Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo promove 1º Baile de Máscaras dos Idosos

Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 2010

Em clima de Carnaval, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São Gonçalo promove nesta sexta-feira (05/02) o primeiro Baile de Máscaras dos Idosos. A festa, com as tradicionais marchinhas carnavalescas, acontece no salão nobre do Clube Tamoio a partir das 18h. Além de oferecer um buffet aos convidados, a SMDS vai realizar um concurso para eleger as 10 melhores máscaras. O secretário Adolpho Konder vai entregar os prêmios.

Este é o primeiro evento de 2010 para os idosos, que são beneficiados com os passes livres. Ano passado, a SMDS realizou três bailes para os participantes do programa, que reuniu milhares de pessoas. Desde fevereiro de 2009 quando o posto do programa foi instalado em São Gonçalo, 4.856 cidadãos maiores de 65 anos receberam os cartões de gratuidade. Antes os idosos precisavam ir ao Terminal Rodoviário João Goulart, em Niterói, para adquirir o riocard.

– Quando entregamos os cartões, orientamos sobre o modo de utilizar os riocards. Seguindo uma determinação da prefeita Aparecida Panisset, a gente informa a população sobre os serviços oferecidos na SMDS. A nossa meta é fazer de São Gonçalo um município mais humano este ano – frisou Konder.

O Clube Tamoio fica na Rua Presidente Kennedy, s/nº, no bairro Brasilândia. Mais informações pelos telefones 3262-3643 ou 3262-3648.

São Gonçalo sedia Fórum Estadual de Direitos Humanos no dia 5

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder, será o anfitrião do Fórum Estadual de Direitos Humanos que acontece sexta-feira, dia 5, em São Gonçalo. Das 9h às 17h, gestores, conselheiros, vereadores e a sociedade civil organizada de 11 cidades vão participar de uma capacitação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. A cerimônia, que será aberta pela secretaria estadual Benedita da Silva, acontece no Colégio Municipal Ernani Farias, em Neves.

Serão realizadas 11 oficinas temáticas simultâneas com os participantes de São Gonçalo, Niterói, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Maricá, Cachoeira de Macabu. Os temas são: Direitos da Mulher, Direitos da Pessoa com Deficiência, Promoção da Igualdade Racial, Direitos da Pessoa Idosa, Direitos da Juventude, Conselhos de Direitos: estratégia de Participação e Controle Social, Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos no Poder Legislativo Municipal, Mídia e Direitos Humanos, Direitos Individuais Coletivos e Difusos e Segurança Alimentar.

– Vamos trocar experiências e pensar ações para a execução das políticas públicas para os direitos humanos – destacou Adolpho Konder.

No encerramento do evento, acontece a assinatura do pacto de institucionalização da Política de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos entre a secretária estadual Benedita da Silva e os gestores participantes.

O Colégio Municipal Ernani Farias fica na Rua Oliveira Botelho, s/nº, em Neves.