NOITE DE COMEMORAÇÃO PARA ALUNOS DO BRASIL ALFABETIZADO

O 8º Ciclo do Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, formou 745 alunos. A formatura, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, aconteceu na noite de ontem (14/06), no Clube Tamoio.
Segundo o vice-prefeito Jorge Aranha, que representou a prefeita Aparecida Panisset, essa cerimônia representa um momento de vitória. "Dignidade e educação é o mínimo que o poder público pode oferecer ao cidadão. Hoje é um momento de comemorar. Esses alunos são verdadeiros heróis, ultrapassaram todas as barreiras para conquistar um sonho, parabéns", declarou o vice-prefeito.
"Todas as dificuldades que os alunos enfrentaram foram jogadas por terra, porque esse projeto é movido pelo amor. Sinto-me feliz e realizada em poder fazer parte dessa história que está mudando a vida de muitos gonçalenses", ressaltou a subsecretária de Educação, Ana Claúdia Grandine.
Durante o evento, foram muitos os momentos de emoção. Todos os alunos queriam expressar a felicidade que estavam sentindo. Até mesmo os alunos que não puderam se formar porque faleceram, foram lembrados e homenageados com um minuto de silêncio.
Para Conceição Maria Itaboraí, de 67 anos, foi a maior realização de sua vida. "Fui criada na roça e nunca pude estudar, porque não tinha condições. Agora vejo o mundo com outros olhos, posso ler, escrever, conversar sobre qualquer assunto. Me sinto uma cidadã de verdade", explicou.
O 8º Ciclo contou com 2.243 alunos, 99 alfabetizadores, 120 turmas, 12 coordenadores e durou oito meses. Essa edição se destacou pelo trabalho realizado em um Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos e uma Clínica Psiquiátrica. O processo de funcionamento conta com visitas semanais aos locais das aulas, que geralmente acontecem em casa, associação de moradores, igrejas ou escolas. Além de atingir diversos bairros do município, foram agregadas cerca de 10 turmas da cidade de Itaboraí.

Fonte: Pagina Oficial PMSG

São Gonçalo pretende erguer terminal pesqueiro

O Secretário de Agricultura e Pesca de São Gonçalo, Sérgio Fonseca, revelou, ontem, durante a última audiência pública antes da votação da Lei de Diretizes Orçamentárias (LDO) na Câmara, que a construção de um terminal pesqueiro, em Itaoca, e a reforma da Fazenda do Engenho Novo são as prioridades da sua pasta para o ano que vem. Segundo Sérgio Fonseca, o terminal pesqueiro iria funcionar como um local que qualificação profissional para os pescadores gonçalenses....


Fonte: O São Gonçalo

São Gonçalo consegue 5 Unidades de Saúde

Em reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset (PDT) e o secretário de Saúde, Márcio Panisset, conseguiram a confirmação do governo federal de implantação de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) na cidade até o fim do ano. Durante o encontro, a chefe do Executivo foi informada de que 10% do recurso total (R$ 1,4 milhão) já estão à disposição da Prefeitura para licitar as obras das UBS.
Além do ministro, da prefeita e do secretário municipal de Saúde, Márcio Panisset, o deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ), também participou do encontro no Ministério da Saúde. ...

Fonte: O São Gonçalo