SMDS minimiza impactos sociais com a desativação do lixão de Itaoca

Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2009

Para minimizar os impactos sociais com a desativação do lixão de Itaoca, em São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) está cadastrando os catadores de lixo em programas sociais, como o Próximo Passo, Bolsa Família, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Projovem Adolescente, e em cursos qualificação profissional para inseri-los no mercado de trabalho. As crianças serão incluídas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A ação acontece em parceria com o Instituto Synthesis, uma associação sem fins lucrativos.

O Próximo Passo é um projeto realizado pela SMDS em parceria com o Governo Federal. No total, três mil pessoas serão qualificadas nos seguintes cursos: eletricista, encanador, pedreiro, carpinteiro, azulejista, pintor e auxiliar de escritório. O projeto é destinado aos beneficiados pelo Programa Bolsa Família. Os melhores alunos são encaminhados para vagas do mercado de trabalho geradas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Já o Projovem Adolescente atende cidadãos de 15 a 17 anos em situação de exclusão social, que são de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. O objetivo é melhorar a convivência familiar e comunitária, além de criar formas para a reinserção escolar dos participantes.


CRAS atendem 1000 famílias por ano

Em São Gonçalo, existem 11 Cras espalhados pela cidade. São locais destinados a prestação de serviços e programas sócio-assistenciais de proteção social básica às famílias carentes. Nos Cras são oferecidos cursos de capacitação profissional e apoio no aprendizado para geração de renda.

O Peti conta com nove pólos no município, atendendo 980 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, retirados das diversas situações de trabalho, como venda de doces nos sinais de trânsito, envolvimento com o tráfico de drogas, abuso sexual dentro da família, que já trabalharam no lixão e em estado de insalubridade. Nos núcleos são realizadas atividades esportivas, culturais e pedagógicas. Para participar do programa, as famílias precisam manter seus filhos na escola. Os jovens também são inseridos no Programa Bolsa Família e os pais fazem cursos de geração de renda.

Parceria com Sistema Fecomercio
Por meio de uma parceria com o Senac, os moradores da cidade fazem cursos gratuitos de informática, auxiliar de escritório e telemarketing. A unidade móvel fica no estacionamento do Supermercado Extra, em Alcântara. Segundo o secretário Adolpho Konder, a ideia é estender este serviço para outros bairros, beneficiando mais moradores de São Gonçalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário