SÃO GONÇALO TERÁ 14ª MARCHA PARA JESUS



Considerada como um dos maiores eventos evangélicos de todo mundo, a Marcha para Jesus, instituída desde setembro de 2009 como Lei Nacional, agora faz parte oficialmente do calendário de evento da cidade de São Gonçalo. Decisão essa que foi tomada, na manhã desta segunda-feira (11/07), durante a reunião que aconteceu entre a prefeita Aparecida Panisset e os representantes da comissão que cuida do ato religioso.
O evento será realizado no próximo dia 16, a partir das 14h. A Guarda Municipal e a Polícia Militar vão dar apoio durante toda execução da marcha, assim como a Prefeitura de São Gonçalo, que vai fazer interdições e desvios no trânsito.
Com a expectativa de arrebatar cerca de 50 mil seguidores, a Marcha para Jesus, que esse ano tem como tema “Por Jesus e pela família”, congregará representantes de todas as religiões numa demonstração de fé e tolerância religiosa. A saída será da Praça Zé Garoto e seguirá em direção ao Clube Esportivo Mauá, onde haverá uma série de shows gospel até às 21h.

Fonte: Página Oficial PMSG

Bolsa Família de São Gonçalo bate recorde em acompanhamento

O município de São Gonçalo superou as expectativas e atingiu um recorde no número de acompanhamentos na área da saúde das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, programa do governo federal, executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). No primeiro semestre de 2011, 20.039 famílias – o equivalente a 49,54% – efetuaram a devida atualização, cumprindo, assim, uma das condicionalidades do programa.
De acordo com a coordenadora do Bolsa Família, Lúcia Rodrigues, esse é um marco no município, tendo em vista que nos anos anteriores a média ficou bem abaixo: em 2007, 34% do total de beneficiários fizeram o acompanhamento; em 2008, 29%; em 2009, 31%; e 2010, 21%. 
“Chegamos mais longe do que esperavamos. Há um mês somente 4 mil famílias tinham ido aos postos fazer o acompanhamento. Esse é o resultado do trabalho conjunto de uma grande equipe de digitadores, atendentes, técnicos, enfermeiros, agentes e nutricionistas”, afirmou. Além disso, a gestão do programa ainda contou com apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Esse recorde será revertido em uma série de benefícios à gestão do programa e, consequentemente, às 43 mil famílias para quem são destinadas as transferências de renda. “A conquista desse grande número de famílias acompanhadas vai resultar na aquisição e manutenção de equipamentos, tais como balanças e medidores; adequação de estrutura de informática, com ênfase à internet, garantindo assim uma melhor performance no envio das informações do registro das condicionalidades; capacitação da equipe pela oferta e registro das condicionalidades da saúde para o desenvolvimento de ações de alimentação e nutrição”, explicou Lúcia Rodrigues.
O sucesso da medida adotada pela coordenação do programa em São Gonçalo – que consistiu no envio de cartas às famílias convocando-as para o acompanhamento cerca de um mês antes do vencimento do prazo, visto que poucas tinham feito a atualização dos dados – apenas estimulou o desejo por ir muito além. A meta para o próximo semestre é atingir 80% do total de cadastrados.
“Para isso, iremos fazer palestras nas escolas conscientizando as famílias sobre esse acompanhamento, além de palestras com os agentes de saúde para que eles possam ir atrás dessas familias, já que eles tem acesso às casas dos beneficiários. Pretendemos ainda criar a caderneta de saúde do Bolsa Família para que as pessoas possam lembrar deste compromisso”, destacou a coordenadora do Bolsa Família na cidade.
O acompanhamento na saúde deve ser feito, pelo menos, a cada seis meses pelos beneficiários e consiste na atualização do cartão de vacinação de crianças de até sete anos de idade, assim como a pesagem e medida delas nos postos municipais de saúde, e as gestantes devem fazer o acompanhamento do pré-natal. Quem descumprir as regras da saúde e da educação, que também integra as condicionalidades, por cinco vezes consecutivas, tem o benefício cancelado.
Exigência - As cidades brasileiras devem atingir, no mínimo, 20% do total de beneficiários no indicador da saúde que compõe o Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que determina o comprometimento de cada cidade com o programa. Caso contrário, poderão perder o repasse da verba de gestão.
Fonte: Página Oficial PMSG

JESG: Final do Futsal garante agitar o Clube Tamoio

A grande final do futsal dos Jogos Escolares de São Gonçalo (JESG) acontece nesta quarta-feira (13/07), a partir das 14h, na quadra esportiva do Tamoio Futebol Clube. Enfrentam-se no masculino as equipes Paraíso e Padre Manoel (1° e 2º lugar) e Santa Catarina e Odete São Paio (3° e 4 º lugar). Já no feminino estão na disputa os times representantes das escolas Odete São Paio e Padre Manoel (1º e 2º lugar) e Pereira Rocha e Paraíso (3º e 4º lugar).
As equipes vencedoras serão premiadas com troféus e medalhas entregues pelas mãos do secretário de Esporte e Lazer, professor Joaquim de Oliveira. Os jogos têm entrada franca e são abertos ao público.

Serviço:

Dia: 13 de julho
Horário: 14 horas
Local: Tamoio Futebol Clube
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 101, Centro - São Gonçalo.
Fonte: Página Oficial PMSG

PRAÇA DE SÃO GONÇALO VIRA PALCO PARA OS ARTISTAS DA ESCOLA DE MÚSICA PIXINGUINHA

Para muitos, música pode ser apenas um hobby. Mas para os 396 alunos da Escola Municipal de Música Pixinguinha, o assunto é sério. Realizado desde 2009 em teatros e na Praça do Barro Vermelho, o projeto semestral “Música na praça”, tem dado visibilidade ao trabalho desenvolvido na escola e tem sido uma boa maneira de desinibir e motivar os mais novos musicistas.
"Levar o trabalho lúdico para além dos muros da escola modifica a vida das pessoas. A ideia é ampliarmos esse projeto para outras praças, tornar o trabalho da instituição mais conhecido e estimular, sempre, a autoconfiança dos alunos", explicou o diretor da escola, Nilson Simões.
Durante as apresentações ao ar livre, os alunos têm a possibilidade de lidar com seus medos e aprimorar as técnicas ensinadas. A assistente social Renata Mattos sabe que a dinâmica de ensino só favorece o aprendizado e uma melhor compreensão musical dos alunos. “Tenho dois filhos que seguiram o caminho da música. Hoje, o mais velho tem 20 anos, e toca na Osquestra de São Gonçalo, e a mais nova, com 11 anos, me emociona por demonstrar a alma de artista que foi descoberta por incentivo do irmão e desenvolvida depois que ela ingressou na escola".
Criada pela Prefeitura de São Gonçalo e coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e pela Fundação de Artes de São Gonçalo, a Escola de Música Pixinguinha oferece diversos cursos, entre eles, violão, guitarra, bateria, baixo, instrumentos de sopro e técnicas vocais. A escola funciona de terça a sexta, das 9h às 17h, na Rua Luiz Esteves, 86, no bairro Barro Vermelho.
Fonte: Página Oficial PMSG