Visita ilustre em São Gonaçalo

O secretário estadual de Habitação, Rafael Picciani, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Gonçalo, Adolpho Konder, se encontraram, ontem, com uma comitiva de 22 franceses, que visitou a cidade para conhecer o programa de produção e de assentamentos rurais desenvolvido pela Prefeitura, na Fazenda Engenho Novo, no Largo da Ideia. O grupo de europeus integra o Movimento dos Jovens Rurais e Cristãos da região dos Pirineus, no sul da França, criado para valorizar as ações voltadas para o pequeno agricultor que incluem educação, ecoturismo e sustentabilidade.
Responsável pelo programa rural no município, Konder lembrou que a realidade na cidade começou a mudar quando a prefeita Aparecida Panisset (PDT) investiu no desenvolvimento agrário do município.
“Muitos acreditavam não existir mais área rural aqui. Provamos o contrário e elaboramos projetos de parceria com o Estado, Governo Federal e com associação de trabalhadores rurais. Quando tem projeto, o dinheiro aparece. Basta ter vontade política e capacidade técnica para fazer dos projetos uma realidade”, declarou Konder.
Por sua vez, Rafael Picciani salientou o trabalho de parceria entre as três esferas de governo municipal, estadual e federal e o pioneirismo de São Gonçalo num esforço de integração de ações nas áreas de produção e escoamento agrícolas, sustentabilidade e preservação da memória, simbolizada pela recuperação da Fazenda Engenho Novo, que estava praticamente em ruínas.
“Temos que cuidar do produtor para que ele possa levar qualidade de vida para moradores de sua região. Geração de renda só se faz com sustentabilidade, fixando o agricultor na terra e evitando favelização”, disse Rafael Picciani.
fonte: Jornal O São Gonçalo