Capacitação e mais de mil vagas de trabalho no Porto

Rio -  Trabalhadores na construção civil e outras áreas têm no Porto do Rio a chance de qualificação rápida e emprego garantido. Atentos à necessidade de mão de obra especializada, as secretarias municipais de Trabalho e Renda, Desenvolvimento Econômico Solidário e Tecnologia, além da Firjan e outros parceiros, oferecem cursos gratuitos de capacitação. Quem já é profissional e possui experiência tem ainda a oportunidade de se empregar em vagas imediatas. Até o fim deste ano, serão gerados mais de mil postos de trabalho.

Coordenador dos programas Porto Maravilha Cultural e Cidadão, Alberto Silva destaca que os moradores da região têm prioridade nos cursos e na contratação. “Cerca de 20% dos que foram contratados até hoje moram na região do Porto. E a intenção é essa, que as pessoas não precisem sair de onde moram para trabalhar. Além dos cursos na construção civil, vão poder se qualificar nas áreas de turismo, comércio e hotelaria”, acrescenta.

Com oito canteiros de obras em funcionamento e um certo tumulto no trânsito no Centro do Rio, o projeto Porto Maravilha já empregou duas mil pessoas de forma direta. “Além disso, temos as obras de infraestrutura local, que demandam pessoal para os cargos de pedreiro, carpinteiro, armador, motorista, operador de equipamentos pesados, encanador, montador, soldador, entre outros”, afirma Ricardo Bueno, diretor de obras da concessionária Porto Novo, responsável pelos serviços e obras na região.
Senai abre novas turmas em julho
Interessados em trabalhar nas obras do Porto Maravilha podem entregar currículo direto no canteiro central, que fica na Rua da Gamboa, entre a Avenida Rodrigues Alves e a Cidade do Samba. Outra opção é enviar para o e-mail rh@portorio.com.br.

Quem preferir pode ainda se inscrever por meio do balcão de empregos da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio. Os endereços estão listados no site http://www.rio.rj.gov.br/web/smte/.

Inaugurada no dia 24 de maio, a unidade Senai Rodrigues Alves, na Avenida Rodrigues Alves 835, Santo Cristo, na Zona Portuária, abre novas turmas em cursos de qualificação na área de construção civil no mês que vem.

Para participar, o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos e possuir pelo menos o 5º ano completo do Ensino Fundamental. O curso é gratuito e, ao concluir, o aluno recebe certificado. Mais informações pelo telefone (21) 2101-2555.

Fonte: Jornal O Dia                                                                                           

IR 2012: consulta a primeiro lote de restituição começa na sexta-feira

O primeiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2012 (ano-base 2011) deverá ser liberado na sexta-feira pela Receita Federal. A prioridade de pagamento é dos contribuintes com idade a partir de 60 anos. Este ano, foram enviadas 25,24 milhões de declarações — número ligeiramente superior ao do ano passado, quando foram registradas 24,3 milhões de prestações de contas.

O depósito das devoluções nos bancos será feito no próximo dia 15 — para quem está no primeiro lote. O prazo seguirá até 17 de dezembro, com um lote liberado a cada mês pelo Fisco.

Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, apesar de a prioridade nas restituições ser de idosos, nada impede que outros contribuintes sejam incluídos nos primeiros lotes de devoluções. O prazo para a entrega da declaração terminou no dia 30 de abril.

Para saber se teve a restituição do IR 2012 liberada pela Receita Federal, o contribuinte precisa acessar o site www.receita.fazenda.gov.br ou entrar em contato pelo Receitafone 146.

Fonte: Jornal Extra


Procon dá dicas de compras para o Dia dos Namorados


Com a proximidade do Dia dos Namorados, a Fundação Procon de São Paulo faz um alerta: evite compras por impulso. Ou há o risco de passar a data apaixonado, mas com um monte de dívidas.

O órgão preparou também uma série de dicas para ninguém esquecer de seus direitos e deveres como consumidor.

1 - Pesquise, em vários locais, os preços dos produtos e dos serviços que pretende adquirir e considere sempre a possibilidade de pagar à vista. Muitas lojas oferecem bons descontos;
2 - Pense bem antes de optar por uma compra a prazo. O valor das parcelas não deve comprometer seu orçamento. Compare o preço à vista com o valor total financiado;
3 - No caso de optar por parcelar a compra pelo cartão de crédito, verifique a taxa de juros estabelecida no contrato e encargos (em caso de atraso);
4 - Nas compras com cheques pré-datados, solicite que as datas de vencimento constem no pedido ou na nota fiscal;
5 - Se o pagamento da compra parcelada for por meio de carnê ou boleto bancário e estes não chegarem até a data de vencimento da parcela, dirija-se à loja e efetue o pagamento mediante recibo. O não recebimento do carnê ou boleto não isenta o consumidor do pagamento da parcela no vencimento.

Atenção ao comprar flores
Presente decidido? Se forem flores, o Procon orienta sempre a pesquisar preço, tipo da flor e do arranjo antes de escolher, pois dependendo do material utilizado, o preço poderá ter alterações consideráveis.

Para a entrega do buquê, não deixe de verificar o valor do frete. “Tudo deve ser feito por escrito: tipo de flores ou arranjo, horário, local e mensagem. Solicite confirmação da entrega e exija nota fiscal ou recibo. Não se esqueça de confirmar se a pessoa recebeu tudo e reclame caso haja divergência entre a encomenda e a entrega”, ensina a fundação.


Fonte: Jornal Extra

Prestação da casa própria pela Caixa pode cair até 13%

Uma nova redução de juros e um aumento no prazo de pagamento são as novas armas da Caixa Econômica Federal para tornar o crédito imobiliário mais atraente para famílias com renda mensal acima de R$ 5.400. O banco anunciou, nesta terça-feira, uma queda nas taxas para até 7,8% ao ano. Além disso, vai passar de 30 para 35 anos o prazo máximo para quitar o financiamento. Com as mudanças, o valor da prestação poderá cair até 13%.
As novas regras começam a valer para os contratos assinados a partir da próxima segunda-feira, dia 11. As alterações serão efetuadas para os financiamentos feitos com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
Para imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) — para unidades de até R$ 500 mil — , as taxas, que hoje são de 9% ao ano, serão reduzidas para 8,85% ao ano para quem não é cliente, mas poderão chegar a 7,8% ao ano, dependendo do grau de relacionamento que o cliente tem com a Caixa. No financiamento fora do SFH, os atuais juros de 10% serão reduzidos para 9,9% ao ano, a partir de segunda-feira, para todos os clientes. Dependendo do relacionamento que a pessoa tenha com a Caixa, essa taxa pode chegar a 8,9% ao ano.

Taxas menores para contas-salário
O novo prazo de 35 anos para pagar vai valer para todos contratos de financiamento assinados a partir da próxima segunda-feira. No entanto, os juros mais baixos serão oferecidos para quem receber seu salário pela Caixa, segundo a superintendente regional do banco no Rio, Nelma Souza Tavares.
Vice-presidente de Governo e Habitação da Caixa, José Urbano Duarte disse que o prazo de 35 anos é o maior já estabelecido no país. Ainda de acordo com ele, essas melhorias poderão ser estendidas para o crédito de imóveis construídos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Mas o Conselho Curador do fundo precisará autorizar isso.
De 3% a 4% do crédito habitacional está financiado no prazo máximo vigente até então, de 30 anos, que ainda vale para os financiamentos com recursos do FGTS.

Fonte: Jornal Extra

Lei Geral da Copa é publicada no Diário Oficial e tem seis vetos da presidente Dilma



O Diário Oficial da União publicou o texto final da Lei Geral da Copa, sancionada na terça-feira pela presidente Dilma Rousseff, na manhã desta quarta-feira. Dilma vetou seis partes do projeto aprovado pelo Congresso Nacional. A redação já está em vigor, com exceção de dez artigos que só passarão a valer a partir do ano que vem, quando acontece a Copa das Confederações.
Os vetos estão nos artigos: reserva de ingresso populares para jogos do Brasil, não aplicação de leis estaduais e municipais referentes a descontos em ingressos; obtenção de vistos eletrônicos; alterações em penalidades da lei que define a situação jurídica dos estrangeiros no Brasil; e duas condições para o serviço voluntário durante as competições.
A presidente manteve a parte que trata da liberação da venda de bebida alcoólica nos estádios. De acordo com o texto, fica suspenso no período da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014 o artigo do Estatuto do Torcedor que proíbe a permanência nos estádios de "bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência". Caberá a cada Estado proibir ou não a venda.

Fonte: Jornal Extra