Usina de asfalto otimizou trabalho de urbanização em São Gonçalo

Escolhida como umas das prioridades da atual gestão da Prefeitura de São Gonçalo, a melhoria nas ruas do município conta com uma ferramenta trazida, exclusivamente, para dinamizar os serviços. Produzindo 600 toneladas de massa asfáltica por dia, a usina móvel que chegou à cidade há poucos meses, dá suporte a todos os Departamentos de Conservação e Obras (DCO), que põem em prática as operações tapa-buracos, e é a responsável por todo asfalto utilizado no trabalho de recapeamento na cidade.
O equipamento trabalha em conjunto com a antiga usina, mas, acumula vantagens. Além de produzir asfalto quente, ideal para ruas e alamedas com tráfego de veículos leves e pesados, é equipado com tanque que abriga a matéria-prima asfáltica e, caso seja necessário, pode ser deslocado para qualquer parte da cidade.
Com produção de 80 toneladas de massa por hora, a usina móvel contribui para o atual volume de obras na cidade. “A antiga usina, que funcionou durante 38 anos e foi reativada quando assumi o governo, não comportava mais a demanda do município. Agora, com essa produção acelerada, as obras no município ganharam outro ritmo e estamos recuperando muito mais ruas”, declarou Panisset.
O novo maquinário alcança, hoje, mais que o dobro da produção de asfalto que a cidade registrava e atende aos critérios dos órgãos de fiscalização, por possuir uma filtração maior na etapa de mistura entre os componentes.
O secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Valmir Barros, explica que a usina completou o aparato que integra a frente de obras no município. “Mobilidade, produção mais eficiente e controle de emissão de poluentes. Estes são os principais benefícios”, explicou.
A usina móvel tem 25 metros de comprimento e 3,20m de largura e fica baseada na antiga usina, localizada no bairro Água Mineral.
fonte: página oficial PMSG