Rio Poupa Tempo inicia atividades em São Gonçalo

São Gonçalo inaugurou, a quinta unidade do Rio Poupa Tempo, construída no Shopping São Gonçalo, num espaço de 4,5 mil m². A ação é um programa do governo estadual, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, que prevê o atendimento de 4,5 mil pessoas por dia no município, facilitando a emissão de documentos e outros processos legais.
O Rio Poupa Tempo, uma estratégia de atendimento público, visa agilizar os trâmites burocráticos e reduzir o tempo de espera. Entre os diversos serviços que serão oferecidos, estão emissão de carteira de identidade, habilitação, carteira de trabalho, abertura e registro de empresas, informações sobre previdência social, receita federal e direitos do consumidor.
A prefeita Aparecida Panisset destacou as transformações que a cidade sofreu desde o início do seu mandato. “A maior preocupação do governo é o bem-estar da população e, com essa ação, não só os gonçalenses, mas também moradores de municípios vizinhos vão ganhar. As pessoas terão mais tempo para aproveitar com a família, para atividades de lazer e, consequentemente, para sua saúde, em vez de perder horas nas filas esperando para ser atendido”, disse Panisset.
A infraestrutura do espaço é adequada para receber os munícipes separadamente, de acordo com particularidades. São 30 parceiros atuantes, entre órgãos públicos e privados, cada um deles conta com um gestor e pessoas treinadas para realização das atividades.
O governador Sérgio Cabral explicou que esse é um serviço de integração entre os governos e que a unidade será um espaço de eficiência. “O que estamos fazendo aqui é uma grande prestação de serviço à comunidade. A possibilidade de dispor, no mesmo local, de 400 tipos de documentos é extraordinária”, afirmou o governador.
Um dos articuladores responsável pela vinda do Poupa Tempo para o município, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adolpho Konder, vê no projeto uma oportunidade de crescimento econômico, uma vez que, além de ter gerado 250 empregos, a maioria para moradores da cidade, possui a Sala do Empreendedor, oferecendo serviços direcionados aos empresários individuais. “O Projeto Empresa Bacana, que irá atender nesse espaço, contribuirá para o aquecimento da economia a partir da legalização de empresas pelo empreendedorismo individual. Por facilitar a cidadania, o Poupa Tempo é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento do município”.
O horário de atendimento ao público é das 8h às 18h, de segunda a sexta, e aos sábados, das 9h às 13h. O endereço do shopping onde funciona o Poupa Tempo é Av. São Gonçalo - nº 100, Rodovia Niterói manilha, km 8,5, bairro Boa Vista.
Além da inauguração, durante a cerimônia, Aparecida Panisset, Sérgio Cabral e o secretário estadual de Transporte, Julio Lopes, assassinaram o convênio que expande a São Gonçalo o Vale Social, programa que garante gratuidade para deficientes físicos e doentes crônicos em transportes intermunicipais. Atualmente, 80 mil pessoas são beneficiadas pelo Vale Social no estado.
Para receber o cartão, é necessário se apresentar em um dos 152 postos de atendimento espalhados pelos 92 municípios do Rio. No posto, o munícipe receberá um formulário que deve ser preenchido pelo médico.

Fonte: Página Oficial PMSG