Deficientes têm passe livre no METRO RIO

Segunda-feira, 02 de agosto de 2010

Pessoas com necessidades especiais e doentes crônicos com seus acompanhantes legais têm passe livre no Metrô Rio. É garantia do Cartão Gratuidade que dá direito a circular no metrô sem pagar nada, a qualquer hora e quantas vezes forem necessárias.

Para receber o Cartão Gratuidade é preciso fazer um cadastro no Posto de Gratuidades, na Estação Central do Metrô Rio. O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h, exceto em feriados.

É preciso dirigir-se ao Posto de Gratuidades na Estação Central, e apresentar:

* Estar cadastrado junto à SETRANS (Secretaria de Transportes do Estado), e ter seu processo deferido e concedido para o modal metrô;
* Documento legal de identidade (original); e
* Comprovante de residência de um dos últimos três meses.

Em 30 dias o cartão fica pronto e deve ser retirado pelo usuário beneficiado. Em caso de perda ou roubo é preciso procurar o Posto de Gratuidades, na Estação Central, com o boletim de ocorrência, para solicitar a 2° via do cartão.

A revalidação do cartão gratuidade para portadores de doenças crônicas está restringida a revalidação de seu cadastro pela SETRANS (Secretaria de Transportes do Estado). Antes do vencimento, procure um dos postos da SETRANS e, após a renovação, compareça ao Posto de Gratuidade. Já para os portadores de necessidades especiais é feita através de comunicados nas estações.

Multiplique essa informação. Converse com amigos, vizinhos e familiares. Todos precisam saber que o Metrô Rio se preocupa com o cidadão.

Fonte: Metrô Rio.

Políticas de Inclusão para pessoas com deficiência