Adolpho Konder participa de homenagem a Arcebispo de Niterói

Segunda-feira, 10 de agosto de 2009.

O secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Gonçalo, Adolpho Konder, vai participar de uma homenagem ao Arcebispo de Niterói Dom Frei Alano Maria Pena. No dia 18 de agosto, às 19h, o sarcedote vai receber o Título de Cidadão Gonçalense. A cerimônia será realizada na Igreja Matriz da cidade, no Centro. A resolução nº 038/09 é de autoria do vereador Marlos Costa.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.

São Gonçalo aprova propostas na 8ª Conferência Municipal de Assistência Social

Aumentar o número de Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e técnicos, qualificar os trabalhadores da assistência social, realizar concurso público para contratação imediata e elaborar o plano de cargos e salários foram algumas das propostas aprovadas na 8ª Conferência de Assistência Social de São Gonçalo. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura, foi realizado de 4 a 6 deste mês, no teatro do Sesc. Agora o relatório será apresentado na conferência estadual, que acontecerá em outubro. Também foram escolhidos os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social para a gestão 2010-2012.

A partir do tema “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (Suas), representantes dos governos municipal, estadual e federal, além da sociedade civil organizada, através de instituições não-governamentais, discutiram as novas políticas públicas que serão implemantadas na cidade.

Estas propostas serão debatidas na edição estadual, onde serão aprovadas outras ideias que serão analisadas na conferência nacional. A delegação de São Gonçalo terá 18 representantes na estadual, sendo nove do governo e nove da sociedade civil organizada.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, esses debates são importantes para melhorar os atendimentos às pessoas que estão em situação de risco e vulnerabilidade social. Segundo ele, este trabalho deve ser feito pelas três esferas do governo (municipal, estadual e federal) junto ao Poder Judiciário e às instituições não-governamentais.

– A gestão social passa por um momento de implantação e efetivação de políticas públicas através do SUAS, o que é muito positivo – afirmou o secretário.

Segundo a prefeita Aparecida Panisset, o objetivo da assistência social é resgatar vidas seja em estado de insalubridade ou do tráfico de drogas, além de garantir proteção às famílias.

– O trabalho do setor de desenvolvmento social é pouco valorizado e precisa ser mais visto. A Secretaria possui programas que contribuem para a inclusão de todos à sociedade, assegurando os direitos básicos dos gonçalenses – ressaltou a prefeita.

Participaram da conferência o secretário Adolpho Konder e os subsecretários Pedro Veiga, Suely Amaral e Edson Alves; o presidente da Comissão Municipal de Assistência Social (CMAS), Hélio Camilo; a subsecretária de Cultura e Turismo de São Gonçalo, Mariângela Valviesse; representantes do Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas) e do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS); instituições não-governamentais e usuários da rede de assistência. A prefeita Aparecida Panisset; os secretários Keyla Nícia Dias (Educação) e Luiz Paiva (Planejamento); e o subsecretário Osmar Bria (Saúde), participaram da abertura do evento.

Fonte: Comunicação Social - SMDS.