SMDS preparou um pacote de atrações para o Desfile Cívico de São Gonçalo

Segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Cerca de 800 integrantes dos programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) vão desfilar nesta terça-feira, dia 22, em comemoração ao aniversário de 119 anos de Emancipação Político-Administrativa de São Gonçalo. As equipes dos projetos da SMDS vão desfilar após a apresentação dos militares. O evento começa às 8h, com hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional, pela banda da Fortaleza de Santa Cruz.

A Secretaria preparou diversas atrações para o desfile. Os programas sociais vão desfilar ao som da banda do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) na Lata. Outra novidade é o forró da banda Forrozão Pé na Estrada que será tocada na apresentação dos integrantes do projeto Flor do Nordeste. Também haverá uma exibição de ginástica do projeto “Prevenção é Proteção”, além dos alunos da Padaria Escola que vão servir pães e bolos no palanque oficial para as autoridades. Os catadores de material reciclado vão desfilar com os triciclos que foram doados pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder.

Desfilam também os participantes e equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), dos programas Bolsa Família, Cozinhas Comunitárias, Amigo na Linha, Passe Livre, Próximo Passo (ex-Planseq), Defesa do Consumidor, além dos projetos Oleiro, Capacitar para Crescer, Capacitação e Inclusão Produtiva e Convivência Familiar e Comunitária.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) vai apresentar o PETI e os serviços de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes; Orientação e Apoio Especializado a Pessoa e Família Vítimas de Violência; Atendimento as Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade); Abordagem, Triagem e Acompanhamento à População em Situação de Rua; e serviço continuado de Habilitação e Reabilitação na Comunidade das Pessoas com Deficiência.

Integrantes da Agenda 21 Municipal também vão desfilar pela SMDS. A Agenda 21 é formada pelo Poder Público, empresários, terceiro setor e comunidade, que criou um plano de desenvolvimento sustentável para São Gonçalo com a chegada do Complexo Petroquimico da Petrobras.

O percurso será da Praça Estephânia de Carvalho, no bairro Zé Garoto, até a Praça Luiz Palmier, no Rodo de São Gonçalo, passando pela Rua Coronel Moreira César e Doutor Nilo Peçanha, onde haverá a dispersão. A concentração será nas Ruas Francisco Portela (do Fórum até o Colégio Monteiro Lobato) e Rua Coronel Serrado, entre a Escola Estadual Nilo Peçanha e a Rua Rodrigues Fonseca.

A festividade será encerrada em grande estilo. O Governador Sérgio Cabral vem à cidade para assinar um convênio com a prefeitura, que trará 70 quilômetros de ruas recapeadas, em 21 bairros, o que representa um investimento de cerca de R$ 28 milhões. As obras de pavimentação e urbanização terão início na primeira quinzena de novembro.