O 8º Ciclo do Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, formou 745 alunos. A formatura, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, aconteceu na noite de ontem (14/06), no Clube Tamoio.
Segundo o vice-prefeito Jorge Aranha, que representou a prefeita Aparecida Panisset, essa cerimônia representa um momento de vitória. "Dignidade e educação é o mínimo que o poder público pode oferecer ao cidadão. Hoje é um momento de comemorar. Esses alunos são verdadeiros heróis, ultrapassaram todas as barreiras para conquistar um sonho, parabéns", declarou o vice-prefeito.
"Todas as dificuldades que os alunos enfrentaram foram jogadas por terra, porque esse projeto é movido pelo amor. Sinto-me feliz e realizada em poder fazer parte dessa história que está mudando a vida de muitos gonçalenses", ressaltou a subsecretária de Educação, Ana Claúdia Grandine.
Durante o evento, foram muitos os momentos de emoção. Todos os alunos queriam expressar a felicidade que estavam sentindo. Até mesmo os alunos que não puderam se formar porque faleceram, foram lembrados e homenageados com um minuto de silêncio.
Para Conceição Maria Itaboraí, de 67 anos, foi a maior realização de sua vida. "Fui criada na roça e nunca pude estudar, porque não tinha condições. Agora vejo o mundo com outros olhos, posso ler, escrever, conversar sobre qualquer assunto. Me sinto uma cidadã de verdade", explicou.
O 8º Ciclo contou com 2.243 alunos, 99 alfabetizadores, 120 turmas, 12 coordenadores e durou oito meses. Essa edição se destacou pelo trabalho realizado em um Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos e uma Clínica Psiquiátrica. O processo de funcionamento conta com visitas semanais aos locais das aulas, que geralmente acontecem em casa, associação de moradores, igrejas ou escolas. Além de atingir diversos bairros do município, foram agregadas cerca de 10 turmas da cidade de Itaboraí.