SMDS minimiza impactos sociais com a desativação do lixão de Itaoca

Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2009

Para minimizar os impactos sociais com a desativação do lixão de Itaoca, em São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) está cadastrando os catadores de lixo em programas sociais, como o Próximo Passo, Bolsa Família, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Projovem Adolescente, e em cursos qualificação profissional para inseri-los no mercado de trabalho. As crianças serão incluídas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A ação acontece em parceria com o Instituto Synthesis, uma associação sem fins lucrativos.

O Próximo Passo é um projeto realizado pela SMDS em parceria com o Governo Federal. No total, três mil pessoas serão qualificadas nos seguintes cursos: eletricista, encanador, pedreiro, carpinteiro, azulejista, pintor e auxiliar de escritório. O projeto é destinado aos beneficiados pelo Programa Bolsa Família. Os melhores alunos são encaminhados para vagas do mercado de trabalho geradas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Já o Projovem Adolescente atende cidadãos de 15 a 17 anos em situação de exclusão social, que são de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. O objetivo é melhorar a convivência familiar e comunitária, além de criar formas para a reinserção escolar dos participantes.


CRAS atendem 1000 famílias por ano

Em São Gonçalo, existem 11 Cras espalhados pela cidade. São locais destinados a prestação de serviços e programas sócio-assistenciais de proteção social básica às famílias carentes. Nos Cras são oferecidos cursos de capacitação profissional e apoio no aprendizado para geração de renda.

O Peti conta com nove pólos no município, atendendo 980 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, retirados das diversas situações de trabalho, como venda de doces nos sinais de trânsito, envolvimento com o tráfico de drogas, abuso sexual dentro da família, que já trabalharam no lixão e em estado de insalubridade. Nos núcleos são realizadas atividades esportivas, culturais e pedagógicas. Para participar do programa, as famílias precisam manter seus filhos na escola. Os jovens também são inseridos no Programa Bolsa Família e os pais fazem cursos de geração de renda.

Parceria com Sistema Fecomercio
Por meio de uma parceria com o Senac, os moradores da cidade fazem cursos gratuitos de informática, auxiliar de escritório e telemarketing. A unidade móvel fica no estacionamento do Supermercado Extra, em Alcântara. Segundo o secretário Adolpho Konder, a ideia é estender este serviço para outros bairros, beneficiando mais moradores de São Gonçalo.

SMDS vai mapear áreas de São Gonçalo para garantir acessibilidade a todos

Pela primeira vez na cidade, São Gonçalo parou para discutir propostas para melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência. Na última quarta-feira (09/12), no Teatro Carequinha, no Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) promoveu um fórum sobre os direitos destes cidadãos. Em pauta, as dificuldades para estas pessoas terem os direitos básicos de cada cidadão respeitado. Para mudar esta situação, a SMDS vai mapear as áreas da cidade, como comércio e lazer, para propor intervenções que garantam acessibilidade a todos.

Ao lado do secretário Adolpho Konder, o cadeirante Wellington Oliveira, que trabalha na secretaria, mostrou, por meio de fotos, um pequeno mapeamento para evidenciar as dificuldades dos deficientes em circular pela cidade. Calçadas sem rampas, estacionamento apertados ou com vagas para deficientes de difícil acesso são alguns dos exemplos citados por Wellington.

Em seu discurso, o secretário de Desenvolvimento Social agradeceu a participação das instituições que trabalham com estes cidadãos e disse vai lançar em fevereiro a cartilha de orientação à pessoa com deficiência.

– É um manual com uma linguagem simples que traz todos os serviços existentes em São Gonçalo para estes cidadãos e onde encontrar. A cartilha ainda explica todos direitos dos deficientes conforme a legislação – ressaltou Konder.

Na SMDS, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Proteção Social Especial, é oferecido o serviço continuado de habilitação e reabilitação na comunidade para pessoas com deficiência. Segundo a responsável pelo setor, Ana Paula Guimarães, de março a novembro deste ano, 252 pessoas portadoras de deficiência foram atendidas pelo serviço e 25 famílias são acompanhadas por equipes da SMDS.

Em parceria com rede de instituições, promotoria, Juizado e Conselho Tutelar, este serviço orienta sobre o acesso aos direitos como escola, saúde, acessibilidade, emprego, Programa Passe Livre e integração na sociedade. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Salvatori, 102, no Centro.
No fórum ainda foram eleitos os representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência e Doentes Mentais.

O evento também contou com a participação da representante da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Adelina Pereira; do medalhista paraolímpico no lançamento de disco em 1996 (Atlanta) e 2000 (Sidney) e subsecretário de Acessibilidade e Cidadania de Niterói, Anderson Lopes; do coordenador de Proteção Social Especial, Francisco Gilberg; da coordenadora do Creas, Joane Brito; de representantes das secretarias municipais de Educação, de Políticas Públicas para Mulheres e de Esporte e Lazer; além das entidades que atendem as pessoas com deficiência.