consultor literário que se apaixona pela personagem do livro que ele está revisando. Daí o título do livro: O Revisor. Seu perfume invade a biblioteca e seu vulto passa pelo vitral da janela. O mistério é desvendado por uma antiga carta, guardada na gaveta de uma escrivaninha.
A Livraria Gutenberg Livraria Gutemberg se localiza no Boulevard Shopping São Gonçalo, situado na Rua Presidente Kennedy, 425, loja 336, Centro. O ingresso ao evento é gratuito.
Até o dia 16 de outubro, a Casa das Artes Villa Real, localizada no bairro Zé Garoto, vai abrigar a exposição São Gonçalo, Nós te amamos, do artista gonçalense Heber Vargas. Quem gosta de aliviar a alma contemplando a arte também tem aonde ir durante as comemorações pelos 121 anos de São Gonçalo.
Vinte obras no estilo impressionista preenchem as paredes da galeria e fazem uma justa homenagem ao município de São Gonçalo. Heber Vargas se tornou referência em pintura no município. Nessa mostra, o artista homenageia sua terra retratando belos lugares e paisagens que compõem a cidade.
A visitação tem entrada gratuita e está aberta a todos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h. Curadoria e produção feitas por Denise Velasco. A Casa das Artes fica na Rua Cel. Moreira César, s/n, Zé Garoto.
“Nosso desafio é produzir eventos atraentes às novas e antigas gerações, porque a cultura faz a todo mundo. A cidade está mais bonita aos 121 anos, crescendo em ritmo acelerado. O gonçalense possui novos hábitos e padrões atualmente. Sabemos que precisamos acompanhar essas mudanças, nos modernizar”, afirmou o secretário Carlos Ney.  

fonte: página oficial PMSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário