Panisset participa de mais um encontro da Frente Nacional de Prefeitos

A prefeita de São Gonçalo e coordenadora da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Aparecida Panisset, participou, nesta segunda-feira (17/10), em Foz do Iguaçu, da 60ª reunião do grupo de trabalho, formado pelas 100 cidades com população acima de 80 mil habitantes e com alta vulnerabilidade socioeconômica.
Desta vez, os temas do encontro foram os projetos para o programa Minha Casa, Minha Vida 2 e a distribuição dos royalties de petróleo. Durante a manhã, Panisset compôs a mesa de discussões, que teve como tema principal a questão habitacional do País e contou com a participação da secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães. À tarde, a prefeita apenas assistiu aos debates seguintes.
O encontro vai se estender até amanhã e todos os temas abordados serão importantes para fomentar a formulação e execução de políticas públicas especialmente direcionadas e que atendam às necessidades e demandas de cada uma dessas 100 cidades.
fonte: página oficial PMSG

Imaginação sobre formas abstratas


                                                                                                        
A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), oferece mais uma ótima opção de lazer e cultura para os gonçalenses e visitantes. Trata-se da exposição Abstrato Imaginário, assinada pelo artista plástico Welington de Souza, que entra em cartaz na Casa das Artes Villa Real, após vernissage de abertura, terça-feira (18/10/11), às 19h. O evento é gratuito e todos estão convidados.
Na mostra, o artista Welington de Sousa expressa como o abstracionismo entrou forte em sua vida. Nela, ele incorpora a construção de uma arte objetiva, desligada das formas de representação figurativa, da realidade, o que hoje já foi completamente absorvido e naturalizado pela arte contemporânea.
No rastro da mutação, lembrar a transgressão das práticas tradicionais facilita a compreensão do processo de criação de suas obras. Assim como Monet e os demais impressionistas, Welington ignora as regras acadêmicas, abdica de desenhos preparatórios e passa a registrar diretamente na tela suas sensações visuais.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, também presidente da Fasg, Carlos Ney Ribeiro, a Casa das Artes é um dos espaços culturais do município que vêm atraindo os gonçalenses e mudando hábitos.
“São Gonçalo está cada vez mais bonita. O gonçalense vem mudando seus hábitos e precisa de bons eventos culturais. A Casa das Artes é um desses lugares na cidade, onde são realizadas iniciativas variadas, como lançamentos de livros e belas mostras artísticas. E o melhor: é tudo gratuito. Contudo, é importante lembrar que, para fortalecermos a cultura neste município que tanto amamos, os gonçalenses precisam prestigiar os eventos, aproveitar e valorizar nossos artistas”, opina Carlos Ney.
Denise Velasco, curadora da exposição, comenta o estilo de Welignton: “observa-se nas obras do artista a mutação dos sentidos, levando-nos a pensar de forma individual e subjetiva, viajando nas mais variadas cores e ilustrações. Aqui se rompe as formas, dando lugar a outras motivações que permeiam a mente humana. É difícil diagnosticar qualquer sentimento, pois o artista nos expõe trabalhos sem fronteiras, sem regras, destituido de qualquer paradigma. Esse é o incontestável Welington de Sousa”, argumenta Denise, que também é diretora da Casa das Artes.
A visitação da mostra Abstrato Imaginário tem entrada gratuita e pode ser conferida entre os dias 19 de outubro e 19 de novembro. A Casa das Artes funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h.
SERVIÇO
EXPO ABSTRATO IMAGINÁRIO
De Welington Souza


Local: Casa das Artes Villa Real
End.: Rua Cel. Moreira César, s/nº, Zé Garoto, São Gonçalo, RJ.
Abertura / Vernissage: 18/10/11
Horário: 19h
Visitação: de 19/10 a 10/11
Horários: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h.
Informações: 2199-6521 / 6512 (Secultur / Fasg))
Iniciativa: Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secultur e da Fasg

fonte: página oficial PMSG