Prefeitura fortalece parceria com a Petrobras na capacitação profissional

Uma palestra de qualificação profissional e empregabilidade, ministrada pelo presidente do Comperj, Nilo Vieira, na manhã de hoje (22/07), esclareceu pontos importantes quanto à preparação profissional da cidade frente à instalação do polo. O evento aconteceu no Centro de Integração do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (CISG), em São Gonçalo, e apresentou a implantação do Programa Comperj, em parceria com a Prefeitura, no município.
O encontro reuniu o vice-prefeito, Jorge Aranha, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Adolpho Konder, e de Trabalho, Henrique Porto, além de vereadores e representantes do Comperj, com o objetivo de discutir estratégias para aumentar a oferta de capacitação de mão de obra local, a curto e médio prazo. A intenção é dinamizar a economia regional, mediante recursos humanos e fornecedores mais qualificados.
Até o momento, sete mil pessoas foram habilitadas e mais seis mil já estão em treinamento. Mais de 60 cursos profissionalizantes diferentes são oferecidos nas cidades localizadas no entorno do polo. O vice-prefeito destacou que o governo municipal tem todo entendimento da importância de trabalhar em parceria. “Estamos em processo de desenvolvimento e temos necessidade de qualificar nossos moradores para que possam usufruir das riquezas originadas pelo Comperj”, afirmou Jorge Aranha.
De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), as micro e pequenas empresas, que contratam até 100 funcionários, são as que mais empregam. Elas representam 90% das unidades industriais em atividade no mercado.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adolpho Konder, lembrou que São Gonçalo é o maior município do leste fluminense e, portanto, o mais habilitado para oferecer mão de obra. “O cérebro da refinaria está aqui. Esse tipo de encontro é fundamental para ampliar a relação com a Petrobras. O poder público está cada vez mais preocupado em pensar ações conjuntas que possam gerar emprego e renda”.
A instalação do Comperj, em Itaboraí, gerou 30 empregos provisórios na área de construção civil e montagem, para profissionais do entorno que estão trabalhando para construção do complexo. Ainda na pesquisa realizada pela FGV, foi delimitada a expectativa de criação de empregos na região após o início das atividades da refinaria. Segundo a Fundação, numa perspectiva conservadora 120 mil empregos serão gerados enquanto, numa vertente otimista, a oferta aumentaria para 150 mil.
Além desses empregos, que surgirão com a chegada de novas indústrias e empresas atraídas pelo empreendimento, mais cinco mil funções definitivas serão abertas na área operacional do próprio complexo petroquímico. “O Comperj é uma oportunidade que vai transformar a região. A parceria com a Prefeitura é essencial. A prefeita é pura energia. Essa relação nos ajuda a entender o que São Gonçalo precisa, para que a Petrobras possa colaborar da melhor maneira possível, em sintonia com o poder público”, declarou o presidente do Comperj, Nilo Vieira.
Fonte: página oficial PMSG

PREFEITA ANUNCIA 13 RUAS PARA TRINDADE E VISITA OBRAS DO PAC NO JARDIM CATARINA

Nem as baixas temperaturas e a chuva fina que caiu durante o final de semana foram capazes de interromper o cronograma da prefeita Aparecida Panisset. Acostumada a acompanhar de perto cada intervenção da Prefeitura de São Gonçalo, Panisset percorreu, ontem e hoje (24/07), 21 ruas dos bairros Trindade e Jardim Catarina.
Durante o sábado, a prefeita caminhou pelas ruas Cabo Frio, Caçapava, Cidade de Campos, Cuiabá, Itabiara, Jau, Macaé, Miracema, Parati, Resende, Tabajara, Três Rios e Uruguaiana, na Trindade. Todas serão drenadas, o que vai auxiliar o escoamento da água, e, posteriormente, pavimentadas.
“A previsão é de que em 15 dias as obras sejam iniciadas. Temos pressa até por que, pelo desejo da prefeita, todas as ruas do bairro serão asfaltadas”, contou o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Valmir Barros.
Durante o anúncio das novas intervenções para o bairro, Panisset ouviu atentamente cada pedido, respondeu as indagações e reafirmou que o crescimento de São Gonçalo se deve muito pela ajuda e envolvimento da população. “É importante manter um diálogo de troca entre o poder público e o povo. Saber o que eles precisam e como cada morador idealiza o município”, declarou Panisset. “Infelizmente, não dá para fazermos tudo que é solicitado, mas sabemos que todas as realizações da Prefeitura foram feitas em prol de uma população que não se envergonha mais de dizer onde mora por ter resgatado sua dignidade”.
Já no Jardim Catarina, Aparecida Panisset, acompanhada dos secretários de Infraestrutura e Urbanismo, Valmir Barros, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, visitou oito ruas que foram revitalizadas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento. Ao todo, 109 vias do maior loteamento da América Latina serão beneficiadas pela parceria entre Prefeitura e os governos do estado e federal.
Representantes do poder Legislativo também participaram da visitação. Os vereadores Miguel Moraes e Marcelo Amendoim ampliaram o grupo que acompanhava a prefeita, assim como os secretários de Trabalho, Henrique Porto, de Planejamento, Luis Paiva, e os subsecretários de Saúde, Josildo Rodrigues, e de Agricultura e Pesca, Sergio da Fonseca.

Fonte : página oficial PMSG