SMDS e Defesa Civil de São Gonçalo vão formar bombeiros mirins

Segunda-feira, 16 de Novembro de 2009

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) em parceria com a Defesa Civil de São Gonçalo iniciou nesta segunda-feira (16/11) um curso de Defesa Civil Mirim. Todos os nove pólos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) serão contemplados. Galo Branco, com 38 crianças e adolescentes, é o primeiro núcleo atendido. As aulas teóricas serão realizadas nos pólos. No final do curso, os alunos participarão de uma aula prática no Quartel do Corpo de Bombeiros, no Centro do Rio.

Durante o curso, com duração de três semanas, os alunos vão aprender noções de primeiros socorros, como prevenir acidentes domésticos e combater incêndios, cuidados com balões e fogos de artifício, além de educação ambiental e no trânsito.

– Isso valoriza as crianças, aumentando a auto-estima. Além de se tornarem cidadãos mais conscientes, podemos conhecer futuros bombeiros – ressaltou o secretário Adolpho Konder.

No curso prático, os alunos vão acompanhar durante um dia como é a rotina de trabalho dos bombeiros. Será feita uma simulação de incêndio e eles vão aprender como controlar o fogo.

– Também vamos mostrar como a Defesa Civil age em enchentes e que devemos manter os rios e lagos limpos – explica o coordenador do órgão, major Cláudio Lucena.

CONVITE - CAMINHADA PELA FAMÍLIA

PETI NA BAND



Convite: Governança Democrática em Cidades