Micro e pequenos empresários de SG aprendem como ampliar seus negócios

Um dia depois do lançamento do programa Compra Mais, numa parceria entre Governo do Estado e Sebrae-RJ, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, saiu na frente e já colocou em prática umas das iniciativas propostas no projeto: mobilizar os micro e pequenos empresários sobre a importância de serem inseridos no processo de compras governamentais.
Com o objetivo de fomentar a economia desse segmento, nesta quarta-feira (17/08), 40 pessoas participaram de uma palestra, nas dependências do Centro Cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte, na qual foram apresentadas novas formas de ampliação dos negócios. Ministrada pelo especialista em Gestão Empresarial, Claudio Manfredi, a conversa levou aos gestores um novo olhar e a perspectiva de desenvolvimento na região.
“A ideia é aproximar, ao máximo, esses gestores do poder público. Dessa forma, eles poderão participar de licitações, concorrer em pé de igualdade e gerar cada vez mais renda e emprego”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Gonçalo, Adolpho Konder. “Além disso, esta ação ratifica o enquadramento da cidade na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa”, completou.
Segundo dados do Sebrae, apesar do vasto potencial, a participação de micro e pequenas empresas no mercado de compras governamentais é ainda pouco significativo. Esses empreendimentos representam 99% da mão de obra nacional, mas participam de apenas 28% do total de compras feitas pelo Governo Federal, por exemplo.
Ainda, segundo Adolpho Konder, as ações da Prefeitura de São Gonçalo não param por aqui. Outras atividades que pretendem mudar progressivamente o panorama, pelo menos, o do município, acontecerão depois que os empresários tiverem conhecimento sobre as vantagens a que têm direito nos processos públicos, inclusive, da possibilidade de serem fornecedores das prefeituras.
A segunda etapa do processo que garantirá acesso a um mercado fundamental para a expansão desses números será a efetiva capacitação desses gestores, o que deve acontecer ao longo dos próximos meses.
Para a microempresária Sandra Guimarães, “saber que existem outras tantas possibilidades de crescimento, jamais imaginadas antes, só contribuiu para que um novo horizonte de realizações e sucesso fosse vislumbrado”.
fonte: página oficial PMSG