Projeto Ginástica na Praça melhora qualidade de vida dos gonçalenses

                                                                                                        
Os alunos do ‘Ginástica na Praça’, projeto realizado pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Esporte e Lazer, deram um show de disposição na manhã desta sexta-feira (21/10). Sob o tema “Caminhar e brincar sempre, parar jamais”, a melhor idade gonçalense deu uma aula de disposição e vitalidade na Vila Olímpica da Fazenda Colubandê.
A programação do evento incluiu alongamento, aulas de ginástica aeróbica, oficinas de yoga e tai chi chuan, dinâmicas de grupo e caminhadas. Todas estas atividades foram orientadas por profissionais de Educação Física.
“Nosso objetivo é buscar a fusão de todos os pólos fazendo com que conheçam uns aos outros, as atividades e os professores. No evento de hoje, trabalhamos com eles o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, resistência e percepção”, disse a professora Maria Elizabeth, coordenadora do evento.
Os alunos participantes são unânimes em afirmar os benefícios da atividade física. O odontologista aposentado Pedro Parvena, de 76 anos, peruano naturalizado brasileiro, participa do projeto, juntamente com a sua esposa Maria da Penha Parvena, há quatro anos. Eles contam que ficaram mais dispostos desde que começaram a praticar a ginástica.
“Eu trabalhei por muitos anos de pé, e por isso sentia muitas dores nas articulações. A ginástica ajudou muito, principalmente na nossa coordenação motora”, revela o aposentado.
Além do condicionamento físico, outra vantagem do exercício regular é o controle psicológico e emocional. A senhora Geni Maria Oliveira, de 68 anos, revela que a ginástica foi receitada por seu médico como uma das atividades em que podia apostar para o controle da ansiedade.
“Depois que passei participar do grupo, fiquei bem mais calma. A ginástica ajudou a controlar a ansiedade e me deu mais disposição”, afirma.
Além de funcionar na Vila Olímpica, o Ginástica na Praça acontece de segunda a sexta-feira, nas Praças Ex-Combatentes, Nova Cidade, Mutuá, Barro Vermelho, Chico Mendes, Jardim Califórnia, Santa Catarina – Mineirinho, Rocha , Laranjal e ainda no Pam Coelho.
As aulas são gratuitas. Para participar basta procurar qualquer um dos pólos, com documento de identificação e atestado de liberação médica. Outras informações sobre o Projeto podem ser obtidas pelo telefone 3262-3590.

fonte: página oficial PMSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário