Prefeitura realiza 1º Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável


                                                                                                       
O Centro Cultural Joaquim Lavoura, na Estrela do Norte, foi o local escolhido para sediar o 1º Fórum municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizado pela Prefeitura de São Gonçalo, no último fim de semana. O encontro elegeu seis novos conselheiros para atuarem na discussão e aprovação de políticas públicas em prol do ecossistema da cidade.
Mais de cem pessoas, entre representantes de instituições, universidades, cooperativas, sindicatos e organizações não governamentais (ONG), participaram do pleito que, nos próximos dois anos, pautará as ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente no município.
O vice-prefeito Jorge Aranha discursou na abertura do fórum e afirmou que a iniciativa fará toda a diferença na luta pela preservação do meio ambiente, utilizando a estratégia da criação de um processo de educação populacional. "O conselho é um parceiro do poder público que vai cuidar para que os hábitos e costumes do povo sejam bem orientados. Se todos se responsabilizarem os impactos não serão nocivos", disse Jorge Aranha.
O conselho é formado por 12 membros, entre integrantes do governo municipal e da sociedade civil organizada. As instituições eleitas são a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Univerde, Unibairros, Associação Habitacional São Pedro de Alcântara, Rotary Club Paraíso e a Comissão de Saúde Ambiental Titãs.
Vanderlei Dias, secretário de Meio Ambiente, explicou que o conselho é um braço da Secretaria. "A formação do conselho atende as exigências do Inea. Além disso, todos os projetos relacionados à preservação e sustentabilidade devem passar pelo conhecimento e aprovação de todos os membros. Daí, partem as propostas em defesa da cidade", explicou o secretário. 
A mesa de abertura também foi composta pelo subsecretário de Meio Ambiente, Oswaldo Baliano, o coordenador da Agenda 21, Marcos Manhães, por Ramon Neves, superintendente regional da Baía de Guanabara, Carlos Pereira, prefeito de Tanguá e presidente do Conleste, e Marcos Pereira de Assunção, subtenente do Batalhão Florestal.
fonte: página oficial PMSG

Quatro bairros de São Gonçalo receberam ações contra a dengue no último sábado


                                            
A luta contra o mosquito da dengue em São Gonçalo, iniciada no último mês de outubro, continua a todo vapor. As ações são volantes e atuam como multiplicadores dos cuidados que devem ser tomados pela população para evitar um surto da doença no município. No sábado(26), as atividades aconteceram em quatro bairros. Os moradores do Jardim Catarina, Jockey, Água Mineral e Vista Alegre participaram dos eventos de conscientização e prevenção.
"É de suma importância que os gonçalenses compareçam às ações para prevenir a proliferação da doença. É preciso que todos se preocupem para que a epidemia não chegue a nossa cidade", explica a subsecretária de Combate a Dengue, Dr. Eulália Cristina.
No Jardim Catarina, a concentração aconteceu no posto de saúde Cariranha, localizado na rua de mesmo nome. No local, houve teste de glicose, aferição de pressão e brinquedos para as crianças, das 8h às 14h. No bairro do Jockey, os alunos da Escola Municipal Beatriz Eliane Cordeiro Santos procuraram focos do mosquito em torno do colégio, com a ajuda dos agentes de saúde.
Na localidade da Água Mineral, as atividades foram realizadas no Ciep Nicanor Ferreira Nunes, e contou com a presença de alunos e escoteiros mirins. Já em Vista Alegre, o encontro foi na Associação dos Moradores Novo Horizonte, na Rua Itamaraty, s/nº.
As equipes também orientaram os moradores com o projeto "Não Basta Limpar, Tem que Conservar", que visa conscientizar a população sobre o acúmulo de lixo e prevenção contra a dengue. Também serão feitas limpeza de terrenos baldios, retirada de entulho e lixo, vistorias em ferros-velhos e colocação de larvicidas.
Os mutirões já passaram pelos bairros da Trindade, Porto Novo, Engenho do Roçado, Boa Vista e Santa Izabel e as próximas ações já estão marcadas: dia 03/12, em Itaúna e Recanto das Acácias; 07/12, Jardim Catarina; 10/12, Vista Alegre; 17/12, Lagoinha, 22/12, Coelho; e 29/12, Itaoca.
fonte: página oficial PMSG

Uma homenagem a São Gonçalo

                                                                                                        
A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), oferece mais uma bela exposição de quadros na Casa das Artes Villa Real. Batizada como "São Gonçalo sob os olhos de Toni Monteiro", a mostra reflete a ligação afetiva que o artista tem com São Gonçalo. Com entrada gratuita, a galeria vai abriu suas portas para a exposição com uma vernissage, nesta segunda-feira (05/12). 
"São Gonçalo sob os olhos de Toni Monteiro" foi embalada por outro projeto do artista. Em 2005, ele decidiu se organizar após algumas premiações e colocar em prática sua primeira exposição individual, realizada em agosto do ano de 2007. Desta forma, Toni iniciou uma homenagem a seus avós e escolheu o município de Niterói e suas paisagens como tema e cenário para suas 16 telas.
A exposição inaugurada em São Gonçalo é a continuação deste projeto. "Foi um convite inesperado, porém, aceitei imediatamente, porque já pretendia homenagear o município. Daí surgiu o título da exposição: São Gonçalo sob os olhos de Toni Monteiro. Esta foi a maneira que encontrei para agradecer e retribuir, com gratidão e carinho, o calor humano e a solidariedade que encontrei nesta cidade", afirma Toni Monteiro.
Recomeço – A mostra em São Gonçalo vai marcar o início de uma nova trajetória do artista. Ao contrair forte alergia a produtos tóxicos, Toni não poderá mais utilizar a técnica óleo sobre tela. Assim, nasce uma nova fase em sua vida, que promete surpreender o público em 13 telas (grande formato), na técnica acrílico s/tela, onde o artista destaca as maravilhas de São Gonçalo.
A exposição apresentará paisagens de São Gonçalo produzidas em acrílico sobre tela. De acordo com a curadora da mostra, Denise Velasco, "o artista se destaca através de suas obras puramente impressionistas. Ele dá destaque aos efeitos do olhar e das mudanças de luz, em métodos de pintura que dão estrutura a seus temas. Suas pinceladas ilustram o colorido perfeito, resultando em uma arte extraordinariamente intensa, onde ele procura buscar esta fidelidade à sua maneira", avalia Denise Velasco.

Serviço:

Local: Casa das Artes Villa Real;
Endereço: Rua Cel. Moreira César, s/nº, Zé Garoto, São Gonçalo;
Visitação: de 06/12/2011 a 05/02/2012;
Horários: segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas;
Mais informações: 2199-6521 / 2199 6512 (Secultur / Fasg)
Iniciativa: Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secultur e da Fasg