Prêmio Itaú-Unicef: para além da escola

Até o dia 25 de maio, estão abertas as inscrições para a Oitava Edição do Prêmio Itaú-Unicef - iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância [UNICEF], com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária [CENPEC]. Trata-se de uma realização, feita a cada dois anos, com o objetivo de reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuem, em articulação com a escola pública e outra políticas, para a educação integral de crianças e adolescentes brasileiros. 

Este ano, o tema Tempos e Espaços para Aprender estimula a reflexão sobre a diversidade de locais que ampliam as possibilidades para além do espaço escolar. 

Há duas possibilidades de inscrições: ONGs e Alianças. A primeira é voltada para organizações não-governamentais que desenvolvem projetos socioeducativos de atendimento direto a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, que foram iniciados antes de 25 de maio de 2008. 

Na outra, pode se inscrever a aliança formada por duas ou mais organizações da sociedade civil, movimentos, grupos comunitários, escolas, órgãos públicos, iniciativa privada e outros que tenham como meta comum a educação integral de crianças e adolescentes. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet, através do site  http://ww2.itau.com.br/itausocial/unicef2009/index.html , ou pela entrega do formulário nas agências do Banco Itaú ou por SEDEX para o endereço: CENPEC 8º. Prêmio Itaú-Unicef– 2009 Rua Dante Carraro, 68, Pinheiros, CEP: 05422-060, São Paulo, SP. 

Fundação Telefônica e Ação Educativa publicam estudo sobre trabalho infantil

Um estudo da Fundação Telefônica, executado pela ONG Ação Educativa, aponta que o trabalho nas ruas é a forma mais recorrente de trabalho infantil em São Paulo. Foram realizadas 5.600 entrevistas com crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de 21 projetos apoiados pela fundação em 17 cidades do estado de São Paulo (interior e região metropolitana da capital). 

A pesquisa aponta que mais da metade dos entrevistados (67%) desenvolve algum tipo de trabalho e, entre estes, cerca de 70% declararam trabalhar nas ruas, sendo a maioria na coleta de material reciclável. Além disso, mais da metade das crianças que trabalham nas ruas tem entre 5 e 9 anos. A segunda atividade mais citada foi o trabalho doméstico em casa: crianças e adolescentes que cuidam de irmãos, limpam a casa, fazem ou esquentam comida sem a supervisão de adultos. O estudo também mostra que quase todas as crianças (98%) estão matriculadas na escola, porém, apresentam elevado índice de defasagem na relação idade versus série. 

O material está disponível no portal Pró-Menino, www.promenino.org.br, na seção Combate ao Trabalho Infantil. 

Lançada nova edição da plataforma dos movimentos sociais pela reforma política

O Instituto de Estudos Socioeconômicos [Inesc] divulga o lançamento da segunda edição da Plataforma dos movimentos sociais pela reforma do sistema político. O documento é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2005 por um conjunto de organizações, movimentos, articulações, redes e fóruns da sociedade civil dedicado a discutir e formular propostas sobre a chamada reforma política. Esse processo deu origem à Plataforma dos Movimentos Sociais para a Reforma do Sistema Político, que se estrutura em cinco eixos: fortalecimento da democracia direta; fortalecimento da democracia participativa; aperfeiçoamento da democracia representativa; democratização da informação e comunicação; e democratização e transparência do Poder Judiciário. 

O texto está disponível em três partes: introdução (apresenta as referências político-conceituais e princípios nos quais a Plataforma se sustenta e dimensão da reforma que o grupo defende); eixos e propostas (que aborda cada um dos cinco eixos da plataforma); e anexos (que recupera o histórico de organização da plataforma desde 2004 com textos explicativos sobre as propostas e projetos de leis apoiados). 

Ao longo da construção da segunda versão da plataforma foi elaborada uma página eletrônica que reúne informações, dados, textos e análises diversas sobre o tema democracia e participação política. No site, também há espaço para debates entre pessoas interessadas no assunto. 

A publicação está disponível em www.inesc.org.br . O endereço do site da plataforma é www.reformapolitica.org.br

Vídeos do III Congresso Mundial de Enfrentamento à Exploração Sexual Infanto-Juvenil

Link:

http://www.promenino.org.br/Ferramentas/DireitosdasCrian%C3%A7aseAdolescentes/tabid/77/ConteudoId/a607ff2a-04ef-4ebf-b0dd-f22357c76610/Default.aspx