Projeto Ginástica na Praça melhora qualidade de vida dos gonçalenses

                                                                                                        
Os alunos do ‘Ginástica na Praça’, projeto realizado pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Esporte e Lazer, deram um show de disposição na manhã desta sexta-feira (21/10). Sob o tema “Caminhar e brincar sempre, parar jamais”, a melhor idade gonçalense deu uma aula de disposição e vitalidade na Vila Olímpica da Fazenda Colubandê.
A programação do evento incluiu alongamento, aulas de ginástica aeróbica, oficinas de yoga e tai chi chuan, dinâmicas de grupo e caminhadas. Todas estas atividades foram orientadas por profissionais de Educação Física.
“Nosso objetivo é buscar a fusão de todos os pólos fazendo com que conheçam uns aos outros, as atividades e os professores. No evento de hoje, trabalhamos com eles o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, resistência e percepção”, disse a professora Maria Elizabeth, coordenadora do evento.
Os alunos participantes são unânimes em afirmar os benefícios da atividade física. O odontologista aposentado Pedro Parvena, de 76 anos, peruano naturalizado brasileiro, participa do projeto, juntamente com a sua esposa Maria da Penha Parvena, há quatro anos. Eles contam que ficaram mais dispostos desde que começaram a praticar a ginástica.
“Eu trabalhei por muitos anos de pé, e por isso sentia muitas dores nas articulações. A ginástica ajudou muito, principalmente na nossa coordenação motora”, revela o aposentado.
Além do condicionamento físico, outra vantagem do exercício regular é o controle psicológico e emocional. A senhora Geni Maria Oliveira, de 68 anos, revela que a ginástica foi receitada por seu médico como uma das atividades em que podia apostar para o controle da ansiedade.
“Depois que passei participar do grupo, fiquei bem mais calma. A ginástica ajudou a controlar a ansiedade e me deu mais disposição”, afirma.
Além de funcionar na Vila Olímpica, o Ginástica na Praça acontece de segunda a sexta-feira, nas Praças Ex-Combatentes, Nova Cidade, Mutuá, Barro Vermelho, Chico Mendes, Jardim Califórnia, Santa Catarina – Mineirinho, Rocha , Laranjal e ainda no Pam Coelho.
As aulas são gratuitas. Para participar basta procurar qualquer um dos pólos, com documento de identificação e atestado de liberação médica. Outras informações sobre o Projeto podem ser obtidas pelo telefone 3262-3590.

fonte: página oficial PMSG

Prefeitura não dá trégua a dengue na cidade

                                                                                                        
A Prefeitura de São Gonçalo não esperou chegar o verão para agir contra a dengue. Está em pleno vapor a campanha de conscientização contra a doença. Neste fim de semana, foi a vez do bairro Engenho do Roçado - a exemplo do que já aconteceu na Trindade e Porto Novo - receber o mutirão organizado pelo ‘Comitê Municipal de Combate a Dengue’, que envolve a Secretaria de Saúde em parceria com todas as demais pastas da Prefeitura.
Como o objetivo é erradicar a ameaça de epidemia da doença – esta ação vai seguir firme e forte até abril do ano que vem -, aproximadamente 300 funcionários, incluindo agentes da Vigilância Ambiental, participaram da mobilização, distribuindo panfletos educativos, conversando com a população sobre os perigos da doença e limpando terrenos baldios, além de colocarem larvicida nos quintas das casas.
Segundo o subsecretário de Saúde, Josildo Souza, a campanha está tendo grande aceitação da população, fazendo com que o combate à dengue se torne ainda mais eficaz. “É importante todos ajudarem no combate à dengue e lembrar que a prevenção começa em casa. Criar hábitos regulares é eficaz para que a doença não se prolifere”, explicou Josildo Souza.
Para a dona de casa Maria da Glória Rivelli, de 63 anos, essa iniciativa da administração pública é muito importante, porque vidas serão salvas. “Muitas pessoas têm morrido por não cuidarem das caixas d`água, deixando-as abertas e sujas, além de garrafas plásticas e de vidros abertas, entre outras coisas. Esse trabalho que a Prefeitura está realizando vai salvar muitas vidas”, declarou do Maria da Glória.
Além dos agentes do ‘Comitê Municipal de Combate a Dengue’, alunos e professores da Escola Municipal Pastor Mauro Israel Moreira, que fica no próprio bairro do Engenho do Roçado, levaram cartazes que foram confeccionados por eles, falando sobre a doença e sua prevenção. 
O roteiro da mobilização é pautado pelos bairros que apresentam maior número de casos de dengue, registrados por meio do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira).
Ruas são inauguradas no bairro Barro Vermelho
Também no fim de semana, a prefeita Aparecida Panisset inaugurou as obras das ruas Rio Branco, Travessa Arlindo Goulart, Travessa Átila Costa, Celestino Pires e 1º de Maio no Barro Vermelho. Todas receberam drenagem, pavimentação e urbanização, através da Prefeitura de São Gonçalo.
Na ocasião a chefe do Executivo aproveitou para dizer aos moradores que o trabalho continua e que outras ruas também vão receber infraestrutura. “Estou satisfeita em poder dar cara nova há mais um bairro de São Gonçalo. Agradeço a Deus por poder mudar a história de muitos gonçalenses”, declarou a prefeita, ressaltando a reconstrução da Praça.
fonte: página oficial PMSG