Adolpho Konder lidera Caminhada pela Família em São Gonçalo

Segunda-feira, 30 de Novembro de 2009

Cerca de cinco mil pessoas participaram da I Caminhada pela Família em São Gonçalo na tarde deste sábado (28/11). A mobilização inter-religiosa e não político-partidária, inédita na cidade, reuniu lideranças de vários setores da sociedade civil e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Comandando a multidão, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adolpho Konder (um dos idealizadores e articuladores do evento), ao lado da prefeita Aparecida Panisset, do desembargador Fábio Dutra, do bispo-auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Roberto Ferreria Paz; do vice-prefeito Jorge Aranha e dos secretários Márcio Panisset (Saúde), Keyla Nícia Dias (Educação), Luiz Paiva (Planejamento), Carlos Ney (Turismo e Cultura) e Henrique Porto (Trabalho e Chefia de Gabinete). Havia também convidados de outros municípios, como os deputados Arolde de Oliveira (federal), Wagner Montes (estadual) e a vereadora carioca Lílian Sá.

A I Caminhada pela Família, cujo tema foi “Família: Base para uma sociedade melhor”, teve concentração a partir das 15 horas, na Praça do Zé Garoto, com saída será às 16 horas, com destino ao Clube Mauá. Com camisas alusivas ao tema, os participantes, com bandeiras e faixas, seguiram um trio elétrico cantando a música tema do evento. Locutores motivavam a população a se unir à caminhada.

O subcomandante do 7º Batalhão, tenente-coronel Ezequiel comandou pessoalmente a segurança do evento. A estrutura da caminhada contou, ainda, com a Guarda Municipal e a Defesa Civil.

Representantes de cerca de 200 paróquias da Igreja Católica e da Igreja Evangélica, como religiosas, pastores e seminaristas, reforçaram o movimento. Para o secretário Adolpho Konder, a caminhada ficará na história de São Gonçalo e servirá de exemplo para todo o país.

“A grande adesão mostrou que a população entendeu a proposta e que também está preocupada em resgatar os valores que garantem a defesa da família, que deve ser a prioridade de toda a sociedade. A família em primeiro lugar: este deve ser o lema em nossa cidade”, destacou Adolpho Konder.

A passeata culminou com show ecumênico no Clube Mauá. A prefeita Aparecida Panisset afirmou que pretende incluir o evento no calendário oficial do município.


Fotos: Ana Paula Gomes.