Forró e comidas típicas marcam a 1ª Feira Nordestina em São Gonçalo


Segunda-feira, 13 de julho de 2009.

Em ritmo de muito “arrasta pé” foi lançada, no último sábado (11/07) a 1ª Feira Nordestina em São Gonçalo. O Projeto “Flor do Nordeste”, da Secretaria de Desenvolvimento Social do município, teve como o primeiro palco a Praça Leonor Correia, na Trindade. Segundo o secretário, Adolpho Konder, a iniciativa itinerante, tem como objetivo integrar a grande comunidade nordestina que mora na cidade e também exaltar a sua cultura.

O evento foi marcado por um clima de descontração e alegria, que envolveram os nordestinos e gonçalenses que participaram do encontro. Além de muito forró, os convidados também puderam desfrutar das barraquinhas de comidas típicas.
Artesãos dos Centros de Assistência Social (CRAS), da SMDS, também garantiram seu espaço e colocaram a venda utensílios domésticos fabricados por eles.

“É mais uma opção de lazer para os gonçalenses e para os 350 mil emigrantes nordestinos que vivem na cidade. Queremos resgatar a cultura dessa parcela da população que tanto contribui para o engrandecimento e desenvolvimento do município”, frisa Konder.

Para abrilhantar ainda mais a festa, grupos de forró não permitiram que ninguém ficasse parado. Clássicos das vertentes pé-de-serra e universitário do gênero animam desde crianças até idosos. As crianças da orquestra de tambores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) também tocaram na abertura do evento.

De acordo com Eidmar Lessa, organizador do evento, ao todo serão sete praças que se revezarão em sediar a festa. Ainda de acordo com ele, que, curiosamente, não tem suas origens no Nordeste, a Trindade foi escolhida como local de abertura por ser o maior concentrador de nordestinos dentre os bairros gonçalenses.

“Há quatorze anos, visitei pela primeira vez a tradicional feira de São Cristóvão e, desde então, me apaixonei por esta cultura. Sou gonçalense de nascimento, mas nordestino de coração. É um sonho realizado”, destacou.

O evento é aberto ao público. O projeto “Flor do Nordeste”, realizado em parceria com a Associação de Tradições Nordestinas, é uma feira itinerante e vai acontecer em outros sete bairros do município. Nos dias 18 e 19 deste mês, o evento será realizado no Barro Vermelho.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.