Aumentar o número de Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e técnicos, qualificar os trabalhadores da assistência social, realizar concurso público para contratação imediata e elaborar o plano de cargos e salários foram algumas das propostas aprovadas na 8ª Conferência de Assistência Social de São Gonçalo. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura, foi realizado de 4 a 6 deste mês, no teatro do Sesc. Agora o relatório será apresentado na conferência estadual, que acontecerá em outubro. Também foram escolhidos os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social para a gestão 2010-2012.
A partir do tema “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (Suas), representantes dos governos municipal, estadual e federal, além da sociedade civil organizada, através de instituições não-governamentais, discutiram as novas políticas públicas que serão implemantadas na cidade.
Estas propostas serão debatidas na edição estadual, onde serão aprovadas outras ideias que serão analisadas na conferência nacional. A delegação de São Gonçalo terá 18 representantes na estadual, sendo nove do governo e nove da sociedade civil organizada.
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, esses debates são importantes para melhorar os atendimentos às pessoas que estão em situação de risco e vulnerabilidade social. Segundo ele, este trabalho deve ser feito pelas três esferas do governo (municipal, estadual e federal) junto ao Poder Judiciário e às instituições não-governamentais.
– A gestão social passa por um momento de implantação e efetivação de políticas públicas através do SUAS, o que é muito positivo – afirmou o secretário.
Segundo a prefeita Aparecida Panisset, o objetivo da assistência social é resgatar vidas seja em estado de insalubridade ou do tráfico de drogas, além de garantir proteção às famílias.
– O trabalho do setor de desenvolvmento social é pouco valorizado e precisa ser mais visto. A Secretaria possui programas que contribuem para a inclusão de todos à sociedade, assegurando os direitos básicos dos gonçalenses – ressaltou a prefeita.
Participaram da conferência o secretário Adolpho Konder e os subsecretários Pedro Veiga, Suely Amaral e Edson Alves; o presidente da Comissão Municipal de Assistência Social (CMAS), Hélio Camilo; a subsecretária de Cultura e Turismo de São Gonçalo, Mariângela Valviesse; representantes do Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas) e do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS); instituições não-governamentais e usuários da rede de assistência. A prefeita Aparecida Panisset; os secretários Keyla Nícia Dias (Educação) e Luiz Paiva (Planejamento); e o subsecretário Osmar Bria (Saúde), participaram da abertura do evento.
Fonte: Comunicação Social - SMDS.