Desfile cívico-escolar em São Gonçalo atrai mais de quatro mil pessoas

Surdos, taróis, xilofones, pratos e flautas, tudo afinado para comemorar uma das datas mais importantes do calendário nacional, o dia da Independência do Brasil. Esta quarta-feira, 07/09, foi marcada pelo já tradicional desfile cívico-escolar, no bairro Santa Izabel. A Prefeitura de São Gonçalo, através das Secretarias de Educação e Esporte e Lazer, realizou mais uma festividade que compõe a programação de setembro, voltada para a comemoração do mês de aniversário da cidade.
Durante o desfile, que começou às 9h, 16 unidades escolares, entre municipais, estaduais e particulares, seis bandas, alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e pessoas atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) fizeram apresentações que empolgaram as mais de quatro mil pessoas presentes. Movimentos coreografados, acrobacias e muita simpatia, deram um charme especial ao evento.
Cada colégio teve um tema-chave em sua apresentação, que foi desde preservação ambiental até homenagens singelas a ícones da música popular brasileira, como Vinicius de Moraes e Tom Jobim. 
Saudada por todos os integrantes das escolas que passaram, a prefeita Aparecida Panisset, acompanhada do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Gonçalo, Adolpho Konder, e da secretária de Educação Keyla Nícia de Carvalho, se entusiasmou com a felicidade das mais de 500 crianças que participaram do desfile.
“É uma alegria estar em Santa Isabel, um bairro que me remete à cidade do interior, à tranquilidade e que recebe este evento de braços abertos. Este desfile é uma tradição e é motivo de festa para os moradores daqui e dos bairros vizinhos”.
Adolpho Konder pondera e afirma que “o desfile aguça uma disputa saudável entre os colégios e gera integração das unidades de ensino”. Além disso, Konder aponta a importância de outros bairros, que ficam longe do Centro, terem entretenimento diversificado e de qualidade.
Para Keyla Nícia, “este desfile serve para divulgar o trabalho dessas escolas que pela distância, em geral, não conseguem participar das apresentações em comemoração ao aniversário de São Gonçalo. No entanto, o trabalho é bem desenvolvido, todos os alunos se comprometem e ficam honrados em poder participar".
Moradora de Santa Isabel há 20 anos, Maria da Conceição Ramos, 39, ratifica a visão da secretária de educação e se emociona ao falar do filho de 11 anos. “O Gabriel espera ansiosamente pelo dia do desfile. São meses de ensaio e é um momento no qual ele se sente completamente realizado”, finalizou.
Também estiveram presentes no desfile o vice-prefeito de São Gonçalo, Jorge Aranha, o secretário de Esporte Lazer Joaquim de Oliveira, os subsecretários de Agricultura e Pesca e de Saúde, Sergio da Fonseca e Josildo Rodrigues, respectivamente, além da subsecretária de Educação Ana Cláudia Grandine.
fonte: página oficial PMSG