Adolpho Konder entrega notebooks a representantes de Conselhos

Terça-feira, 03 de março de 2010

O secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, doou esta semana notebooks aos Conselhos Tutelares I e II, Conselho Municipal de Assistência e ao Conselho do Idoso.

“O objetivo é facilitar o trabalho desses importantes órgãos, que tanto colaboram com a promoção da cidadania e a justiça social no município de São Gonçalo”, afirma Adolpho Konder.

O Conselho do Idoso significa um grande avanço nos direitos das pessoas da terceira idade, a nível municipal, por ser órgão de interlocução junto à comunidade e os Poderes Púbicos.

Já os Conselhos Tutelares são um órgão autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

E o Conselho Municipal de Assistência Social, embasado pela Lei 8.742 de 07/12/93, é a instância local de formulação de estratégias e de controle da execução da política de assistência social, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.


Compreender o desenvolvimento sustentável

Ao longo das últimas décadas, vários têm sido os acontecimentos que marcam a evolução do conceito de desenvolvimento sustentável, de acordo com os progressos tecnológicos, assim como do aumento da consciencialização das populações para o mesmo.

A definição mais aceite para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objectivos: o desenvolvimento económico e a conservação ambiental.

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planeamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento económico, que leva em conta o meio ambiente.

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento económico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.

Actividades económicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento económico.O desenvolvimento sustentável sugere, de facto, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

O desenvolvimento económico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adoptado pelos países industrializados. Até porque, conforme é fácil de notar, não seria possível.

Caso as sociedades do Hemisfério Sul copiassem os padrões das sociedades do Norte, a quantidade de combustíveis fósseis consumida actualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes.

Em vez de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados, até para fazer jus à sustentação que se pretende para esse desenvolvimento.

Os crescimentos - económico e populacional - das últimas décadas têm sido marcados por disparidades.

Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70 por cento da energia, 75 por cento dos metais e 85 por cento da produção de madeira mundial.

A maior parte dos teóricos convergem na ideia de que existem três componentes do desenvolvimento sustentável, nomeadamente a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade económica e a sustentabilidade sócio-politica.

A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para outras espécies e a qualidade de vida para as pessoas, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.

As Nações Unidas, através do sétimo ponto das Metas de desenvolvimento do milénio, procura garantir ou melhorar a sustentabilidade ambiental, através de quatro objectivos principais: integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais, reduzir de forma significativa a perda da biodiversidade, reduzir para metade a proporção de população sem acesso à água potável e saneamento básico e alcançar, até 2020, uma melhoria significativa em pelo menos cem milhões de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza.

A sustentabilidade económica, enquadrada no âmbito do desenvolvimento sustentável, é um conjunto de medidas e políticas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais. Aos conceitos tradicionais de mais valias económicas são adicionados como factores a ter em conta os parâmetros ambientais e socio-económicos, criando assim uma interligação entre os vários sectores. Assim, o lucro não é somente medido na sua vertente financeira, mas igualmente na vertente ambiental e social, o que potencia um uso mais correcto quer das matérias-primas, como dos recursos humanos.

Há ainda a incorporação da gestão mais eficiente dos recursos naturais, sejam eles minerais, matéria prima como madeira ou ainda energéticos, de forma a garantir uma exploração sustentável dos mesmos, ou seja, a sua exploração sem colocar em causa o seu esgotamento, sendo introduzidos elementos como nível óptimo de poluição ou a externalidade ambiental, acrescentando aos elementos naturais um valor económico.

A sustentabilidade sociopolítica centra-se no equilíbrio social, quer na sua vertente de desenvolvimento social, como socioeconómica. É um veículo de humanização da economia, ao mesmo tempo que pretende desenvolver o tecido social, nas suas componentes humana e cultural.